Venha fazer parte da KTO
x

Post de Diego no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Excelente. Isto posto acho que o paulista deveria ser utilizado como espaço de investigação para essas dinâmicas. Ou seja, elaborar e executar repertórios considerando os jogadores disponíveis, suas virtudes e deficiências, e o funcionamento dessas relações.

Obviamente, esse laboratório não exime o Corinthians de vencer jogos contra times muito mais modestos e limitados.

em Bate-Papo da Torcida > Formação tática significa algo em campo?

Em resposta ao tópico:

Vejo muito torcedores, comentaristas, e até técnicos, debaterem muito sobre formações táticas, seja 4141,433,442,352,343, entre várias outras. Mas essas formações realmente dizem algo em campo?

Pegando como exemplo o 4141. O 4141 do Tite era diferente do 4141 do Sylvinho. Com Sylvinho, os extremos da segunda linha de 4 jogavam majoritariamente abertos, seja com Róger Guedes, Willian, Gabriel Pereira, Mantuan ou Adson, esses jogadores tinham por função jogar em amplotude e alargar o campo. Já com Tite, os extremos tinham mais liberdade. Em 2015, Malcom entrava mais na área, podia trocar de lado, enquanto Jadson mal ficava na ponta, sempre caia para o meio para armar o time junto com Renato Augusto.

Outro exemplo é o 442 losango que o Lázaro usou contra o Bragantino, que é diferente do 442 losango aplicado pelo Dorival no Flamengo. No Flamengo os laterais tinham bastante liberdade de atacar, e os meias jogavam por dentro. Filipe Luis jogava mais por dentro quando entrava, mas Rodinei e Ayrton Lucas jogavam em amplitude, atacando muito. O 442 usado pelo Lázaro no domingo os laterais jogavam mais recuados, e quem fazia o papel de abrir em campo era os meias, ou as vezes um atacante. O que se viu muito foi Du Queiroz, Giuliano e Róger Guedes abrindo em campo no lado que a bola estivesse.

Uma diferença clara que um mesmo sistema apresenta, que é observado no futebol europeu, é entre o 433 do City e do Liverpool. O time do Klopp tem como marca os laterais atacando muito e os pontas centralizando, com os meias fazendo a saída de jogo e armando mais de trás. Já no 433 do Guardiola os laterais jogam por dentro, e são eles que armam por trás, enquanto os pontas jogam abertos e os meias que se aproximam do 9. E mesmo esse sistema varia muito em ambas as equipes. Tem jogos que o cancelo joga atacando mais aberto, enquanto em outros ele joga por dentro. Tem jogos que observamos o time fazer uma saída de 3. E vale o mesmo para o Klopp, que está usando até o Arnold por dentro em certos jogos. O principio de atacar de ambas as equipes é diferente também. Enquanto o Liverpool procura um jogo mais vertical, e com mais mobilidade, o City procura um jogo mais curto, construido, e com uma equipe mais posicional, com os setores bem preenchidos por seus jogadores.

Dito isto, para que serve esse debate incansável sobre sistemas táticos? Se o time está no 433,442,343, que diferença faz? Se o que realmente importa são as dinâmicas ofensivas da equipe, coisa que não dá pra por no papel devido à grande complexidade. Já vi muito torcedor nesse fórum apontar que o time deveria jogar em tal formação, mas é um debate extremamente superficial, pois, apntar uma formação não quer dizer nada em campo, já que os jogadores não ficam parados naquele desenho tático, pois fazer isso tornaria o time estático e extremamente previsivel e fácil de anular. