x

Post de Thiago no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

Parabéns, Wesley! Essa unanimidade, em todos os orgãos competentes, é recompensadora e fruto da sua extrema dedicação. Quem te conhece e sabe da sua competência deseja que você tenha muita luz e saúde pra continuar dedicando seu conhecimento às finanças do nosso clube. Saudações Corinthianas do Sul!

em Mercado da bola > Endividamento do SCCP em 2022 - Adicionando informações sobre a...

Em resposta ao tópico:

Olá, Fiel que interage nesse portal!

Aqui é Wesley Melo, Diretor Financeiro do Corinthians.

Também sou leitor do Meu Timão e do Vessoni. E se me permitem, gostaria de adicionar alguns comentários e informações aqui sobre a matéria divulgada nesta quinta-feira.

Nosso clube vem melhorando as condições financeiras de forma contínua. Os resultados que apresentamos ao Conselheiro Deliberativo na noite de 14/12/2022 demonstram isto. Resultados que foram aprovados por unanimidade em todos os poderes do clube: Conselho Fiscal, CORI e CD. E isto não se deve a questões políticas de situação/oposição. Isto é demonstração clara de que temos voto de confiança dos poderes importantes que representam a Fiel dentro do nosso clube.

Pelo segundo ano consecutivo vamos ter superávit, depois de anos de déficts significativos. Em 2021 o superávit foi de R$ 5,7 milhões. E para 2022, estamos prevendo fechar em R$ 12 milhões.

Existe um indicador muito importante que é o Superávit Operacional. Equivalente ao EBITDA, muito usado por empresas de grande porte.

O Superávit Operacional em 2021 foi de R$ 134 milhões, e o previsto para fechar em 2022 é de R$ 180 milhões.

Infelizmente vivemos um período de juros muito elevados no Brasil. A taxa básica de juros (SELIC), que estava em 2% ao ano em 2020, hoje está em quase 14%. Percebam que crescimento agressivo. Isto nos gera uma despesa financeira muito elevada.

Mas mesmo com esses juros exorbitantes, conseguimos manter resultado final em superávit nos dois anos de gestão até o momento. Graças ao crescimento de receitas (R$ 503 milhões em 2021 e projetados R$ 766 milhões para 2022) e controle de custos.

O nosso endividamento está controlado. Sempre foi nosso planejamento 'estancar o crescimento da dívida'. Duilio sempre deixou claro 'que o nosso título nessa gestão seria pagar contas'.

O endividamento do clube em 2019 era de R$ 783 milhões. Em 2020 foi para R$ 949 milhões. Em 2021, R$ 912 milhões. E para este ano, projetamos R$ 949 milhões.

Percebam que não há grandes variações nesses patamares de endividamento desde final de 2020. E isto, mesmo considerando que fizemos investimentos importantes no nosso futebol para ter um time competitivo (que quase foi campeão da Copa do Brasil 2022), trazendo nomes de peso como Yuri Alberto, Fausto Vera, Balbuena e a comissão técnica portuguesa. Também considerando os juros elevadíssimos mencionados acima.

E um outro fator a ser considerado no endividamento, é a compra (assertiva até aqui) do Fausto Vera. Se não tivéssemos contratado o nosso guerreiro argentino do meio campo, esse endividamento seria menor. Mas tenham em mente que o Fausto pode ser vendido por um valor muito superior ao de aquisição. Portanto, além de retorno dentro de campo, também pode nos dar um bom retorno financeiro.

Essa gestão do Duilio será sempre transparente com a Fiel. Por isto afirmo que o nosso endividamento é sim preocupante. Mas, se mantivermos esse ritmo de crescentes superávits operacionais (que nada mais é que gastar sempre menos do que arrecada), muito em breve estaremos em situação muito melhor.

O jornada é longa, mas confiamos que estamos no caminho certo, transformando a mentalidade administrativa e financeira do nosso Coringão!

Espero ter contribuído para o debate dos senhores nesse fórum.

Abraços,

Wesley Melo

Responder ao post do Thiago

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Manoel Corinthians

    A Escócia vai ganhar do Brasil

    Última resposta há 12 segundos por leandro t bezerra

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 27 segundos por Phil Corintiano

    62respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 58 segundos por Shaolin MatadorDePorco

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gabriel Almeida Bastos

    Vasco encaminha intervenção judicial, e aqui nada...

    Última resposta há 1 minuto por vinelsu

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jorge Neto

    Emerson Sheik vs. Boca Juniors | Final da Libertadores 2012

    Última resposta há 2 minutos por leandro t bezerra

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Titia Lelila ficou pistola com o Fórum kkkk

    Criado há 3 minutos por Bruno C.

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 3 minutos por Felipe Silva

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 4 minutos por Jefferson Bertoncello

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cleder Rogerio Maximo

    Aleatório ou não! Todos títulos do Timão são importantes, mas a Copa do Brasil de 1995 e a

    Última resposta há 4 minutos por Fernando Zemetek

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 3 horas por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico