Venha fazer parte da KTO
x

Virada de chave? Relembre os últimos Dérbis que impulsionaram o Corinthians na temporada

5.0 mil visualizações 41 comentários Reportar erro

O Dérbi no último domingo foi tratado pela Fiel como um possível ponto de virada de chave do Corinthians na temporada

Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians buscou um empate heroico contra o Palmeiras na última rodada do Paulistão após sair perdendo por dois gols de diferença. O Timão iniciou a reação aos 42 minutos do segundo tempo e, já com dois jogadores a menos em campo e Gustavo Henrique improvisado de goleiro, deixou tudo igual aos dez minutos de acréscimos em cobrança de falta de Rodrigo Garro. Raniele ainda evitou a vitória do rival ao tirar a bola em cima da linha no último minuto.

Mesmo com o resultado não sendo o dos melhores para o Corinthians na briga pela classificação, já que a equipe alvinegra segue na lanterna do Grupo C, com dez pontos, a quatro de distância para o segundo colocado, a Fiel entende o Dérbi como um ponto de virada de chave do Timão na temporada e comparou as circunstâncias do jogo com outros clássicos com o Palmeiras nos últimos anos que impulsionam o clube do Parque São Jorge na conquista por títulos.

O empate no Dérbi manteve a invencibilidade de três jogos de António Oliveira desde que assumiu o Corinthians, que antes dele vinha em uma sequência de cinco derrotas consecutivas, igualando sua segunda pior série de reveses na história do Paulistão, além de também repetir o pior início de Estadual, além de reacender a esperança por uma classificação ao mata-mata do campeonato.

O Meu Timão relembra abaixo outros Dérbis nos últimos anos que marcaram o ponto de virada do Corinthians na temporada. Confira!

2009 - Palmeiras 1 x 1 Corinthians

A comemoração de Ronaldo no alambrado ao marcar o primeiro gol pelo Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

No ano em que retornou à elite do futebol brasileiro, o Corinthians não demorou para voltar a ser protagonista no cenário nacional e teve um bom início de primeira fase do Paulistão de 2009.

Mas o primeiro jogo marcante para a campanha do título invicto do Timão no Estadual foi o Dérbi no Prudentão, na qual o clube alvinegro era derrotado pelo rival por 1 a 0 até os 47 do segundo tempo, quando Ronaldo Fenômeno escorou de cabeça a cobrança de escanteio de Douglas para marcar o primeiro gol dele com a camisa corinthiana e deixar tudo igual, mantendo a invencibilidade alvinegra no campeonato.

O tento do Fenômeno ficou marcado pela comemoração com a torcida que derrubou o alambrado do estádio. O ex-camisa 9 corinthiano voltou a provar aos críticos que ainda poderia render no futebol em outros jogos naquele ano, que além de ter sido decisivo na campanha do título invicto do Paulistão também levou o Timão ao tricampeonato da Copa do Brasil no mesmo ano.

2011 - Palmeiras 0 x 1 Corinthians

Alessandro celebrando o gol marcado na vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0 no Pacaembu

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Depois da eliminação precoce do Corinthians na fase preliminar da Libertadores para o Tolima, o Timão encarou o Palmeiras pelo Paulistão no Pacaembu no jogo seguinte. A equipe alvinegra chegou para o clássico desfalcada pela dupla Roberto Carlos e Ronaldo, que dias depois anunciariam a saída do Timão, além da equipe do técnico Tite vir de uma sequência de cinco jogos sem vencer no ano e o treinador balançava no cargo.

Apesar do cenário desfavorável, o Timão não baixou a cabeça para o Palmeiras e venceu o clássico por 1 a 0 com gol de Alessandro em tabela com Willian aos 37 minutos do segundo tempo. Nos acréscimos, o goleiro Julio Cesar ainda operou dois milagres em finalizações próximas da pequena área para manter a vitória corinthiana.

A vitória do Timão embalou a equipe para a sequência na temporada, que apesar do vice-campeonato Estadual para o Santos foi pentacampeão brasileiro enfrentando justamente o Palmeiras na última rodada.

2017 - Corinthians 1 x 0 Palmeiras

Jô marcou no final do segundo tempo o gol heroico do Corinthians na vitória sobre o Palmeiras no Paulistão de 2017

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

2017 começou com o Corinthians sendo tratado como a “quarta força” do Campeonato Paulista por rivais e imprensa. O Timão vinha de uma temporada sem títulos e também sem treinador, efetivando o até então auxiliar Fábio Carille para ser o responsável pela reformulação no elenco corinthiano. Ainda enfrentando a desconfiança do torcedor, a equipe alvinegra recebeu o Palmeiras na Neo Química Arena pelo Paulistão.

