Venha fazer parte da KTO
x

Post de fabs no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Vou dar carteirada porque tá falando justamente da minha profissão, e: SIM! O desgaste emocional e a falta de confiança são notáveis em campo (quando erram movimentações e decisões simples) e também pelas falas de alguns jogadores (o F. Santos falou abertamente sobre isso na preleção do jogo contra o América).

Inclusive acredito que o Sylvinho tem se preocupado e atuado nessa parte, talvez esse tenha sido o motivo pelo qual correu poucos riscos no jogo passado, afinal, não era esperado que a gente conseguisse reverter o resultado, a própria torcida estava descrente; em compensação, se perdesse também o jogo de volta, aí sim o bicho pegava de vez, confiança desaparecia, críticas triplicavam, uma desgraceira só. E isso tudo pra encarar um dérbi logo em seguida...

Jogaram com determinação, buscaram o resultado dentro das limitações e da organização que foi possível com o elenco. É frustrante e exige paciência, mas era o que dava pra fazer. Nesse momento não perder o jogo valia mais do que se arriscar (psicologicamente falando, claro, em termos financeiros é outra história).

MAS minha dúvida maior é: porque não ter um profissional de psicologia atuando junto à comissão e ao elenco? A propósito, a equipe feminina tem.

em Bate-Papo da Torcida > O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Em resposta ao tópico:

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

Responder ao post da fabs

Réplicas desse post

Foto do perfil de Samir O Andrade

Samir 127 posts

@samir.o.andrade em 10/06/2021 às 21:47

Obrigado pela resposta Fabs.. E vindo de um profissional da área, sinto-me lisonjeado pela carteirada. Kk

Cheguei a estudar por motivos pessoais, mas não sou formado.

Enfim, sim o elenco feminino possui e o meu artigo questiona exatamente a existência de um departamento no masculino e como estão atuando no dia-a-dia.

Pois outros amigos formados, levantaram essa questão.

Inclusive, comentei nas lives do canal MEU TIMÃO.. O tec. Tite extraiu o máximo dos elencos com que ele trabalhou no clube, pois ele tem conhecimento também na Psicologia.

Quem sabe nosso argumento não chega até os dirigentes.. Temos o Vessoni e a equipe do meu Timão para intermediar.

Valeu pela mensagem Fabs.

Vai CORINTHIANS!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Luis Eduardo

    O salário do Paulinho paga um jogador extra classe!

    Última resposta há 1 segundo por Alex Beijos

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juscelino Corintiano Roxo

    Lista de quem não deveria renovar!

    Última resposta há 3 segundos por Tiago do Canto Alves

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de jumentolino Portugues

    Neymar foi vendido pelo Santos com 21 anos

    Última resposta há 11 segundos por Davos Seaworth

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de joao henrique

    Carlos Miguel é horrível!

    Última resposta há 12 segundos por fabio dos santos

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de José Alencar

    CEO no Corinthians, seria um golaço do Augusto

    Última resposta há 17 segundos por Luis soung ju kim

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Medeiros Gamer

    Caso "Flora" a conta é simples!

    Última resposta há 31 segundos por Alex Beijos

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Lucas Castro

    Altura do Carlos Miguel

    Última resposta há 31 segundos por Marcelo Dias

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de jumentolino Portugues

    Antônio Oliveira tem que agradecer seu emprego a torcida e ao Wesley

    Última resposta há 1 minuto por bieel Gabriel

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago César Azevedo de Souza

    Precisamos falar dessa dupla de zaga

    Última resposta há 2 minutos por Giovane de Souza pires

    125respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcão

    Querem saber o porquê essa venda absurda do Estêvão?

    Última resposta há 2 minutos por Peterson Martins

    7respostas

    acessar o tópico