x

Post de Capitão no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

Sempre suspeitava que alguns da diretoria frequentavam o site. A maior prova está aí rs

em Mercado da bola > Endividamento do SCCP em 2022 - Adicionando informações sobre a...

Em citação ao post:

Olá, Fiel que interage nesse portal!

Aqui é Wesley Melo, Diretor Financeiro do Corinthians.

Também sou leitor do Meu Timão e do Vessoni. E se me permitem, gostaria de adicionar alguns comentários e informações aqui sobre a matéria divulgada nesta quinta-feira.

Nosso clube vem melhorando as condições financeiras de forma contínua. Os resultados que apresentamos ao Conselheiro Deliberativo na noite de 14/12/2022 demonstram isto. Resultados que foram aprovados por unanimidade em todos os poderes do clube: Conselho Fiscal, CORI e CD. E isto não se deve a questões políticas de situação/oposição. Isto é demonstração clara de que temos voto de confiança dos poderes importantes que representam a Fiel dentro do nosso clube.

Pelo segundo ano consecutivo vamos ter superávit, depois de anos de déficts significativos. Em 2021 o superávit foi de R$ 5,7 milhões. E para 2022, estamos prevendo fechar em R$ 12 milhões.

Existe um indicador muito importante que é o Superávit Operacional. Equivalente ao EBITDA, muito usado por empresas de grande porte.

O Superávit Operacional em 2021 foi de R$ 134 milhões, e o previsto para fechar em 2022 é de R$ 180 milhões.

Infelizmente vivemos um período de juros muito elevados no Brasil. A taxa básica de juros (SELIC), que estava em 2% ao ano em 2020, hoje está em quase 14%. Percebam que crescimento agressivo. Isto nos gera uma despesa financeira muito elevada.

Mas mesmo com esses juros exorbitantes, conseguimos manter resultado final em superávit nos dois anos de gestão até o momento. Graças ao crescimento de receitas (R$ 503 milhões em 2021 e projetados R$ 766 milhões para 2022) e controle de custos.

O nosso endividamento está controlado. Sempre foi nosso planejamento 'estancar o crescimento da dívida'. Duilio sempre deixou claro 'que o nosso título nessa gestão seria pagar contas'.

O endividamento do clube em 2019 era de R$ 783 milhões. Em 2020 foi para R$ 949 milhões. Em 2021, R$ 912 milhões. E para este ano, projetamos R$ 949 milhões.

Percebam que não há grandes variações nesses patamares de endividamento desde final de 2020. E isto, mesmo considerando que fizemos investimentos importantes no nosso futebol para ter um time competitivo (que quase foi campeão da Copa do Brasil 2022), trazendo nomes de peso como Yuri Alberto, Fausto Vera, Balbuena e a comissão técnica portuguesa. Também considerando os juros elevadíssimos mencionados acima.

E um outro fator a ser considerado no endividamento, é a compra (assertiva até aqui) do Fausto Vera. Se não tivéssemos contratado o nosso guerreiro argentino do meio campo, esse endividamento seria menor. Mas tenham em mente que o Fausto pode ser vendido por um valor muito superior ao de aquisição. Portanto, além de retorno dentro de campo, também pode nos dar um bom retorno financeiro.

Essa gestão do Duilio será sempre transparente com a Fiel. Por isto afirmo que o nosso endividamento é sim preocupante. Mas, se mantivermos esse ritmo de crescentes superávits operacionais (que nada mais é que gastar sempre menos do que arrecada), muito em breve estaremos em situação muito melhor.

O jornada é longa, mas confiamos que estamos no caminho certo, transformando a mentalidade administrativa e financeira do nosso Coringão!

Espero ter contribuído para o debate dos senhores nesse fórum.

Abraços,

Wesley Melo

Responder ao post do Capitão

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Se pensar em quartas de final, esses serão os adversários :

    Última resposta há 11 minutos por Luan Rodrigues

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 11 minutos por Kimbo Badd

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 12 minutos por Ricardo Martins

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 23 minutos por Jorge Perna

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Corinthians negocia NR da Arena e do CT com a mesma empresa

    Última resposta há 24 minutos por Nelson 77

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 32 minutos por Nelson 77

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 36 minutos por Lucas ¨

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 39 minutos por Lucas ¨

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 48 minutos por Ariovaldo Pinto De Souza

    176votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 53 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico