x

Post de Alvaro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Em 2002 o Parreira fazia isso com o Fabinho(ex-volante), que era recuado pra jogar entre o Anderson e o Fábio Luciano, enquanto liberava o Rogério pela direita e o Cleber pela esquerda.

Aquele time jogava quase que num 3-4-3, Ricardinho(depois Renato Abreu) e Vampeta no meio e no ataque tinha Deivid, Guilherme e Gil.

O futebol tinha uma questão física muito menor do que tem hoje e o Parreira, era considerado por muitos, como uma espécie de 'professor pardal', por uma declaração dada uma vez que dizia o seguinte: no futebol, o gol é apenas um detalhe.

Mas mesmo com isso, ele até que foi bem no Timão, montando 'o melhor lado esquerdo do mundo'.

A intenção com o Fabinho não era de ter um zagueiro 'armador', mas sim de liberar os laterais que eram muito bons no ataque.

Se o resultado for algo perto disso, aliando a questão física de hoje, mais a distribuição de jogo partindo do Xavier, acho que seria muito bom.

em Bate-Papo da Torcida > A importância de treinar o Xavier na zaga do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Vi esse notícia hoje, e diferente da maioria das reações que vi aqui, acho que pode ter sido a melhor notícia recente (em relação a escalação e treinamento) no Corinthians.

Claro que posso estar viajando e realmente o Sylvinho tem outra ideia, mas no papel, o Xavier saber fazer essa função de líbero/cabeça de área, pode ser essencial para o dinamismo do time e para a própria carreira dele...

Pra você ter uma variação de formação no jogo, sem ter que mexer em peças, essa função é fundamental, assim como ter laterais que saibam apoiar, o que temos. Não vou lembrar de cabeça, mas vi outro tópico citando o Fabinho no Liverpool, Casemiro no Real, Rodri no City, ainda tem Kimmich/Goretzka no Bayern, Busquets no Barça... Trazendo pra realidade brasileira, Felipe Melo e Arão fazem isso.

Você ter um cara que domine o campo da marca de pênalti até a intermediária dá uma cara diferente ao time... Vejo inclusive o PSG com necessidade de fazer isso em um futuro próximo, visto que contratou o Hakimi, um dos melhores alas do futebol hoje, o que não faz dele um grande lateral.

Você ensinar isso para um rapaz de 20 anos é muito mais fácil do que para um de quase 30 como o Gabriel, claro que limitado pela própria qualidade, Fabinho e Fernandinho aprenderam a fazer isso depois de uma certa idade já.

Pra exemplificar o que estou falando, montei algumas formações baseadas nas MINHAS ideias pra esse time, o que não significa que são as do Sylvinho nem do resto da torcida.

Te abre a possibilidade de ter essa formação na fase ofensiva... O Xavier segurando um pouco mais, tendo outros dois zagueiros que conseguem jogar até como lateral (como já jogaram e bem, inclusive) e aqui, apontar pra uma coisa que o próprio Tite já deu entrevista falando sobre, quando 'entregou' a maneira que o Corinthians jogava em 2015. Para ter as triangulações que agridam o adversário é essencial que ao lado de um cara que tenha a criatividade/passe, você tenha jogadores de velocidade/infiltração.

O Giuliano ficaria cercado pelo Fagner, Roni e Willian. O Renato por RG, Lucas Piton e Roni...

Claro que tudo isso depende da compactação e movimentação do time, o que não temos visto até aqui... Se tiver um buraco entre os zagueiros e o meio campo e outro buraco entre meio e ataque, nada disso funciona.

Agora entram as outras possibilidades que mencionei sem ter que mexer em peças.



O próprio 4-1-4-1 que nosso querido Little Sylvio é apaixonado pode ser usado na fase defensiva.



Um 4-4-2, que já acho mais difícil de acontecer porque exigiria muito físico do Willian.



Se precisar fechar a casinha (como a gente sabe que é possível haver essa necessidade) talvez contra Galo, Flamengo ou algum jogo de Liberta truncado, pode jogar no 5-3-2 na fase defensiva, usando Fagner e Piton nas alas e Willian e RG como armas poderosas de contra-ataque... Queira ou não, os Porcus ganharam uma Liberta assim.

Enfim, abre um leque de variedades que hoje não temos... Inclusive, alterando uma peça, o time já pode ficar extremamente ofensivo, supondo um jogo que estamos perdendo.



Se essa realmente é a ideia do Sylvinho, acho uma pena que não tenha pensado nisso antes (ou executado antes) porque agora a água já tá batendo na bunda dele, mas a gente nunca sabe o que acontece lá dentro, talvez a suspensão de dois jogos do Gabriel abriu uma possibilidade que ele talvez não 'pudesse' aplicar antes.

Só pra deixar claro, não estou feliz como o time está jogando também e não estou aqui defendendo o Sylvinho, até porque não vejo como defendê-lo, mas esse tipo de atitude e variação tática é o que queremos a tanto tempo...

Duvido que isso já vá refletir no próximo jogo (se essa realmente for a ideia dele), mas a gente é torcedor no fim das contas e só podemos esperar o melhor...

Mandem opiniões, galera.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Alvaro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Canoa furada

    Eu vendo alguns jogos da copa na globo

    Última resposta há 18 segundos por Filipe Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 1 minuto por Thiago Sccp

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    O time do Mirassol é melhor que essa seleção do Japão. Goleada fácil...

    Última resposta há 3 minutos por Edwin Duval

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de John Titor

    Ou seja.. Ganhamos de 2 seleções que não vão nem classificar entre os 32? Confere produção?

    Última resposta há 3 minutos por Tabajara José

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 5 minutos por Wilson Balera

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 5 minutos por Tabajara José

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Sou japonês, mas vou torcer para o Brasil

    Última resposta há 6 minutos por Edwin Duval

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fred o mito não será censurado

    Flávio prado aprendeu o segredo do engajamento com hate em cima dele, é incrível

    Criado há 7 minutos por Fred o mito não será censurado

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gavião Mascote

    Café do setorista é um dos caras mais inteligentes do YOUTUBE

    Última resposta há 11 minutos por Carlos Gehlen

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 11 minutos por Rafael Oliveira Alves

    11respostas

    acessar o tópico