Venha fazer parte da KTO
x

Vítor Pereira se apresenta para a torcida do Corinthians e detalha seu perfil pessoal e profissional

1.8 mil visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Na manhã desta sexta-feira, a Corinthians TV, canal do clube no YouTube, publicou um perfil do novo técnico Vítor Pereira. Em um vídeo de pouco mais de 40 minutos, o português contou mais de seu lado profissional e pessoal, e falou sobre o que o motivou a aceitar o convite do Timão - veja mais detalhes no vídeo acima.

O lado pessoal e profissional de Vítor Pereira

Em primeiro lugar, o treinador descreveu suas principais características no quesito profissional. Resumidamente, retratou-se como exigente consigo mesmo, estudioso, honesto e estratégico.

"Como profissional, sou exigente comigo mesmo, estudo muito, estudo para evoluir, estudo o comportamento das grandes equipes para perceber como o futebol está evoluindo, às vezes diferentes sistemas do futebol. Cobro um bocadinho, mas cobro no bom sentido, de tirar o melhor que os jogadores têm para dar. Gosto de ser honesto, dou muita importância aos valores morais. Temos uma torcida enorme, muita gente, portanto temos que estar na vida, no treino e no jogo com responsabilidade. Do ponto de vista profissional, sou essa pessoa, sou um treinador tático, estratégico, gosto de estudar o jogo pormenor, gosto da metodologia que vem também da faculdade, vem de muitos anos no estudo", declarou no vídeo - veja abaixo.

Ainda no tópico de trabalho, Vítor contou que já foi jogador de ligas secundárias, começando como lateral-direito e atuando posteriormente em todas as posições, exceto a de goleiro. No entanto, disse que já se sentia treinador antes mesmo de pendurar as chuteiras, que já jogava quase organizando, pois essa era a sua paixão. Depois, contou um pouco mais de seu lado pessoal.

“Como pessoa, sou casado, tenho três filhos já grandes, três rapazes, já foram para a faculdade. Nasci em Espinho, numa zona à beira-mar, cresci numa em que a pesca, meus pais nunca foram pescadores, os meus avós também não, mas eu gostava muito de estar com meus avós, e eu vivi nessa zona pescatória e tive uma infância muito feliz, mas marcada por influência dessa gente, de trabalho, caráter, superação, e foi isso que marcou minha personalidade e a força interior que tenho hoje”, comentou.

Trabalho no Porto

No currículo do profissional oriundo de Espinho, cidade localizada em Aveiro, Portugal, o trabalho no Porto é o que mais se destaca. Afinal, foi bicampeão nacional por lá nas temporadas 2011/12 e 2012/13, batendo o poderoso Benfica, e teve um aproveitamento de 85% na liga portuguesa.

Após uma carreira de sucesso no time europeu, Pereira aceitou um desafio completamente diferente: assumiu o Al-Ahly, da Arábia Saudita. A explicação do comandante para essa decisão foi pela questão financeira, visto que o trabalho em Portugal não podia proporcionar o que almejava para sua família.

“Sou mais de risco, gosto de arriscar, sou intuitivo. Assumi o Porto, ganhamos as duas ligas, duas Supercopas contra o grande Benfica nessa altura. Depois deixei, o Porto convidou para renovar o contrato, a continuar mais tempo, mas eu já tinha oito anos de Porto e pronto. Treinar equipe de nossa terra, ou próximo da minha terra, foi um desgaste muito grande e acabei por pensar que em Portugal, do ponto de vista financeiro, nunca teria o retorno que deveria ter. Decidi não renovar o contrato, e pensei que ia para a Premier League, que é o meu sonho, para o Everton. Fui à reunião e acabei não ficando, então apareceu um príncipe da Árabia na porta, eu nunca imaginei ir para a Árabia treinar, não fazia parte dos meus planos. Apareceu com um contrato em branco e falou para eu colocar os valores que quisesse, e eu sem querer dez vezes o que ganhava do Porto, apertou minha mão e disse ‘pronto’, e fui para a Arábia dessa forma (risos)”, contou.

