x

Post de Fabio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Olá, Fiel. Meu nome é Fábio e sou Designer de Marcas.

Ontem vi um tópico relacionado ao redesign do escudo do Corinthians e por acaso eu estou há quatro meses trabalhando nisso. Vou postar aqui o andamento do projeto, mas antes disso vou explicar o porquê eu decidi fazer.

Mas por que os clubes estão fazendo tantos redesigns? Simples, muitos clubes estão virando marcas, não apenas escudos de futebol. E uma marca PRECISA ser versátil e de fácil aplicação.

Bom, uns anos atrás, o Flamengo passou por um redesign (link no final), mas foi tão preciso e sucinto que passa batido por 80% das pessoas que olham o escudo. Nele, foram feitos alguns ajustes ópticos e várias correções técnicas. Já que são escudos que foram feitos em uma época com poucos ou quase nenhum equipamento vetorial preciso.

Então, decidi olhar nosso lindo escudo e me deparei com DIVERSOS erros técnicos: falta de acabamento, falta de consistência visual (que é de suma importância para qualquer trabalho gráfico) e muitos pontos de divergência estrutural. Esses erros técnicos nem sempre são do profissional em si. Nosso último redesign foi em 88/89 e, na época, nos anos 2000 foram adicionadas as bordas e creio que quando foi passado para o digital ele foi redesenhado. E nessa época, os softwares vetoriais eram extremamente precários e imprecisos. Então, retiro total a culpa dos profissionais devido a este fato. Nos dias atuais, não há desculpa para veicular um escudo tão mal acabado.

Entrei em contato com a Agência Corinthians para obter o logo vetorizado oficial do clube e nem responderam meu e-mail. Um amigo programador, através do index do site, conseguiu para mim o escudo oficial do clube.

Abaixo todos os erros que encontrei:

O mapa com uma perspectiva bem esquisita e com um acabamento bisonho.

Essa curvatura desalinhada sempre me incomodou na bandeira.

Com muito trabalho separei os elementos do escudo para começar os ajustes.

Aqui foi o começo do projeto. Redesenhei todos os elementos. Nesse momento estou redesenhando a bandeira Paulista.

Aqui o grid dos remos e do brilho dos objetos.

Nesse momento, o escudo está dessa forma. Ainda preciso redesenhar a bandeira e encontrar pontos de junção entre a âncora, os remos e a corda.

A fonte eu mantive a Helvética. Até então, ela é uma fonte atemporal e tem uma imposição e uma força quando usada sua versão maiúscula.

É isso, como é um projeto sem fins lucrativos não tenho prazo para terminar, mas assim que estiver pronto eu mostro a apresentação aqui pra vocês.

*Não pretendo alterar cores e formas, até então.
**Posso criar uma versão sem a cor vermelha.

Link do projeto do redesign do Flamengo: https://www.behance.net/gallery/61276561/redesign-da-idvisual-do-Clube-de-Regatas-do-Flamengo redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance projeto de redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo behance.net

Meu portfólio: https://www.behance.net/fabionasci Fabio Nasci on Behance Fabio Nasci on Behance Meu nome é Fábio e sou designer gráfico, trabalho há mais de 8 anos na área. Atualmente trabalho em uma grande importadora no país e meu trabalho com a... behance.net / www.haldesign.com.br Hal Design | Home haldesign.com.br

Lembrando que esse redesign do Flamengo teve todo apoio do marketing do clube. Então, o autor teve o que eu não tenho, que é contexto histórico, fotos oficiais, materiais de apoio e verba.

Obrigado, Fiel!

em Bate-Papo da Torcida > Andamento do redesign do escudo do Corinthians

Responder ao post do Fabio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Corneta .

    Segundo tempo contra o Remo já era indicador disso ai

    Última resposta há 2 segundos por Perda Total

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    ENQUETE: Qual é o seu título favorito?

    Última resposta há 7 segundos por Ivan Santos

    117votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Nelio Coutinho Filho

    Se for covarde assim na liberta e na CDB cai no 1°jogo

    Última resposta há 9 segundos por Laércio Tavares Guimarães

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Garro está matando o time

    Última resposta há 12 segundos por Carlos Gehlen

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de John Titor

    Segundo o Flashscore, Garro é o jogador com a segunda pior nota.. Atrás apenas do italiano..

    Última resposta há 20 segundos por CLAUDIO L

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Dl silva

    Elenco mostrando problemas claros

    Última resposta há 23 segundos por Dl silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Lissa

    Garro é muito irritante

    Última resposta há 25 segundos por Eduardo

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Meio de campo de grilo

    Última resposta há 49 segundos por Carlos Gehlen

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de kilograma

    ''Bakayako não serve tá há 1 ano e meio sem jogar, prefiro o Raniele''

    Última resposta há 49 segundos por Bruno Henrique

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas André

    Pior jogo do ano disparado

    Última resposta há 1 minuto por Eduardo

    1resposta

    acessar o tópico