x

Post de Ricardo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

E a triste realidade do futebol tupiniquim quando o Thiago Nunes tentou mudar foi queimado pelos veteranos do time

em Bate-Papo da Torcida > A importante declaração do Guardiola e o que ela tem a ver com o...

Em resposta ao tópico:

Depois de golear o Newcastle, fora de casa, o Guardiola declarou:

- Um resultado excepcional. E um desempenho nada bom, especialmente no primeiro tempo. Tivemos sorte.

Um técnico já consagrado, vários títulos, líder no Inglês com uma série invicta histórica, mas que não se contenta com pouco. Exige o máximo, o melhor desempenho, não olha somente o resultado, que muitas vezes engana.

Ele faz parte de outro mundo do futebol atual, o do moderno, atualizado, sempre buscando crescer e evoluir, caçando a todo custo a proximidade da perfeição.

Já nós vivemos em outro planeta completamente oposto, o do medíocre, que vai empurrando com a barriga, a celebração pelo fraco e mediano, a contentação pelo comum e satisfação de achar saber de tudo, refutando o conhecimento, aumentar conceitos e expandir a mente.

Eu não estou fazendo uma comparação com nível de qualidade dos elencos europeus ou o dinheiro que gira por lá com os daqui, mas sim a mentalidade. Não à toa, Jorge Jesus, treinador do terceiro escalão na Europa, deitou e rolou em solo nacional. Cuca, considerado um dos melhores técnicos atuais brasileiros, caiu para o Raja Casablanca no Mundial de 2013, foi eliminado pelo Abel Ferreira na última Libertadores. A discrepância de entendimento e evolução tática é gritante.

E isso também vale para os nossos jogadores. Quando um treinador mais exigente pede mais empenho, dedicação, forma-se uma panela para derrubá-lo, e recebem várias vezes o apoio de diretorias tão atrasadas e tacanhas quanto. O atleta brasileiro também se acostumou com o medíocre. Por isso não revelamos mais craques como antigamente. O que temos hoje para o mundo, acima da média, é o Neymar, e todos sabemos a fama que ele criou.

Lá na Europa existe uma busca implacável e incessante pela excelência, de treinadores à jogadores em sua vasta maioria. No Brasil, o básico é incrível. Enquanto fazer quatro fora contra o Newcastle é motivo de críticas de seu treinador, aqui, pegando um exemplo nosso, vencer a rebaixada Chapecoense com um gol aos 52 minutos do segundo tempo jogando em casa é motivo de festa mesmo nós tendo um time infinitamente melhor. É normal o Fortaleza (comandado por outro estrangeiro, vale lembrar) terminar à nossa frente no Brasileirão. Seria como o Bournemouth no final da Premier League ficar acima do Manchester United ou Liverpool, ou o Alavés encerrar melhor colocado que o Barcelona ou Real. Acontece uma hecatombe nesses clubes. Aqui, está ótimo.

É triste, mas o futebol nacional, em todos quesitos e aspectos está muito, mas muito atrasado na mentalidade e forma de enxergar como o jogo evoluiu. Estacionamos no tempo, e se aparecer alguém para tentar mudar esse cenário, será engolido e queimado pela imensa maioria acomodada.

Responder ao post do Ricardo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    A globo é uma piada na boa...

    Última resposta há 3 minutos por Felipe Paulino

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Véi Mofado

    VARgentina

    Última resposta há 4 minutos por Mosqueteiro

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Homer Corintiano

    Cabo Verde já é A SELEÇÃO dessa Copa

    Última resposta há 4 minutos por Fábio Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    E ainda dizem que o Brasil não tem time pra ganhar da VARgentina kkkkkkkkkk

    Última resposta há 9 minutos por Paulo Henrique Martins dos Santos

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Renato Arbusto

    O cara saiu de campo e não ficou 1 minuto fora

    Última resposta há 10 minutos por Daniel Soares

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Bueno

    Ninguém notou o ponta de Cabo Verde? Helio VARELA...JOGA MUITO...Acessível do futebol de Israel

    Última resposta há 10 minutos por Kimbo Badd

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Agora uma loucura

    Última resposta há 10 minutos por Kimbo Badd

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de John Titor

    7 europeus, 7 das américas e 2 do norte da África.. Nenhum do oriente..

    Última resposta há 13 minutos por Zebedeus .

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Arthur Kurai

    Argentina vence, mas vence desmoralizada

    Última resposta há 13 minutos por Canoa furada

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João V.

    Argentina

    Última resposta há 13 minutos por Kimbo Badd

    2respostas

    acessar o tópico