O "sim" para o Corinthians

Anteriormente, o novo comandante já havia comentado que não tinha planos de vir para o Brasil. Todavia, a insistência de Duilio Monteiro Alves, presidente do clube, e a paixão existente no projeto os convenceram a aceitar a proposta. Agora, o treinador revelou que outros clubes brasileiros também já tinham o procurado, mas sua resposta sempre era "não".

“Já fui convidado por vários clubes brasileiros, e disse sempre que não queria vir porque queria Inglaterra, sempre muito virado para a Liga Inglesa, era para lá que eu queria ir depois da China. Eu já tinha dito não para vários clubes do Brasil, mas insistiram, insistiram, e comecei a perceber que essa emoção, essa loucura que tem a ver comigo aqui no Corinthians era clara e evidente, temos o mesmo DNA. Comecei a falar com as pessoas e comecei a sentir do ponto de vista do compromisso, da honestidade, que acendeu um sininho. Eu não estava preparado, minha família não estava preparada, prometi que não ia para longe e acabei no fim aceitando o Corinthians e vir para cá. Precisei dar um tempo para preparar as pessoas na minha casa, não é fácil deixar mais uma vez”, revelou.

Por fim, o português apontou a Fiel como um dos principais motivos para concordar em assumir o comando do time do Parque São Jorge. Ele ainda falou sobre o período antes do "sim", quando seu nome era um dos mais apontados pela imprensa e pela torcida.

Ajudou muito (a torcida do Corinthians), provavelmente foi o que me convenceu. Há treinadores que não gostam do risco, da pressão, mas eu conheço muito bem. Quando tenho a pressão dessa gente toda, ai estou no meu melhor nível. E esse lado emocional que tenho, normalmente é o que me faz decidir, por intuição, e comecei a sentir que provavelmente esse clube tinha muito a ver comigo e foi isso que me fez decidir. Comecei a sentir antes mesmo de aceitar que o clube me queria mesmo, e depois meu staff técnico, eles também estavam com a cabeça virada para a Inglaterra, um projeto mais europeu, só que esse lado emocional mexeu comigo, percebi que o clube é como eu sou", declarou.

"Dizia que não hoje, amanhã já tinha dúvidas, nunca conseguia desligar, fui vendo o que os torcedores iam dizendo, o que os jornalistas diziam, e comecei a estar dentro. Tive mais dúvidas ainda, e comecei a convencer os meus assistentes um a um, comecei a dar essa volta, e o processo foi tentar em casa criar condições para que percebessem onde me tratam bem… A exigência, a torcida, é um combustível para mim”, finalizou.

Vítor Pereira faz estreia no banco do Timão neste sábado, contra o São Paulo. As equipes se enfrentam às 16h, no estádio do Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Paulista 2022. Vale lembrar que o clube alvinegro já está classificado para a próxima fase.

Confira o perfil de Vítor Pereira

Veja mais em: Vítor Pereira e Youtube do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada

    Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada; saiba tudo

    ver detalhes
  • Wesley e Raniele comemorando em frente à torcida na Arena das Dunas

    Confira as opções para assistir à partida entre Corinthians e Fortaleza pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians conta com 118 jogadores registrados somados Sub-17 e Sub-20

    Corinthians é o time do Trio de Ferro com mais jogadores registrados nas categorias de base

    ver detalhes
  • Técnico Raphael Laruccia postado na Fazendinha

    Corinthians vence Centro Olímpico de goleada e segue invicto no Paulistão sub-17

    ver detalhes
  • Corinthians já esteve em campo em todas as datas possíveis de um ano

    Você sabia que o Corinthians já jogou em todos os dias do ano? Veja a nova ferramenta do Meu Timão

    ver detalhes
  • Tainá Paixão deve chegar ao Parque São Jorge no segundo semestre

    Corinthians acerta contratação de armadora da Seleção Brasileira; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: