x

Post de Willian no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

No time B, eu tirava Xavier, puxava o Giuliano para volante com o Du, e colocava o Luan no meio para ver se volta a jogar e conseguimos vender

em Bate-Papo da Torcida > Projeto para o ano de 2022: como o Corinthians deveria jogar

Em resposta ao tópico:

Projeto

Salve fiel, vim mostrar como seria meu projeto ideal para esse ano com o time que temos em mãos.

Formaria 2 times, o time A com jogadores mais cascudos para competições de mata a mata, clássicos, jogos importantes e o time B mais jovem e intenso para jogos de tabela e contra times inferiores.

Por que dois times?

1) O nossos melhores jogadores tem idade mais avançada e alguns não possuem condicionamento físico para aguentar a carga dos jogos.

2) Permite que o time A se prepare melhor para estudar e enfrentar os adversários em jogos importantes

3) Temos ótimas promessas no nosso elenco, jogadores que podem amadurecer nesses jogos menores e ganhar visibilidade.

4) Ter um time intenso contra esses times considerados mais fracos é essencial.

5) Competição interna para subir para o time A nas posições que não são unânimes.

6) Possibilidade de variação tática em qualquer jogo com substituições.

Escalação do time A: por quê?

Ivan: Principal motivo é a saída de bola com os pés, goleiro com passagem em seleção olímpica, tem tudo pra ser uma peça chave nesse ano. Não acredito que tenham contratado e gastado tanto dinheiro atoa para ter um segundo goleiro reserva.

Fagner: O melhor do país, incontestável.

João Victor: Fez um excelente campeonato em 2021 mas cometeu alguns erros isolados em uma posição que não da pra vacilar (principalmente em Libertadores). A campanha dele no Brasileirão o faz merecer essa confiança, mas não é incontestável.

Gil: Não está na melhor forma técnica mas é um jogador experiente, necessário para esses jogos. Acho que apesar de não estar tecnicamente bem como o João Victor tem menos chances de sair do time pela liderança que passa na zaga.

Fabio Santos: A posição mais carente que temos, Fabio Santos tem suas deficiências mas ainda ganha de Piton pela experiência e pela falta de capacidade de marcação de seu concorrente. Ainda tem pontos fortes como a alta média de precisão de passes que sempre teve e pontos fracos como efetividade em cruzamentos e a bola nas costas. Tais pontos que serão minimizados pelo esquema tático.

Cantillo: Com um jogador a mais (Ivan) na saída de bola, permite que o time jogue sem primeiro volante. O cantillo nesse espaço é interessante pela sua qualidade de passe e bola longa que podem resultar em infiltrações fatais.

Paulinho: Faz a infiltração como ninguém no nosso continente, o único porém é o quão vigor ele vai ter pra marcar e chegar na área nesse ano. Já está mais velho mas sempre demonstrou muita resistência física, se tiver forte é incontestável.

Renato Augusto: Gênio, único problema é resistência. Tem que ser utilizado com sabedoria o talento que ele tem, por isso mesmo a participação apenas em jogos mais importantes. Não pode voltar pra marcar, tem que jogar só na sua zona.

William: Mesmo que o Renato Augusto, só que este ainda não deslanchou com a camisa do Corinthians, mas é gênio também. Estando bem fisicamente é o melhor jogador da equipe. Outro que não pode voltar pra marcar e ocupar apenas sua zona fazendo leve pressão na saída de bola adversária.

Roger Guedes: É o jogador mais velho da equipe, seguindo a lógica do projeto que estou apresentando ele teria que ser o carregador de piano. O cara que volta pra marcar e chega forte no ataque. Ter a humildade de ocupar a função que já foi de Jorge Henrique e Romero, ter raça, dar carrinho, tenho certeza que no auge da forma física tem gás pra isso. Apesar de não ter característica marcadora consegue atrapalhar bastante as investidas do adversário e permite que o Fabio Santos não tenha que sair pra dar o bote, abrindo a avenida.

Jô/Atacante Taunsa: Até a chegada do atacante que a Taunsa prometeu Jô é nossa única opção de atacante de referencia, tem feito bem o pivô apesar dos pesares. Como não sabemos a característica do atacante que vai chegar podemos manter o Jô fazendo a função e depois ajustar ao estilo do reforço.

Como Jogar?

Com a posse de bola o time A se organizaria dessa forma:

Primeiro Quarto: Saída de bola com o goleiro e os dois zagueiros e movimentação dos laterais, Cantillo no meio é opção de receber.

Segundo quarto: Cantillo é o jogador que vai trabalhar na saída de bola junto com os laterais, Fabio Santos ficaria ocupando apenas sua zona enquanto o Fagner além de ocupar seu espaço pode fazer a infiltração ou triangular com William e Paulinho. Pela esquerda o Fabio Santos ou o Cantillo podem trabalhar bem na área onde ficaria o Renato Augusto.

Terceiro Quarto: Nessa parte do campo o Cantillo pode receber para trabalhar de traz seus lançamentos e a equipe ira ter pelo meio e lados 3 jogadores de armação e 3 de infiltração. Fabio Santos (Sem avançar a linha de fundo), Renato Augusto e William tem qualidade tanto no passe como no chute, inteligência acima da média e não precisam se desgastar tanto. Enquanto o Roger Guedes estará em sua posição de origem, Fagner pela direita pode chegar a linha de fundo e Paulinho entrando na área para finalizar.

Quarto Quarto: O Jô fica fixo na grande Área por hora fazendo o pivô e quem sabe guardar umas bolas, coisa que ele não tem feito muito nessa última passagem. Quando o atacante chegar creio que o time consiga se adaptar facilmente com essas peças.

Defensivamente o time se organizaria dessa forma:

Primeiro Quarto: Compactado com os 4 defensores, Fabio Santos estático no lado esquerdo sendo auxiliado pelo Roger Guedes na marcação enquanto o Fagner poderia dar o bote recebendo cobertura do João Victor, Gil no caso seria o último homem da defesa.

Segundo Quarto: Cantillo e Paulinho formam a segunda linha defensiva auxiliados pelo Roger Guedes a esquerda. Paulinho auxiliaria o Fagner também na marcação deixando o Cantillo como marcador central.

Terceiro Quarto: Jogadores que não voltariam para o campo de defesa, Jô pela esquerda, Renato no meio e William na direita fazendo sombra para atrapalhar a saída de bola adversária.

Quarto Quarto: Jô e William podem subir para ocupar esses espaços dependendo do jogo pra apertar a saída de bola, mas em geral fariam apenas a sombra.

Escalação do Time B: por quê?

Cássio: O gigante não está na melhor forma técnica nem física mas ainda sim é uma grande liderança em campo, principalmente aos jogadores da base. Acho que a vez do gigante já passou no Timão, teríamos que ver se ele tem a humildade de topar atuar no time B. Se sim seria uma grande chance de se redimir pelos últimos anos e encerrar sua trajetória no Timão de forma mais digna.

João Pedro: Pra essa posição prefiro muito mais o Bruno Mendez que emprestamos, mas já que é o reserva imediato ele é o escolhido. Nesse time a função será mais defensiva que ofensiva.

Robson Bambu: É uma incognita ainda, acabou de chegar do exterior em má fase e quer recuperar seu futebol no Brasil. Já mostrou qualidade mas resta saber se vai dar certo ou não, variar o time em jogos pequenos é uma grande chance para ele se recuperar e quem sabe até almejar uma vaga no time A.

Raúl Gustavo: É uma promessa de muita qualidade mas precisa de experiência. Vinha muito bem no início do ano passado mas cometeu falhas graves (uma que resultou na eliminação da Copa do Brasil para o Atl. GO.). Tem tudo pra dar certo no Timão mas precisa melhorar suas tomadas de decisão em campo. Tem tudo pra voar nesse time.

Lucas Piton: Se não for vendido é uma boa opção pra esse time também, que a chave é intensidade. Não é um jogador de marcação, isso é claro mas chega muito bem na linha de fundo. Com o time encaixado jogando ao seu favor da pra minimizar as dificuldades defensivas e explorar o talento ofensivo.

Xavier: Serei apedrejado mas creio que o Gabriel seria muito bom nessa posição de primeiro volante pela experiencia, atitude e personalidade, mas tá vendido. O Xavier segue a linha do Raúl, é um jogador jovem e muito promissor mas pecou em tomadas de decisão por falta de experiencia. Colocando ele pra jogar tem tudo pra evoluir muito.

Dú Queiroz: Subiu esses tempos ai mas é um jogador que já tá pronto. Tem maturidade e erra pouco, só fica atrás porque compete com Paulinho a posição. Faz bem a infiltração, tem passe bom, velocidade.

