Venha fazer parte da KTO
x

Raio-X da Sul-Americana: conheça o Argentinos Juniors, adversário do Corinthians na fase de grupos

2.1 mil visualizações 25 comentários Reportar erro

O Argentinos Juniors é um dos três adversários do Corinthians na fase de grupos da Sul-Americana 2024

Danilo Fernandes/Meu Timão

O Argentinos Juniors é um dos três adversários do Corinthians na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2024 após a definição por sorteio, na última segunda-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

O adversário ainda está nas memórias do torcedor corinthiano, com confrontos válidos pela última edição da Libertadores e também movimentando os bastidores da diretoria alvinegra em virtude da dívida da compra do volante Fausto Vera, em 2022.

O Corinthians deve encarar o Argentinos Juniors nas semanas dos dias 24 de abril e 15 de maio, em duelos válidos pela terceira e quinta rodada da fase de grupos, respectivamente. O Meu Timão abaixo fez um raio-x completo do clube argentino - confira!

História

O primeiro uniforme do Argentinos Juniors na história era da cor verde

O primeiro uniforme do Argentinos Juniors na história era da cor verde

Divulgação/Argentinos Juniors

A Associação Atlética Argentinos Juniors foi fundada em 15 de agosto de 1904, mas a idealização ocorreu ainda em 1º de maio por um grupo de jovens socialistas no bairro Villa Crespo, que a princípio batizaram o clube de Mártires de Chicago.

A referência do primeiro nome do clube se dá aos oito operários anarquistas americanos acusados sem provas pelo crime de conspiração pela luta da jornada de oito horas de trabalho, com sete condenados a morte, sendo quatro à forca, e um preso, no qual cometeu suicídio na prisão. Eles foram homenageados com a data do Dia Internacional do Trabalhador.

Atualmente com uniforme das cores vermelho e branco, o Argentinos Juniors utilizou nos primeiro anos de fundação o verde, ainda em referência aos Mártires de Chicago. A mudança definitiva ocorreu porque outra equipe teve prioridade para usar a vestimenta original nas competições, que era semelhante ao do clube de Villa Crespo.

Apesar de ter uma história centenária, o Argentinos Juniors não figura entre os principais campeões da liga nacional. O clube tem apenas três títulos da competição, sendo o último conquistado em 2010, além de ter mais taças da segunda divisão, competição que disputou recentemente, em 2016, e se tornou campeão.

Já em competições internacionais, o Argentinos Juniors conquistou um título da Copa Libertadores, em 1985, e faturou a taça Interamericana do mesmo ano ao bater o campeão da Concacaf. No Intercontinental, contudo, foi superado pela Juventus, da Itália, nas penalidades.

Revelou o Maradona

Maior ídolo do futebol argentino, Maradona foi revelado no Argentinos Juniors

Maior ídolo do futebol argentino, Maradona foi revelado no Argentinos Juniors

Divulgação/Argentinos Juniors

Maior ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona foi revelado pelo Argentinos Juniors. O craque campeão de uma das três Copas do Mundo pelo país chegou ao clube ainda aos nove anos de idade, onde ficou até os 20 anos.

Ele subiu ao profissional do Argentinos Juniors ainda aos 15 anos, disputando 11 jogos na primeira temporada, e não saiu mais do time principal. Maradona disputou 166 jogos com a camisa do clube que o revelou e marcou 116 gols. O ídolo nacional deixou o time de Villa Crespo em 1980, quando se transferiu por empréstimo ao Boca Juniors.

Apesar de ter sido revelado no Argentinos Juniors, Maradona não voltou ao clube após a carreira de sucesso na seleção e no futebol europeu. Quando retornou a Argentina, ele jogou no Newell's Old Boys e Boca Juniors, onde se aposentou. O ex-camisa 10 morreu em 25 de novembro de 2020 aos 60 anos por infarto enquanto dormia.

Relação conturbada nos bastidores

Presidente do Argentinos Juniors Cristian Malaspina (esquerda) ao lado do ex-presidente da Argentina Alberto Fernández (direita)

Presidente do Argentinos Juniors Cristian Malaspina (esquerda) ao lado do ex-presidente da Argentina Alberto Fernández (direita)

Divulgação/Argentinos Juniors

Corinthians e Argentinos Juniors vivem uma relação conturbada nos bastidores por causa da compra do volante Fausto Vera, revelado pelo clube argentino, ainda em 2022, a pedido do técnico português Vítor Pereira ao então presidente Duilio Monteiro Alves.

