Venha fazer parte da KTO
x

Post de Luan Premiani Ferreira no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Amigo gostei muito da sua análise a única coisa que não concordei foi tirar o Vera pra por Ramiro. Do resto está show. Acho que o Du deveria ficar de primeiro volante e deixar o Vera direto o ritmo de jogo alterna do com Adson que não é ponta.

em Análise dos jogos > Análise tática do jogo Corinthians x Flamengo - podemos levar a...

Em resposta ao tópico:

Dentro da escalação feita por Vítor Pereira, a mais emblemática — e a que mais me fez ponderar sobre o motivo da estratégia — foi a escalação de Adson. Vejam, Adson é um meia-atacante central que se firmou como meia-de-criação, numa abordagem semelhante ao do Renato Augusto e do Douglas. Não que Adson não possa jogar nas pontas ou como meia-externo, ele exerce a função, mas não consegue fazer isso sem apoio externo.

A escalação completa seria um 4-2-4...com essa armação, pessoalmente, a minha estratégia seria marcação alta com as linhas compactadas para que haja a seguinte troca de posições: Adson se junte a Renato Augusto com Guedes indo para a direita e Yuri para a esquerda...e quando chegasse à área, voltariam em suas posições originais para que Renato Augusto ou o próprio Adson se infiltrem na área ou atuem como falso 9 — no caso do Adson, ele faria isso caso tivesse apoio dos volantes, principalmente de Fausto Vera. Certamente o Flamengo viria compactado defensivamente, então a solução mais dinâmica talvez seja essa.

Bem, não foi exatamente assim que foi jogado. Houve negligenciações fundamentais que impediram o Corinthians de ser mais efetivo do que foi. E é sobre essas fragilidades que será falado a seguir.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo começou com forte marcação alta do Flamengo, incluindo na saída de bola, sufocando fortemente Cássio. A proposta do Flamengo era um evidente 4-4-2 alternando para um 4-1-4-1 ou 2-3-5 em ataque. Mas depois desse sufoco o Corinthians começou a marcar alto.

A real intenção do Corinthians era de fato um 4-2-4, só que quem descia para a ponta-direita, por incrível que pareça, era Du Queiroz. Realmente Adson alternava para o meio, inclusive proporcionando alguns dribles e bons passes, porém como nem Yuri e nem Renato trocavam de posições ou se mobilizavam próximo a ele, a opção era passar para os volantes ou para um dos laterais. O time preferiu atacar bem mais pela esquerda com Guedes do que com Adson.

Sabendo da forte capacidade do Flamengo em atacar pelo meio, a defesa do Corinthians, como previ, seria bastante compactada. Ainda assim era um risco, uma vez que não temos um primeiro-volante e com algumas quebras de linha defensiva —e eu me impressionei com o Flamengo não ter explorado melhor isso, já que eles são conhecidos por explorar tais pontos.

Olhem só esse mapa. Notem só o quanto Balbuena vai próximo ao Vera para iniciar os ataques, mas notem o quanto Yuri tentava buscar os passes para ele. Isso explica inclusive o contra-ataque na qual Yuri quase fez o gol. Mas notem o quanto Flamengo buscou a marcação média e a compactação, mas os ataques rápidos por amplitude (pelos lados) minavam a defesa adversária.

Quem olhou o mapa de calor da Globo viu, com mais nitidez, que o Flamengo passou boa parte do tempo no miolo de zaga, mostrando que os 60% da posse de bola do Flamengo se tornaram nulas com a fragilidade defensiva deles.

Os jogadores que mais receberam a bola foram Fausto Vera, Renato Augusto e Roger Guedes...e o Adson? Bem...vocês podem ver por si mesmos o quanto ele foi negligenciado pela equipe. E sem falar que a principal função de Adson é deixar Yuri na cara do gol, e Adson poderia ter feito um belo gol quando criou a jogada pela direita para passar para Yuri, que preferiu chutar ao invés de devolver para um Adson posicionado na cara do gol.

