Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians segurou Santos de Pelé e ficou com a Taça dos Invictos há 64 anos; veja vídeo

1.5 mil visualizações 11 comentários Reportar erro

Corinthians foi o dono do futebol brasileiro nos anos 50

Corinthians foi o dono do futebol brasileiro nos anos 50

Reprodução

O Corinthians segurou o Santos de Pelé em um empate por 3 a 3 há exatos 64 anos, conquistado no fim da partida realizada no dia 3 de novembro de 1957, no estádio do Pacaembu. Mais um em meio aos vários jogos daquele Campeonato Paulista, o resultado deu ao Timão a posse definitiva da segunda edição da Taça dos Invictos.

Em uma peça rara, a TV Cultura fez um programa com o maior artilheiro e assistente da história do Corinthians, Claudio Christovam de Pinho, comentando os melhores momentos daquela partida. O vídeo está disponível abaixo.

Criada pelo jornal A Gazeta Esportiva, a taça tinha como premissa premiar equipes que ficassem um número determinado de partidas invicto. Primeiro colocado em 22, o parâmetro de jogos foi elevado a 25 na década de 40, quando ficou acordado que o time que permanecesse invencível por esse período em dois períodos diferentes reteria o troféu para sempre.

Mesmo já sem as glórias em termos de conquistas do começo daquela década, o Timão se manteve invicto por 25 partidas em 1956, ficando com a posse transitória do troféu, e acabou confirmando a permanência da taça consigo no ano seguinte - o objeto está exposto no Memorial do Parque São Jorge.

A

Reprodução

Em campo, o que se viu foi um Santos que já passava a sensação de força que se permearia pelos anos seguintes, principalmente pela presença do ainda adolescente Pelé em campo. Autor de dois gols, o futuro Rei foi bastante elogiado pelos jogadores do Corinthians, com Claudio colocando sua capacidade individual como grande diferencial do Santos.

O Timão abriu o placar com Boquita, mas viu o Santos virar com Pelé duas vezes - há divergência sobre a autoria do primeiro gol, mas, pela imagem, Pelé tocou na bola antes do chute de Pagão entrar - logo na sequência. Goiano empatou no primeiro tempo, mas Pelé voltou a colocar o time da Vila à frente no começo da etapa final.

O Timão, determinado a manter a série de invencibilidade, pressionou durante todo o segundo tempo e acabou chegando ao empate em um gol chorado. O centroavante Paulo chutou da entrada da área e a bola passou por baixo do goleiro Laércio, entrando lentamente no gol do Santos e explodindo em festa a torcida corinthiana.

A comoção foi tanta que seguranças tiveram de fechar o acesso ao vestiário do Pacaembu devido ao enorme fluxo de pessoas, segundo a Folha de S. Paulo. Paulo, herói da taça, disse ter se emocionado com o feito. "Nunca vou esquecer", declarou. Idário, Luizinho e Claudio foram registrados celebrando com a galera.

Trio corinthiano, ao centro, tira foto com dois torcedores

Trio corinthiano, ao centro, tira foto com dois torcedores

Reprodução/Folha de S. Paulo

O Timão permaneceria invicto por mais nove partidas de Paulista - além de dois amistosos - depois daquela, mas sucumbiria justamente diante do Santos, em dezembro daquele ano, encerrando a série em históricas 37 partidas de invencibilidade, até hoje a maior da história do clube.

Mesmo com a grande campanha, o Corinthians, líder da fase de classificação, acabou perdendo o título ao ser derrotado pelo São Paulo na última partida, em duelo até hoje contestado pelos presentes devido a um impedimento não marcado no terceiro gol são-paulino.

Veja o vídeo daquela partida

Veja mais em: História do Corinthians, Jogos Históricos e Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Raniele com a nova camisa do Corinthians

    Corinthians lança novas camisas em homenagem a luta antirracista; veja fotos

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Corinthians oficializa saída de Rubão da diretoria de futebol

    ver detalhes
  • Rudolf Weber Verón (à direita) tem acerto encaminhado com o Corinthians

    Paraguaio com passagem por clube semiamador da Itália encaminha acerto com o Corinthians

    ver detalhes
  • Carlos Miguel atinge marca defensiva impressionante de acordo com plataforma de estatística

    Goleiro do Corinthians chega a maior média de bolas defendidas no mundo; veja números

    ver detalhes
  • Chicão estava processando o Corinthians desde 2014

    Chicão desiste de processo contra o Corinthians em que cobrava R$ 450 mil

    ver detalhes
  • O foi mantido para este sábado, na Neo Química Arena

    Jogo entre Corinthians e Fortaleza pelo Brasileiro tem mudança de horário dois dias antes da partida

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: