x

Post de Mario no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Justa e merecida homenagem.

Permita acrescentar apenas Dino Sani nessa história. Dino voltara da Itália e veio jogar no Corinthians, teve um jogo contra o Noroeste, Rivellino esteva indeciso se finaliza ou não, Dino chegou junto e bateu fazendo o gol.

Rivellino sem comparação é do primeiro time abaixo de Pelé, gênio e ídolode outro gigante: Maradona.

em Bate-Papo da Torcida > Roberto Rivelino - 'O Homem da Camisa 10'

Em resposta ao tópico:

Olá, Fiel!

Em época de camisa 10 desertor, faço esta singela homenagem ao meu ídolo - 'Roberto Rivelino, O Homem da Camisa 10' e acho que a diretoria deveria fazer também.

Roberto Rivellino (São Paulo, 1 de janeiro de 1946) é um ex-futebolista brasileiro, que atuava como meia e ponta-esquerda. Rivellino é frequentemente considerado um dos melhores jogadores da história do futebol.

Jogou de meados da década de 1960 ao fim da década de 1970 pelo Corinthians e pelo Fluminense. Ídolo tanto do Corinthians, quanto do Fluminense, em 2002 o Fluminense inaugurou placa no Estádio de Laranjeiras e o Timão fez um busto em 2014 no Parque São Jorge para homenageá-lo. Também atuou como comentarista de televisão durante a década de 1990 e é comentarista no programa Cartão Verde, da TV Cultura, e no programa "Noite dos Craques", dos canais Esporte Interativo.

Atuou em importantes clubes do Brasil. Foi titular da Seleção Brasileira de Futebol tricampeã mundial na Copa do Mundo FIFA de 1970, no México. Começou sua carreira nas categorias de base do Corinthians, jogando no time profissional de 1965 a 1974, e então se transferiu para o Fluminense, onde também virou ídolo e jogou até 1978 e foi jogar na Arábia Saudita pelo Al-Hilal, onde encerrou sua carreira.

Jogador extraclasse, de técnica apurada na perna esquerda que lhe permitia um futebol brilhante de lançamentos longos e passes precisos, potentes chutes de longa e meia distância, foi também exímio cobrador de faltas.

Diego Maradona, em várias entrevistas, o considerou o melhor jogador que viu jogar. É considerado por muitos, o maior jogador da história de Corinthians e Fluminense.

Carreira

Nascido numa família de imigrantes italianos da localidade de Macchiagodena (província de Isernia, Região de Molise, Sul da Itália), Roberto Rivellino começou sua carreira como amador no Clube Atlético Indiano na capital paulista e também atuou no futebol de salão do E.C. Banespa.

Após ser recusado no arquirrival Palmeiras, a carreira profissional de Rivellino teve início no Corinthians, onde tornar-se-ia um dos maiores ídolos, e tido por muitos como o maior ídolo da história do clube paulista. Sempre que jogava contra o Palmeiras Rivellino fazia questão de jogar bem, para mostrar o erro que eles cometeram ao dispensá-lo.

Dispensado por Mário Travaglini no Palmeiras, Roberto Rivellino logo em sua chegada ao Corinthians já chamou a atenção de José Castelli, um dos grandes ídolos e artilheiros do clube alvinegro, que na época era responsável pelas categorias inferiores do clube.

José Castelli, conhecido como Rato, acompanhando o primeiro treino de Rivellino com o olhar clínico e experiente do ex jogador, identificou algo de diferente no futebol do garoto e imediatamente o aprovou e já o mandou trazer fotos 3x4 para fazer a sua ficha de inscrição no clube do Parque São Jorge. Foi com a camisa do Corinthians que o 'Reizinho' marcou mais gols em toda sua carreira (141) e como jogador do Corinthians foi a época na qual Rivellino fez mais sucesso na Seleção Brasileira, sendo um dos destaques da seleção que venceu a Copa do Mundo de 1970 e recebeu o apelido dos mexicanos de 'Patada Atômica'; e foi o camisa 10 do Brasil de 1974, sendo um dos poucos jogadores brasileiros que apresentaram um bom futebol nessa Copa do Mundo.

Quando ganhou a Copa do Mundo de 1970, onde foi titular e era peça importantíssima do elenco, Rivellino teria declarado que trocaria aquela glória por um simples de Campeonato Paulista pelo Corinthians. Título que em dez anos de clube ele jamais conseguiu, uma vez que o clube passava por um longo jejum de títulos.

Teve essa chance em 1974 (ano que também foi o principal jogador da seleção brasileira na Copa do Mundo da Alemanha Ocidental), a final do Campeonato Paulista desse ano foi entre o Corinthians e Palmeiras, time que Rivellino dizia que mais gostava de enfrentar. Mas assim como todo o time corintiano naquela partida, Rivellino teve uma má atuação e a taça de campeão foi parar no Palestra Itália. Nos dias seguintes à perda do título a diretoria do Corinthians, que precisava de um bode expiatório, elegeu Rivellino como culpado da perda do título paulista. E negociou o seu passe com o Fluminense, que na época montava a chamada Máquina Tricolor. Partiu deixando um duplo sentimento de revolta, por ter perdido o título e abandonado o clube e de agradecimento por tudo que fez jogando no Corinthians e se tornando um dos maiores jogadores do Timão, pelo clube ele teve como título mais importante o Torneio Rio-São Paulo de 1966.

Em 2014 Rivellino foi convidado para participar do primeiro jogo da recém construída Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, a partida contou com o elenco corintiano da época jogando contra jogadores corintianos de várias épocas. Rivellino fez o primeiro gol, sendo assim o primeiro a fazer um gol da Arena Corinthians.

Em 24 de maio desse mesmo ano, foi homenageado pelo Corinthians com a inauguração de um busto seu no Parque São Jorge, a sede do Timão em São Paulo.

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Mario

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Cirio Castre

    O Corinthians não quer crescer e não pode crescer...

    Última resposta há 2 segundos por César

    47respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bue

    Trikas durante muitos anos não tinha goleiro...

    Última resposta há 7 segundos por Igor Daniel

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gabriel Silva

    Querem apostar quanto?

    Última resposta há 15 segundos por Luis soung ju kim

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luis Fernando

    Não pagaram a transferência do Roger Guedes

    Última resposta há 29 segundos por Ricardo Oliveira

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gilberto Alves

    Criticar o Félix Torres e o Gustavo Henrique é uma covardia enorme...

    Última resposta há 41 segundos por Ton Valério

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ISRAEL GERALDO DE CASTRO

    O Romero é mesmo maior que o Sócrates?

    Última resposta há 2 minutos por #SAFOCORINTHIANS 2024

    46respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Mesquita

    Augusto falou muito quando não devia

    Última resposta há 4 minutos por Marcello Figueiredo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adryano Oliver

    ENQUETE: Escalação

    Criado em 9 minutos por Adryano Oliver

    1voto

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis soung ju kim

    Toco y me voy

    Criado em 10 minutos por Luis soung ju kim

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vitor Pereira

    Fato assustador!

    Última resposta há 11 minutos por Rafael R Martini

    5respostas

    acessar o tópico