Arthur defende obrigatoriedade de contrato profissional no futebol feminino e Cris convoca equipes
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Por Julia Raya e Giovana Duarte
O Corinthians é exemplo no futebol feminino e isso não é novidade. Desde o início de 2020, o clube tem contrato profissional com suas atletas, mesmo que isso não seja exigido pelas entidades que coordenam o futebol brasileiro. Na opinião de Arthur Elias, no entanto, isso deveria ser obrigatório.
"Eu vejo como o principal, uma conquista histórica. É algo que demoramos. A liga e o campeonato ainda não tem obrigatoriedade sobre isso, e eu defendo que tenha. Que somente atletas profissionais possam participar, porque elas têm direito em ser registradas por todo empenho e dedicação. Se isso vai manter as jogadoras no Brasil ou não, isso depende do crescimento do contexto. Para isso, o campeonato tem que ter mais visibilidade, competitividade, e temos tido esse crescimento. Mais do que manter, estamos vendo jogadoras importantes retornarem ao futebol brasileiro. Ainda não é questão do contrato mais longo que faz a permanência delas, mas a segurança de poder ficar dois, três anos. As jogadoras jovens que trouxemos, vemos com perspectiva muito boa em contratos mais longos", expressou o treinador.
"Acho que é um cenário favorável em nível nacional e sul-americano. Para nós, como gestão e modalidade em crescimento, é importante que seja valorizado por um todo, não só por times grandes. Mas queremos que o cenário esteja valorizado para as mulheres que jogam futebol, mas que seja feito de forma correta", completou Cris Gambaré, diretoria da modalidade no Timão.
Grande parte do sucesso do Corinthians no futebol feminino diz respeito, também, à torcida alvinegra, que abraçou a equipe desde o início do projeto. O Timão detém, por exemplo, os dois maiores recordes de público da modalidade no Brasil. Diante do bom desempenho corinthiano, Cris Gambaré convocou os demais clubes para um maior investimento na modalidade.
"O que o Corinthians vem fazendo é um planejamento a longo prazo. Estamos investindo e respeitando a modalidade e estamos buscando ser autossustentáveis. Para o jogo de domingo, houve uma busca constante do melhor trabalho, da melhor apresentação dentro da Arena, com a possibilidade de venda, de novos patrocinadores. Tivemos patrocinadores pontuais, além dos que já nos mantêm. Fora a venda de ingressos, a torcida abraçou, sabe que é um novo produto. Sabemos que temos qualidade para isso. Conseguimos fazer melhor sim, se vier um regulamento e os clubes entenderem que conseguem fazer de uma forma proporcional a modalidade. E eu fiquei muito satisfeita, o departamento e o clube. Quem ganhou mais foi a modalidade e quem trabalha por isso se sentiu honrado por estar num cenário diferente. É motivador pelo trabalho e ele é constante. Tanto que o próprio patrocinador mantém para o próximo jogo. O trabalho vem sendo feito por todo o Corinthians para que isso aconteça com qualidade e sucesso", pontuou a diretora.