SEGUNDO TEMPO

Os dois lados pressionaram logo no início, com as mesmas propostas. Porém alguém avisou o Flamengo que o Fagner estava descendo demais ao ataque e o Du estava mais na direita como ponta...o que fez com que o Flamengo criasse sérios perigos por lá. O pavor aumentou quando Arturo Vidal entrou, aumentando a agudeza do ataque flamenguista.

Então Vitor Pereira ousa e tira Renato Augusto para pôr Giuliano e Vital no lugar de Roger Guedes. Mais tarde colocaria Ramiro e Gustavo Silva, solidificando a defesa e aumentando a agudeza do ataque. Não tiraria o Adson: manteria ele e tirara o Du Queiroz, empurrando Ramiro para a meia-direita. Assim o time ganharia muito poder de passe e ataque, mantendo forte marcação alta.

Mas a intenção era botar Giuliano na sua função real de meia-atacante, intercalando com Vital. Numa dessas, Giuliano chuta perigosamente em cima da barreira aos 34 minutos: ele estava de frente para o gol e a marcação conseguiu livrar dessa. Foi isso o que fez o Corinthians neutralizar o Flamengo dali em diante.

A irritação geral veio na não-marcação clara de um pênalti que deveria ser dado. Foi claramente negligenciado, de maneira descarada.

Esse mapa sana todas as dúvidas tanto sobre a negligenciação do Adson quanto ao posicionamento do Du Queiroz. Como foi dito antes, foi a falta de coletividade para com o Adson que não proporcionou perigos realmente efetivos. E, historicamente, times mais eficientes são aqueles em que TODOS participam.

Só vou acusar um jogador de ruim ou não quando a participação dele nos passes for proporcional aos outros jogadores da posição. Simples. E isso vale para qualquer jogador. Toda a vez que questionarem vocês se um jogador é ruim ou não, é simples: basta puxar os dados pra verificar não só a quantidade de chutes, como muitos gostam de fazer, mas verificar se a participação dele foi igual aos dos outros ou se ele foi proporcionalmente preciso nos passes.

CONCLUSÃO

Se jogar com a mesma escalação e permitindo que Adson participe mais das jogadas, podemos vencer o Flamengo na casa deles. Talvez inclusive seja ideal colocar Maycon ou Ramiro de titular no lugar de Vera, visto que muito da segurança proporcionada no segundo tempo se deve ao Ramiro. Falo isso porque no segundo tempo as falhas exploradas em cima do Fagner mostraram a dificuldade de Vera em ao menos compor defesa. Só colocaria ele no segundo tempo em caso de maior pressão no ataque.

Não estou propondo isso à toa: o jogo da volta vai exigir marcação média e constantes passes para impedir o Flamengo de tocar na bola, principalmente levando em conta que Vidal sem dúvida será o titular. Dinamismo nos passes e infiltrações definirão a vitória do Corinthians.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Luan Premiani Ferreira

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Danilo Fernandes

    Bidon, nada mais que o Arthur Souza ou Kayke que recebeu oportunidades, e os gols do Romero?

    Última resposta há 4 segundos por Joao

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Emerson Macedo

    Bidon e Garro: Uma nova dupla de meias está surgindo no Corinthians?

    Última resposta há 6 segundos por Pedro Victor Barbosa Mendes Gomes

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Martins

    Tem 2 centroavantes disponíveis e o cara escolhe Ruimero

    Criado em 3 minutos por Leandro Martins

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Professor girafales

    Olha só quem estava na arena assistindo ao jogo do Corinthians kkk

    Última resposta há 16 segundos por Pastel de_Flango

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Raphael Braga Salvioli

    Discordo das críticas ao António Oliveira

    Última resposta há 16 segundos por Manuel Silva Miguel

    195respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Escandolhero Martinho

    Já deu de Romero né fiel?

    Última resposta há 32 segundos por Leandro Martins

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Anderson Dimarccione

    Camisa preta torcedor (supporter) fora de cogitação

    Última resposta há 34 segundos por Rafael Vicente

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Chaves

    O meme que todo corintiano respeita

    Criado em 42 segundos por Marcos Chaves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    Garro, pós jogo

    Criado em 9 minutos por Sandra Lima

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caio

    Kayke

    Última resposta há 1 minuto por Leonardo Fernando

    3respostas

    acessar o tópico