x

Post de Ricardo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Cara, muito top!

em Bate-Papo da Torcida > Revirando as coisas antigas do meu avô, encontrei um acervo sobre o...

Em resposta ao tópico:

Fala aí rapaziada? Tudo suave?

Sou um cara que quase não acessa esse site e nem me lembrava que tinha conta, mas me senti na obrigação de postar aqui o que encontrei revirando as coisas do meu avô.

Meu vô era um corintiano fanático e é o motivo de eu ser também. Nasceu nos anos 30 e viu uma época sensacional do time quando jovem, mas também sofreu muito no jejum que se seguiu. Ele mesmo dizia que a paixão só aumentou à medida que o tempo foi passando. 1977 foi libertador pra ele que quase morreu do coração, viveu todas as glórias que vieram depois e quis o destino que não estivesse aqui em 2007, no pior momento. Enfim, um puta corintiano.

Nesse fim de ano passei na casa dele e revirando a bagunça encontrei várias coisas interessantes sobre o Corinthians. Lá vai...

Revista do Corinthians edição especial (Comemoração dos 30 anos do clube)

Essa aqui é a mais antiga e interessante. No primeiro texto uma parte me chamou atenção:

“Sem dúvida, a estrada a ser percorrida é muito mais longa do que a que já ficou para trás. Por isso os corintianos devem ter em mira somente um objetivo: o progresso contínuo do clube de seu coração, para orgulho completo dos corintianos de ontem, hoje e amanhã”.

Esse texto é de autoria de um historiador chamado Antonio de Almeida que também escreveu os versos de uma valsa chamada “Corinthiana” que tá mais pra frente na mesma revista:

Um poema meio meloso sobre o Corinthians, tri-tri-tri em referência aos paulistas de 22-23-24; 28-29-30 e o de 37-38-39. Embaixo a foto do provável mais jovem sócio do clube:

Autoexplicativo:

A revista fala de tudo e obviamente direcionada aos sócios que na época, como a própria destaca, tinham participação ativa do gerenciamento e futuro do clube. Tem matéria sobre atletismo, basquete, natação, polo, remo, vôlei...

Tem uma parte dedicada ao Neco, primeiro ídolo absoluto do Corinthians:

“Dezoito anos de devotamento ao seu clube, a que dedicou o máximo de suas energias, o melhor de sua mocidade e toda sua existência. “diz a revista sobre Neco, “O Infatigável”.

Enfim muita coisa interessante para quem curte a história do clube, daria até pra falar em outros tópicos.

A revista encerra lembrando que o Corinthians tem 11, o Palestra apenas 7...

Pôster Campeão Paulista de 1951:

O tempo não fez bem a este aqui. Pesquisei um pouco (bem pouco) e não encontrei nenhuma imagem igual, então talvez seja única? Não tenho certeza mas não se enganem, não estão usando faixas de campeão, como era comum na época, apesar de parecer.

Em pé: Cabeção, Touguinha, Lorena, Idário, Julião, Murilo

Ajoelhado: Claudio, Luizinho, Baltazar, Jackson, Colombo

Eu chuto que é no PSJ, mas não tenho certeza. Por conta da escalação e o local, acredito que esse jogo foi Corinthians 1 x 1 Portuguesa Santista (30/12/1951) Gol de Baltazar.

Revista Stadium Corinthians Campeão de 1951 (Edição Número 1):

Novamente digo que pesquisei bem pouco sobre tudo que estou mostrando, portanto, não achei quase nada sobre essa aqui. A ideia era ser uma revista quinzenal e o nome acredito que faça referência a uma famosa revista portuguesa dos anos 40. Sei que teve uma revista oficial do Corinthians nos anos 50, mas acredito que não tenha relação. Enfim, não sei nem se ao menos existiu a edição número 2...

Falando um pouco sobre a campanha do título:

Enfim, tenho bem mais pra mostrar mas esse tópico já tá gigante então faço em outras oportunidades.

Para quem ficou até o final, que duvido que sejam muitos, e é amante do futebol brasileiro, achei isso também:

Álbum de figurinhas Brasil Campeão Mundial de 1958(!) Completo(!)

Esse deve valer uma grana federal

Corintianos do elenco: Gilmar (ou Gylmar?) e Oréco.

Pelé é citado como “Uma das mais risonhas promessas de nosso futebol”.

Interessante que o massagista e o preparador físico estão aqui também.

Bom, é isso que tenho pra hoje.

Abraço, vai Corinthians!

Responder ao post do Ricardo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de MAIK RODRIGUES CORREIA

    Limpeza na Neo Química Arena

    Última resposta há 14 minutos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kauê Teodoro

    Se o Memphis faz aqle gol...

    Última resposta há 31 minutos por Marcello K.

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Nosso chaveamento no mata-mata provavelmente vai terminar sendo assim:

    Última resposta há 40 minutos por Lucas de Souza Portella

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 42 minutos por André Santos

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Assistir copa na caze TV só porque não tem outra opção mas é um delay desgraçado pqp

    Última resposta há 43 minutos por Marcello K.

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 45 minutos por Orozimbo Santos

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Homer Corintiano

    Eu acho que o Novorizontino venceria

    Última resposta há 46 minutos por John Titor

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de John Titor

    Ou seja.. Ganhamos de 2 seleções que não vão nem classificar entre os 32? Confere produção?

    Última resposta há 47 minutos por Marcello K.

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 1 hora por Sandro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 1 hora por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    28respostas

    acessar o tópico