Vítor Pereira, atual treinador do Corinthians

Biografia

Vítor Manuel de Oliveira Lopes Pereira, mais conhecido como Vítor Pereira, é treinador de futebol. Ele nasceu em Espinho, em Portugal, em 26 de julho de 1968. O português foi anunciado como treinador do Corinthians em 23 de fevereiro de 2022 e assinou vínculo até 31 de dezembro de 2022.

Antes de virar treinador, Vítor Pereira atuou como volante. Seu currículo foi modesto, começando na base do Sporting de Espinho e com passagens pelo Avanca, Oliveirense, Esmoriz, Estarreja, Fiães, São João de Ver e Lobão. Depois de se aposentar, focou nos trabalhos como auxiliar técnico e treinador.

Depois de estudar, passou a integrar a comissão técnica de alguns clubes de Portugal, antes de passar como treinador das categorias de base de Padroense e Porto.

As primeiras experiências em time "de cima" foram na temporada 2004/2005. Vítor Pereira treinou o Sanjoanense e também o Espinho. Em 2007/2008, regressou ao Porto para comandar uma equipe de base do Porto.

Já na temporada 2008/2009, foi contratado pelo Santa Clara, onde ficou duas temporadas. Após o trabalho, voltou ao Porto, onde virou auxiliar técnico de André Villas-Boas.

Após a saída de AVB para o Chelsea, em 2011, Vítor Pereira acertou um contrato de dois anos com o time principal do Porto. No clube português, conquistou quatro títulos em duas temporadas: dois campeonatos portugueses e duas vezes a Supertaça Cândido de Oliveira.

Em 93 jogos disputados pelo Porto, Vítor Pereira teve um ótimo desempenho: 65 vitórias, 16 empates e apenas 12 derrotas. Ao todo, foram 190 gols marcados (2,04 por jogo) e apenas 67 sofridos (0,67 por partida).

Após ter sucesso no Porto, Vítor Pereira passou a trabalhar em clubes ao redor do mundo. O primeiro desafio foi, em 2013, no Al-Ahli, da Arábia Saudita, onde protagonizou irritada entrevista coletiva que repercute até os dias atuais (veja no vídeo abaixo). Logo depois, em janeiro de 2015, o treinador foi até a Grécia, onde fez sucesso no Olympiacos e venceu o Campeonato Grego e a Taça da Grécia.

Após a passagem pelo clube grego, foi para a Turquia. Em sua primeira passagem pelo Fenerbahçe, que teve início em junho de 2015, realizou 62 jogos, com 38 vitórias, 15 empates e nove derrotas. O treinador teve problemas com a diretoria e acabou sendo demitido, como alguns portais relataram.

Depois da Turquia, foi a vez da Alemanha. O treinador chegou no 1860 München em dezembro de 2016, onde não conseguiu realizar um bom trabalho. Lá, viu o time ser rebaixado para a terceira divisão, após uma campanha de seis vitórias, três empates e 11 derrotas.

Após o trabalho ruim na Alemanha, Vítor Pereira obteve sucesso na China. O treinador foi contratado pelo Shanghai SIPG em dezembro de 2017. Em três temporadas, conquistou um Campeonato Chinês e uma Supertaça da China e teve bons números: 67 vitórias, 26 empates e 21 derrotas.

Antes de ficar livre no mercado, Vítor Pereira fez mais um trabalho. Novamente na Turquia, o treinador voltou ao Fenerbahçe em julho de 2021.

Após ser contratado no começo da temporada europeia, Vítor Pereira foi demitido do time turco em dezembro de 2021. O técnico deixou a equipe na quinta colocação do Campeonato Turco, com 11 vitórias, sete empates e sete derrotas.

Até a chegada ao Corinthians, esses eram os números de Vítor Pereira na carreira:

  • 441 jogos
  • 248 vitórias
  • 104 empates
  • 89 derrotas
  • 64,1% de aproveitamento
  • 765 gols marcados por suas equioes
  • 416 gols sofridos por suas equipes
  • 8 títulos conquistados

Últimos jogos comandados por Vítor Pereira

Relembre outros treinadores do Corinthians

O que você acha do Vítor Pereira no Corinthians?

x