Gustavo Silva: Disparado o melhor jogador do Corinthians no primeiro semestre de 2021, se estamos na Libertadores muito se deve a esse cara. Faz o lado direito bem, é veloz, driblador, sofre muitos pênaltis, o único problema é jogar com a cabeça baixa.

Gabriel Pereira: Outro que tem muito talento e precisa ser lapidado. Dando oportunidade pra ele contra times inferiores tenho certeza que vai crescer muito.

Giuliano: O cérebro da equipe, dono do meio campo que vai fazer o time jogar. Só não tá no time A porque o Renato Augusto é gênio mas não fica muito atrás de nenhum meia ofensivo do futebol brasileiro.

Gustavo Mantuan: Confesso que pouco vi do futebol dele, mas pelo que falam é um jogador inteligente, que sabe ler o jogo, tem presença de área, é meia de origem. Vejo ele atuando como o Danilo fazia em 2012, alterando entre meia e falso 9.

Como jogar

Com a posse de bola o Time B se organiza desse modo:

O time iria trabalha em linhas de 4 (que trauma dessas palavras) fazendo a transição do campo defensivo para o meio e para o ataque. O principal fator pra isso dar certo é a intensidade e resistencia dos pontas, vão ter que suar a camisa.

Primeiro Quarto: Ocupado pelos 4 defensores em linha iriam ter opção de distribuir a bola com os dois volantes e dois pontas, fazendo triangulações para quebrar a marcação adversária.

Segundo Quarto: Nessa área do campo o essencial seria achar o Giuliano ou trabalha pelas laterais. Xavier e João Pedro pouco ultrapassam essa área do campo enquanto Du e Piton avançam com frequência para trabalhar com os dois alas.

Terceiro Quarto: O maior desafio da equipe eu creio que seja chegar nessa área do campo e manter a intensidade. O Giuliano é o ponto fundamental que vai distribuir o jogo e tomar as principais decisões, junto dele o GP irá ter a função de armar o time pelo lado esquerdo. Há possibilidades de infiltração e triangulação com Piton, Mantuan, Du e Gustavo Silva.

Quarto Quarto: Nessa região ai vai entrar os jogadores de profundidade citados no último tópico. Piton e Gustavo Silva são velozes e chegam bem a linha de fundo, enquanto Mantuan seria a presença de área. Du Queiroz que é veloz irá chegar por traz abrindo opção.

Conclusão

É isso aí, galera! Valeu por quem leu até aqui. É apenas a minha opinião como torcedor esse projeto de ano. Mas gostei de escrever. Abraço a todos e vai, Corinthians!

Responder ao post do Willian

Réplicas desse post

Foto do perfil de Edson

Edson 171 posts

@edson.anaici em 09/02/2022 às 12:15

Luan é foda man, o cara parece estar sem cabeça pra futebol.

Ano passado meteu golaço da vitória contra o Fortaleza e mal comemorou, acho que ele seria uma peça para o segundo tempo entrar no lugar do Giuliano e quem sabe voltar a ter confiança ou seja la o que esteja faltando nele.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Megan Robertson

    We condemn the suppression of peaceful sit-ins by the United States authorities

    Criado em 5 segundos por Megan Robertson

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mano Chao

    Sampaolli

    Criado em 12 segundos por Mano Chao

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de El crack carlitos

    A minha impressão sobre a Ernest & Young

    Última resposta há 16 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de DANIEL LUIZ

    Augusto Melo: Pinóquio

    Criado em 24 segundos por DANIEL LUIZ

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Edney Paes

    Ernst & Young recomenda contratação de CEO, mas os urubus não querem!

    Última resposta há 33 segundos por André Oliveira Reis

    174respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Robson Gomes

    "OFF" Fortaleza 4 x 2 Boca Juniors pela Copa Sul-americana... Apenas o Corinthians...

    Última resposta há 38 segundos por Evandro Manuel

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elias Souza Soares

    Isso saiu daqui mesmo? Kkk

    Criado em 47 segundos por Elias Souza Soares

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ISRAEL GERALDO DE CASTRO

    Folha salarial do Fortaleza

    Última resposta há 59 segundos por José Augusto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Torcedor Puto

    As coisas só dão errado com o Corinthians

    Última resposta há 1 minuto por Lucas S Lopes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Otavio

    Como fazer esse time jogar bola:

    Última resposta há 1 minuto por Leonardo Godoi

    23respostas

    acessar o tópico