O Timão pagou apenas uma parte do valor total da compra, que girou em torno de R$ 40 milhões, e recebeu cobranças públicas do presidente do Argentinos Juniors, Cristian Malaspina, que chegou a anunciar o rompimento das relações comerciais entre os dois clubes e fez duros comentários ao Corinthians.

O clube do Parque São Jorge inclusive foi condenado na Fifa para efetuar o pagamento da dívida por Fausto Vera no valor de R$ 17 milhões. Novo presidente do Corinthians, Augusto Melo atualizou a situação do imbróglio financeiro durante o sorteio da fase de grupos da Sul-Americana e projetou o pagamento ao Argentinos Juniors em junho de 2024.

Atual momento

O Argentinos Juniors teve começo de temporada regular em 2024

O Argentinos Juniors teve começo de temporada regular em 2024

Divulgação/Argentinos Juniors

O início de temporada do Argentinos Juniors é regular, com seis vitórias em 11 jogos disputados, além de outros três empates e duas derrotas. A equipe de Villa Crespo está atualmente na quinta colocação do Grupo A da Copa da Liga Argentina e pode figurar entre os líderes em caso de vitória sobre o Rosario Central nesta terça-feira.

Além disso, o Argentinos Juniors se classificou para a segunda fase da Copa Argentina ao vencer o Gimnasia y Tiro por 2 a 1, na última sexta-feira.

A equipe é comandada pelo treinador Pablo Guede, que está no clube desde a reta final de 2023 após a saída de Gabriel Milito. Entre os principais nomes do time estão o meia Lescano, com cinco gols e duas assistências na atual temporada, e o lateral-esquerdo Santiago Montiel, que já atraiu interesse do Corinthians e que balançou as redes duas vezes e deu dois passes para tentos em 2024.

Retrospecto

O último confronto entre Argentinos Juniors e Corinthians foi válido pela fase de grupos da Libertadores de 2023

O último confronto entre Argentinos Juniors e Corinthians foi válido pela fase de grupos da Libertadores de 2023

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A rivalidade recente entre Corinthians e Argentinos Juniors se deve principalmente aos bastidores conturbados entre as diretorias de ambos os clubes, uma vez que os dois times se enfrentaram poucas vezes na história.

O retrospecto é equilibrado, com uma vitória para cada lado e um empate em três confrontos realizados na história. O Timão, porém, nunca venceu o oponente em jogos oficiais, já que o triunfo ocorreu em um amistoso em 1980. Os outros dois embates foram válidos pela fase de grupos da última edição da Libertadores, na qual o Corinthians ficou na terceira colocação e não avançou para o mata-mata da competição.

Jogos do Corinthians contra o Argentinos Juniors

  • Jogos disputados: 3
  • Pontos Conquistados: 4
  • Aproveitamento: 44.44%
  • Vitórias: 1
  • Empates: 1
  • Derrotas: 1
  • Gol a favor: 1
  • Gols contra: 1

Veja mais em: Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • Segundo a Itatiaia, Cássio tem um acerto encaminhado com o Cruzeiro

    Cássio e Cruzeiro têm acerto encaminhado, diz rádio mineira; Corinthians manda oferta de renovação

    ver detalhes
  • Mais uma vez, Tamires é titular no Majestoso da Neo Química Arena

    Corinthians define escalação titular para o Majestoso no Brasileirão Feminino; confira o time

    ver detalhes
  • Torcedores apoiando as Brabas na Neo Química Arena

    Corinthians e São Paulo no Brasileirão Feminino tem apenas uma opção de transmissão; confira

    ver detalhes
  • Corinthians foi superado pelo Flamengo no Maracanã

    Corinthians é atropelado no primeiro tempo e sai derrotado pelo Flamengo no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians está na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro

    Corinthians pode terminar rodada no Z4 após derrota para o Flamengo no Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Paulinho foi o pior avaliado em campo no quadro Notas da Torcida

    Apenas um jogador do Corinthians recebe nota quase na média e dupla se destaca entre os piores; veja

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: