Venha fazer parte da KTO
x

Post de Luiz Geraldo Da Silva no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parcela desse resultado e culpa desse português do #$!@% !

Eu pergunto, porque entra com o time que iniciou o jogo?

Time covarde, com Piton e Du Queiroz que está jogando nada faz tempo, depois toma o gol e aí faz o que todo mundo esperava, e o rendimento do time melhora!

O Flam**** fez certo entrou com os melhores fez o resultado e depois foi tirando os jogadores essenciais!

E nós ficamos correndo atrás do resultado!

Massacramos o Flam**** no segundo tempo, nas e duro mudar um placar em uma final!

E digo mais toda vez que tem um jogo decisivo, lá vem esse português do #$!@% com suas fórmulas mágicas, e nós #$!@% mos!

Fazer o que alguém precisa chegar e falarPARA DE QUERER SER ESTRELA, #$!@% !

em Bate-Papo da Torcida > Análise tática do jogo Flamengo x Corinthians - tática falha, mas...

Em resposta ao tópico:

Primeiramente, devo avisar que o artigo original foi excluído devido a um bug do site. Lamento pelas pessoas que começaram a interagir. O que estão lendo aqui não é o texto original porque não costumo salvar no meu pc. Ainda assim, tentarei reunir alguns dados.

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/1228821/pre-analise-tatica-do-flamengo-estatisticas-dados-e-possiveis-abordagens-na-final Pré-análise tática do Flamengo – Estatísticas, dados e possíveis abordagens na final No início eu não gostava da ideia de fazer pré-análises para evitar exposição desnecessária, tanto nossa quanto deles. Mas futuramente eu me lembraria de que... meutimao.com.br meutimao.com.br

Na pré-análise que eu fiz (link acima), quando soube que o Corinthians viria para um 5-3-2 com um falso zagueiro mesclando para um 4-3-3, não gostei nem um pouco por dois motivos: primeiro porque ficou visível que jogaríamos com marcação baixa e isso é uma péssima ideia diante do Flamengo; segundo, que se fosse para explorar um zagueiro que fosse ao ataque, então que colocasse ou Bruno Méndez ou Raul Gustavo, dando preferência ao Méndez. Fábio Santos já jogou como zagueiro, mas contra o Flamengo precisa ter mobilidade e velocidade. Se no primeiro jogo Fausto Vera sofria para recompor defensivamente com as descidas em má hora do Fagner, com esse esquema aí é que piorou, porque por várias vezes quase perdemos por mais gols devido a contra-ataques pelos lados e por dentro de modo que Fausto nem conseguia se recompor, além de minar com a principal característica dele que é agir como um camisa 8/10 por dentro, embora ele tenha sim quase decidido o jogo em mais de uma ocasião dessa forma. Era por isso que não queria Fausto de titular — e entendo o nível da minha opinião impopular quando sugeri para não ser escalado, porém nunca chamei Fausto de ruim, apenas que ele não possui as características que dizem que possuem — mas o esquema abordado minou completamente com Fausto Vera, ainda mais com Vidal de titular. E foi só quando Adson, Maycon, Vital e Giuliano entraram é que realmente melhorou, usando o 3-4-3 em definitivo. Talvez seja a hora de rever a jogabilidade de Fausto Vera.

Com olhos analíticos, vamos analisar a partida. A proposta aqui é mostrar que, além do erro de Vitor Pereira — cuja ideia foi boa mas a abordagem foi ruim —, houve outro erro envolvendo um jogador muito específico que a torcida, erroneamente, acusou de não jogar bem. Vamos ao jogo.

PRIMEIRO TEMPO

Como eu disse desde o primeiro jogo e na pré-análise, o meu temor era a presença de Vidal no Flamengo, pois o poderio de passe e infiltrações era muito maior com ele em campo. Além disso, com o esquema abordado por VP, temia que as jogadas por dentro do Flamengo fossem mais incisivas devido ao Fábio Santos ter dificuldade de contornar tal situação. Foi a soma dessas duas coisas que saiu o primeiro gol, aonde Éverton Ribeiro, por dentro e na grande área, passou para Pedro fazer o gol. Uns 2 minutos mais tarde, em um contra-ataque, quase tomamos gol, aonde eles passaram pelo lado do Fábio Santos e tentaram fazer o gol pelo meio.

O Corinthians tentava se soltar, mas de pouco adiantava. Por várias vezes, notei um buraco no meio do Flamengo e nenhum jogador do Corinthians estava ali, ficando visível que tentariam jogadas por amplitude. Ao invés de Piton, era Fábio Santos que interagia mais com Roger Guedes. Criamos bons perigos, principalmente com Renato Augusto, Fausto Vera e Yuri Alberto, mas foi um jogo aberto para os dois lados.

Aqui devo fazer uma menção de louvor ao Du Queiroz: essa foi uma das melhores partidas dele. Muito das construções e passes perigosos vieram dele, principalmente as por dentro. Em construção de jogadas, ele foi melhor do que Fausto. Aliás, pra mim, o nome do primeiro tempo foi Du Queiroz.

Muitas das melhores chances nossas foram em jogadas por dentro. Por isso que eu insisti na pré-análise para jogar assim, pois o Flamengo não consegue impedir jogadas assim. E foi por isso que Fausto Vera e Renato Augusto foram perigosos.

Olhem o mapa de posicionamento médio, que prova o quanto o Flamengo (vermelho) buscou explorar principalmente os lados, sabendo que a recomposição seria lenta. Mas os ataques do Corinthians pelo meio, como está nesse mapa, só aconteceu após os 25 minutos, antes era exclusivamente pelo lado direito. E notem como a interação com o Fagner foi bem maior do que pelo lado esquerdo.

E se olharem o mapa de calor, ficará bem evidente o quanto fomos previsíveis em atacar quase que exclusivamente pela direita com Fagner. Agora notem o Flamengo: o posicionamento deles foi muito mais aberto e compactado do que o do Corinthians, e muito disso, como eu disse antes, se deve a conexão Vidal/Éverton Ribeiro/Arrascareta.

PROVANDO QUE Lucas PITON NÃO TEM CULPA

A primeira coisa que ficou altamente visível para mim foi notar o quanto Renato Augusto, Balbuena, Fausto Vera, Fábio Santos e Fagner interagiram entre si – e olhem a quantidade de oportunidades que Lucas Piton teve em passar a bola. Em outras palavras, Lucas Piton sofreu desonestidade coletiva dos outros jogadores sem necessidade nenhuma— aliás, desonestidade coletiva nunca é necessário. E o mais ridículo disso tudo é que a principal função de Piton era de fazer a dobradinha com Roger Guedes — mas como raios ele iria fazer isso sendo que mal havia interação com Piton? Com isso, o time ficou mais previsível e as bolas foram tomadas com facilidade, pois o Flamengo sabia que o elenco seria egoísta com Lucas Piton.

Se há uma coisa que me tira do sério é essa desvalorização com o jogador. Esse tipo de atitude deveria ser punido com a reserva, botando no lugar jogadores que não ajam dessa forma. Agindo assim prejudica totalmente o elenco porque nos torna previsíveis, e isso foi uma das coisas que nos custou o título.

SEGUNDO TEMPO.

Vitor Pereira, de forma ousada, coloca Adson no lugar de Lucas Piton, mudando em definitivo para um 3-5-2 alternando para 3-4-3. E o Flamengo depois tirou Vidal saiu para a entrada de Matheuzinho, e aí senti as esperanças voltarem, pois o Flamengo perdia a sua principal peça de construção.

Começamos a sufocar cada vez mais. VP mais uma vez é ousado e coloca Giuliano no lugar de Du Queiroz, aprofundando as jogadas por dentro e fazendo com que criássemos mais perigos. Devido a isso, Dorival coloca Fabrício Bruno, um zagueiro, no lugar de Thiago Maia, e aí o Flamengo ficou na defensiva.

Devido a isso, VP fez a alteração que eu adorei: colocou Maycon e Mateus Vital no lugar de Fausto Vera e Róger Guedes. Isso fez com que Adson jogasse mais na sua função real de camisa 10 (meia-atacante-central), enquanto Vital jogava pela meia-esquerda. Maycon garantiria a solidez defensiva. E então o gol saiu: após cruzamento de Vital, Fábio Santos desvia de calcanhar, Adson, no meio, tenta finalizar e não consegue, mas a bola sobra pra Giuliano, que fez o gol.

CONCLUSÃO

Pode-se dizer que no primeiro tempo o Flamengo mereceu ganhar, mas no segundo fomos nós que merecemos. Como eu disse há algum tempo, não é demérito perder para o Flamengo. Erramos por dois motivos: primeiro pela falha estratégica de VP e segundo pela negligenciação de Lucas Piton. Mas isso não quer dizer que VP tenha que sair, pelo contrário, ele tem sido o melhor técnico nos últimos tempos.

Agora é iniciar o planejamento para o ano que vem. Se a CBF realmente der a premiação da Copa do Brasil no equivalente a 90 milhões de euros como está sendo dito, a nossa prioridade para essa competição deve ser altíssima: 90 milhões de euros dá pra comprar quase todo um time titular. Creio que para o ano que vem temos que concentrar nossos esforços em contratar ou pegar jogadores da base, principalmente pontas, já que não temos reservas para tal função. Quero crer que o ano que vem será tão produtivo como foi esse ano, só que com mais títulos.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Luiz Geraldo Da Silva

Réplicas desse post

Foto do perfil de Ediceu

Ediceu 160 posts

@ediceu.almeida em 21/10/2022 às 12:28

Também acho que em jogos decisivos é loucura fazer esse tipo de escalação, os jogadores não estão confortáveis com a mudança, ainda mais em uma final na casa do adversário.

Os tropeços durante a temporada foi mais por essas atitudes do VP.

Entendo que o time precisa ter alternativas de jogo, porém precisam ser treinadas, tempo esse que o próprio treinador várias vezes reclamou que não teve.

Então ele mesmo cai em contradição nas próprias ideias.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Pedro Pojar

    Carlos Miguel e sua reposição de bola

    Última resposta há 3 segundos por Marco M.

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de CLUBE PEUGEOT 2008

    O que dizia a carta recebida por Paulinho em campo

    Última resposta há 3 segundos por Sandro panontin

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João pedro Mateus de souza9

    Fabio Santos caiu na real

    Última resposta há 4 segundos por Philippe Dutra

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Adeildo Félix

    O Antonio é fraco e ponto final

    Última resposta há 6 segundos por Th Vargas

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Se entrar com Paulinho geladeira no lugar de raniele ressuscita o Flamengo sábado

    Criado em 7 segundos por Vinicius

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ricardo Boni

    Corinthians está criando um monstro!

    Última resposta há 7 segundos por Jefferson Ribeiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Fernando

    Além dos 3 pontos que o time precisa tem a chance d derrubar o técnico que menosprezou o Corinthians

    Criado em 11 segundos por Leonardo Fernando

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MUTLEY CORINTIANO

    Essa que é a verdade

    Criado em 1 minuto por MUTLEY CORINTIANO

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    Já está na hora do Carlos Miguel parar com esse personagem

    Última resposta há 11 segundos por Torcedor Corinthiano

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Safio Corinthians

    Machões da Fiel atacando o Yuri

    Última resposta há 13 segundos por Antonio Carlos

    26respostas

    acessar o tópico