Itamar Fulano
Antigamente o clube era dono do passe! Ou seja, dono da pessoa! Mesmo que outro oferecesse 1 bilhão, se o clube não quisesse o jogador não podia sair, mesmo o jogador querendo ir embora, era espécie de escravidão mesmo.
Não era nem contrato!
Hoje em dia na verdade o 'comprar' é porque tem contrato. Então você praticamente está 'compensando' o outro clube, então está normal.
em Off topic > Artigo PVC
Em citação ao post:
Acho que essa coisa de valor de comprar deveria ser banido, futebol poderia se basear na lógica de outros esportes como no basquete (nba) jogador assina contrato com quem ele quiser, ele pode ser trocado, enfim, mas ninguém pode chegar é comprar ele.