Venha fazer parte da KTO
x

Guia Meu Timão: tudo sobre a busca do Corinthians pelo tetracampeonato do Brasileiro Feminino

7.2 mil visualizações 32 comentários Reportar erro

Corinthians é o atual campeão do Brasileirão Feminino

Corinthians é o atual campeão do Brasileirão Feminino

Marco Galvão/Ag. Corinthians

O Corinthians dá o ponta pé inicial na busca por mais um título do Brasileiro Feminino no próximo sábado, às 14h, diante do Red Bull Bragantino, no Estádio Alfredo Schürig, no Parque São Jorge. O Timão tenta sua quarta conquista em um torneio marcado por algumas curiosidades.

Atualmente com três títulos, o Timão é o maior campeão do Brasileirão, tendo levantado títulos em 2018, 2020 e 2021. Para que você, torcedor, saiba tudo sobre a décima edição da competição, o Meu Timão preparou um guia especial.

O sistema de disputa

A competição será dividida em algumas fases, sendo a primeira delas no sistema de pontos corridos. As 16 equipes se enfrentaram de acordo com a tabela já programada (veja os confrontos do Corinthians abaixo) e, ao final das 15 rodadas, as oito melhores equipes se classificam para a próxima fase, enquanto as quatro piores serão rebaixadas à Série A2.

A segunda fase é disputada no sistema mata-mata. Como previsto no regulamento, o melhor classificado enfrenta a equipe que ficou em oitavo lugar, o segundo time com melhor desempenho joga contra o sétimo classificado e por aí vai. Esta fase será disputada em jogos de ida e volta.

Ao final das duas partidas, os classificados se enfrentam na semifinal de acordo com o chaveamento já previsto, também em jogos de ida e volta. Os vencedores garantem vaga na grande final, na qual o vencedor será decidido em duas partidas.

Confira a ordem de adversários do Corinthians na competição

  • Corinthians x Red Bull Bragantino
  • Atlético-MG x Corinthians
  • Corinthians x Cruzeiro
  • Santos x Corinthians
  • Corinthians x São Paulo
  • Corinthians x Real Brasília
  • São José x Corinthians
  • Corinthians x Ferroviária
  • Cresspom x Corinthians
  • Corinthians x Avaí-Kindermann
  • Palmeiras x Corinthians
  • Flamengo x Corinthians
  • Corinthians x Internacional
  • Corinthians x Esmac
  • Grêmio x Corinthians

Vagas especiais!

O Brasileirão garante classificação para a Supercopa do Brasil, que será disputada no início de 2023. Os oito clubes melhores classificados se garantem na competição, sendo permitido apenas um clube por estado. Neste cenário, as vagas só podem ser preenchidas pelos 12 melhores da Série A1 ou os quatro melhores da Série A2.

Se todas as vagas disponíveis não forem preenchidas com esta regra, a Federação melhor colocada no ranking RNF/22 terá direito a uma segunda vaga. Vale lembrar que é limitada a participação de dois clubes por estados.

Além da Supercopa, um bom desempenho garante também participação na Libertadores 2023. O campeão e o vice-campeão garantem vaga na disputa do torneio. Caso o campeão da edição de 2022 seja um dos dois times a conquistar a vaga pelo Brasileirão, o terceiro lugar será acionado para a competição continental.

O elenco corinthiano

O clube ainda não confirmou as atletas que participarão da disputa e o elenco corinthiano chega um pouco diferente para esta edição. Três jogadoras, por exemplo, são desfalques certos: a goleira Kemelli, a lateral-direita Katiuscia e a zagueira Erika se recuperam de suas respectivas cirurgias no ligamento cruzado anterior do joelho e não poderão jogar.

Por outro lado, todas as atletas estão regularizadas e podem ser utilizadas pelo Corinthians na competição. O elenco alvinegro à disposição para a competição conta com:

Goleiras: Lelê, Natascha, Paty e Tainá Borges (retornando de lesão);
Laterais: Juliete, Tamires, Yasmim e Paulinha;
Zagueiras: Giovanna Campiolo, Tarciane e Andressa;
Meio-campistas: Diany, Gabi Zanotti, Grazi, Liana Salazar e Mariza;
Atacantes: Adriana, Bianca Gomes, Gabi Portilho, Jaqueline, Jheniffer, Miriã e Mylena;

Os clubes podem inscrever até 50 atletas, o que ainda deixa o Corinthians com 27 vagas em caso de inscrição de todo o elenco apto a jogo. É importante lembrar, ainda, que as equipes podem inscrever novas jogadoras até o dia 5 de agosto. As atletas ficam aptas a jogo a partir do dia seguinte à regularização da situação no BID (Boletim Informativo Diários) da CBF.

Como assistir

Até o momento, duas emissoras confirmaram a transmissão da competição: a Band e o SporTV. A emissora aberta tem um jogo confirmado por rodada, enquanto o canal fechado exibe dois. Ainda pode ter uma terceira opção de transmissão, prevista na tabela da competição, mas está em aberto.

Existe a expectativa de que a Elevensports, plataforma de streaming, ocupe esta terceira vaga e transmita as partidas que não serão exibidas na TV. Apesar disso, a CBF não confirmou a negociação. Assim, até o momento, as partidas que não serão televisionadas terão sua transmissão a cargo dos clubes mandantes.

E a Fiel?

A princípio, os jogos terão presença da torcida, mesmo que cada partida respeitando as regras sanitárias do estado sede do jogo. A partida de estreia do Corinthians acontece no Alfredo Schürig, a Fazendinha, estádio que é do Timão. Mesmo com torcida liberada e o mando de campo, a equipe alvinegra não contará com o apoio do público geral.

Isso porque a Fazendinha passa por um processo de revitalização e checagem das estruturas e, por segurança, o clube optou por realizar a partida de portões fechados. Para o restante da temporada, no entanto, as informações ainda não foram detalhadas. Os próximos jogos do Corinthians como mandante reservam, então, alguns possíveis cenários:

  1. Jogo realizado na Fazendinha sem a presença da Fiel até que cheguem ao fim as reformas;
  2. Jogo realizado na Neo Química Arena quando possível e com a presença da Fiel;
  3. Jogo realizado na Arena Barueri quando possível e com a presença da Fiel.

Vale lembrar, ainda, que é prevista a presença da torcida visitante nos jogos da competição, com exceção dos clássicos paulistas. Assim, a torcida corinthiana também fica na espera da confirmação de informações para os jogos do clube como visitante.

Para a primeira fase do torneio, é obrigatório que os estádios tenham capacidade mínima de dois mil torcedores sentados, além de um gramado atendendo aos padrões pré-estabelecidos pela CBF e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas e transmissões. nas fases seguintes, a capacidade mínima é elevada para oito mil espectadores sentados.

Critérios de desempate

Os critérios de desempate também já foram estabelecidos. Ao fim da primeira fase, caso duas ou mais equipes empatem em pontos ganhos, o desempate segue a seguinte ordem:

  1. Maior número de vitórias;
  2. Maior saldo de gols;
  3. Maior número de gols pró;
  4. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  5. Menor número de cartões amarelos recebidos;
  6. Sorteio.

Já a partir da fase mata-mata, o desempate (caso cada time ganhe um jogo) é feito a partir do maior saldo de gols marcados. Se ainda assim os números forem os mesmo, a decisão vai para os pênaltis.

Definições de mando

Nas quartas de final, a equipe melhor classificada tem o direito do mando de campo - ou seja, os quatro primeiros colocados jogam em casa. A partir da semifinal, no entanto, esta definição é feita de outra forma.

Terá o direito de mando de campo a equipe que tiver a maior somatória de pontos ganhos em toda a competição. Se houve empate, o segundo critério é o maior número de vitórias no torneio. Se ainda assim não houver um desempate, o terceiro e último critério é o de maior saldo de gols em toda a competição. Caso ainda não haja uma definição, o mando de campo será decidido em sorteio.

Veja mais em: Corinthians Feminino e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada

    Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada; saiba tudo

    ver detalhes
  • Wesley e Raniele comemorando em frente à torcida na Arena das Dunas

    Confira as opções para assistir à partida entre Corinthians e Fortaleza pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians presente no Castelão contra o Fortaleza, no ano passado

    Pesquisa aponta Corinthians como quarta maior torcida do CE, a segunda entre times fora do Estado

    ver detalhes
  • Fagner na Arena das Dunas prestes a cruzar a bola

    Preço das camisas do Corinthians tem aumento de 75% em cinco anos; relembre valores

    ver detalhes
  • Corinthians conta com 118 jogadores registrados somados Sub-17 e Sub-20

    Corinthians é o time do Trio de Ferro com mais jogadores registrados nas categorias de base

    ver detalhes
  • Danilo impaciente com a equipe Sub-20 do Corinthians

    Corinthians é superado pelo Aster e perde invencibilidade no Paulistão Sub-20

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: