x

Post de Vitória no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O ruim é que a gente tá sem receita de estádio por enquanto. Mas acredito que quando voltar pode vir a melhorar. Um amigo flamenguista falou que o Corinthians está seguindo o mesmo caminho do time dele para quitação, mas até tiveram que aguentar muitos ' Marcios Araújos'

em Bate-Papo da Torcida > Estudo de Caso - Flamengo: R$ 1 bi em pagamento de dívidas desde 2013

Em resposta ao tópico:

Desde 2013, com o início da gestão do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, o Flamengo passou por uma reformulação financeira e até o fim de seu mandato em 2018, pagou R$ 876 milhões em dívidas.

Em 2019 e 2020, na direção de Rodolfo Landim, foram mais R$ 184 milhões quitados, totalizando a quantia de R$ 1,06 bilhão.

Corinthians e Flamengo são os times com maior torcida e maior potencial de arrecadação no Brasil.

Podemos e devemos usá-los como referência positiva nesse sentido, em 'apenas' 8 anos eles conseguiram pagar o equivalente a TODA nossa dívida, sendo que desses 8 anos, nos últimos 3 eles vem disputando títulos.

O torcedor precisa ter paciência e entender que é um projeto a longo prazo! A tendência é reduzirmos ainda mais a folha salarial e os gastos do clube, fazendo com que nos próximos anos tenhamos pouquíssimas contratações de jogadores de nome. Precisamos parar de queimar promessas e dar cada vez mais espaço para jogadores jovens e da base, torcendo para que seu desenvolvimento nos dê retorno financeiro no futuro.

Muito em razão da precaução financeira adotada anteriormente e das vendas de jovens atletas, vemos que desde 2017 eles conseguiram investir em jogadores de qualidade e disputar títulos. Foram 5 anos com investimentos reduzidos, com algumas raras excessões, como o investimento na contratação de Guerrero em 2015.

Devemos nos atentar ao fato de que, apesar do faturamento recorde e dos vários títulos nos últimos anos, devido as inúmeras contratações, eles vem aumentando a sua dívida líquida desde 2017.

Endividamento líquido ano a ano:

Gestão Eduardo Bandeira de Mello

2012 - R$ 737 milhões

2013 - R$ 667 milhões

2014 - R$ 660 milhões

2015 - R$ 554 milhões

2016 - R$ 472 milhões

2017 - R$ 450 milhões

2018 - R$ 455 milhões

Gestão Rodolfo Landim

2019 - R$ 509 milhões

2020 - R$ 681 milhões

Faturamento

Gestão Eduardo Bandeira de Mello

2013 - R$ 273 milhões (déficit de R$ 20 milhões)

2014 - R$ 347 milhões (lucro de R$ 64,3 milhões)

2015 - R$ 355 milhões (lucro de R$ 130 milhões)

2016 - R$ 510,1 milhões (lucro de R$ 153,4 milhões)

2017 - R$ 648,7 milhões (lucro de R$ 159,1 milhões)

2018 - R$ 543 milhões (lucro de R$ 45,8 milhões)

Gestão Rodolfo Landim

2019 - R$ 950,4 milhões (lucro de R$ 62,9 milhões)

2020 - R$ 668,6 milhões (déficit de 106,9 milhões)

Valor pago em dívidas ano a ano:

Gestão Eduardo Bandeira de Mello

2013 - R$ 136 milhões

2014 - R$ 141 milhões

2015 - R$ 149 milhões

2016 - R$ 200 milhões

2017 - R$ 143 milhões

2018 - R$ 107 milhões

Gestão Rodolfo Landim

2019 - R$ 117 milhões

2020 - R$ 67 milhões

Contratações expressivas

Gestão Eduardo Bandeira de Mello

2013 - ------------------------------------------------------

2014 - ------------------------------------------------------

2015 - Marcelo Cirino e Paolo Guerrero

2016 - Diego

2017 - Diego Alves e Everton Ribeiro

2018 - Vitinho

Gestão Rodolfo Landim

2019 - Arrascaeta, Bruno Henrique, Filipe Luís, Gabigol, Gerson, Pablo Marí, Rafinha e Rodrigo Caio

2020 - Léo Pereira, Michael, Pedro

Vendas expressivas

Gestão Eduardo Bandeira de Mello

2017

- Vinícius Jr. € 45 milhões

- Jorge € 9 milhões

- Cuéllar € 7,5 milhões

2018

- Lucas Paquetá € 38,40 milhões

Gestão Rodolfo Landim

2019

- Reinier € 30 milhões

- Léo Duarte € 11 milhões

- Jean Lucas € 8 milhões

2020

- Pablo Marí € 16 milhões

*Talvez tenha esquecido alguma contratação ou venda, mas os mais importantes estão aí

Responder ao post da Vitória

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Morães surfista

    Os caras tão se doendo pelo Messi kkkk

    Última resposta há 11 segundos por Lincoln Padre

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Araujo

    Gol anulado da colombia

    Última resposta há 47 segundos por Corneta .

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 2 minutos por ANDRE MATOS CARDOSO

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 4 minutos por Joseph Schwalk Dias

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Messi 👽👽👽

    Última resposta há 4 minutos por Corneta .

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 5 minutos por Renann Matthaues

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulinho sccp

    Fatal fans foi a última pá de terra

    Criado há 5 minutos por Paulinho sccp

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 8 minutos por ALESSANDRO STETELER GOMES BAGNATO

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de JOTAR

    Live safiel neste momento

    Última resposta há 8 minutos por Joseph Schwalk Dias

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de sabio SCCP

    Rivais assinando com ML shopee nubank já nós com job, e mts apoiando ainda

    Última resposta há 10 minutos por Rodrigo de Oliveira Alves

    17respostas

    acessar o tópico