O clássico estava equilibrado até a reta final do primeiro tempo, quando Maycon cometeu falta no contra-ataque de Keno, que acusou o já amarelado Gabriel pela infração e a arbitragem expulsou o volante de forma equivocada. Apesar do erro do juiz, o Timão se segurou como deu no segundo tempo e arrancou a vitória heroica perto dos acréscimos com gol de Jô, que tinha acabado de entrar, após roubada de bola de Maycon no campo de ataque.

O resultado deu confiança no elenco alvinegro, que se tornaria campeão Paulista naquele ano e posteriormente engatou uma sequência de 34 jogos sem perder na temporada, fundamental para liderar com folga o Brasileirão, que teve outro Dérbi decisivo no segundo turno e novo triunfo determinante para a caminhada do Timão pelo heptacampeonato, no qual o rival foi vice-campeão.

2018 - Corinthians 2 x 0 Palmeiras

Sob nova função tática, Rodriguinho fez uma pintura no primeiro Dérbi de 2018, vencido pelo Timão

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O primeiro Dérbi de 2018 colocou Corinthians e Palmeiras frente a frente novamente com os dois times em situações opostas. Vindo de três jogos sem vitória, o Timão recebeu o até então invicto Palmeiras na Neo Química Arena pelo Paulistão.

Mesmo com a base do elenco campeão brasileiro do ano anterior, o Corinthians perdeu para o futebol japonês e ainda não tinha encaixado um centroavante no time titular. Sem muitas opções para o Dérbi, Fábio Carille escalou Rodriguinho e Jadson no mesmo time e montou um esquema no 4-2-4, com o camisa 26 na função de falso 9.

A mudança não poderia ter sido melhor e o clube alvinegro venceu o rival por 2 a 0, com direito a golaço de Rodriguinho limpando dois jogadores na marcação antes de finalizar ao gol. O Corinthians se recuperou no Estadual e foi campeão sobre o Palmeiras na final na disputa de pênaltis em pleno Allianz Parque após derrota na Neo Química Arena no duelo de ida.

2019 - Palmeiras 0 x 1 Corinthians

O contestado Danilo Avelar marcou o gol da vitória do Timão no primeiro Dérbi de 2019 em pleno Allianz Parque

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O último Dérbi da lista foi disputado pelo Paulistão de 2019. O Corinthians novamente estava passando por um processo de reformulação após a saída de Carille no meio da temporada anterior, que retornou ao clube do Parque São Jorge com um elenco diferente daquele último campeão do Estadual.

O confronto foi disputado no Allianz Parque, pela quinta rodada, e o Corinthians até então somava uma vitória, dois empates e uma derrota nos primeiros quatro jogos. Mesmo na casa do Palmeiras, o Timão não se deu por vencido e venceu o rival por 1 a 0, com gol do contestado Danilo Avelar logo no início do confronto.

O clube do Parque São Jorge ainda oscilou nos primeiros jogos após o Dérbi, mas conseguiu se estabilizar no Paulistão e se tornou tricampeão do torneio ao bater o São Paulo por 2 a 1 na Neo Química Arena, com Danilo Avelar abrindo o placar e Vagner Love decretando no final do confronto o gol do último título do Timão.

Primeira provação

A primeira provação do Corinthians para a virada de chave após o Dérbi será já nesta quinta-feira, às 20h, quando estreia na Copa do Brasil contra o Cianorte, no estádio Willie Davids, em Maringá. Os comandados de António Oliveira têm a vantagem do empate no jogo único para avançar de fase. Em caso de derrota, o Timão está eliminado do torneio.

Veja mais em: Dérbi e Corinthians x Palmeiras.

Veja Mais:

  • António Oliveira e Deyverson trabalharam juntos no Cuiabá

    António Oliveira é direto sobre interesse em Deyverson e abre o jogo sobre reforços no Corinthians

    ver detalhes
  • Gabriel Magalhães comemorou a vitória do Corinthians sobre o América-RN no metrô ao lado da Fiel

    Zagueiro da Seleção comemora classificação do Corinthians no metrô com a torcida; veja vídeo

    ver detalhes
  • Corinthians vence o América-RN com gol no fim e garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil

    Corinthians vence o América-RN com gol no fim e garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Saiba quanto o Corinthians garante de premiação ao garantir vaga nas oitavas da Copa do Brasil

    Saiba quanto o Corinthians garante de premiação com vaga nas oitavas da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Raniele seria um "competidor nato", segundo António Oliveira

    António Oliveira destaca veia competitiva de Raniele e define papel do volante no Corinthians

    ver detalhes
  • Cacá durante jogo do Corinthians contra o América-RN

    Volante é eleito craque do Corinthians em classificação e atacante leva a pior; veja notas

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: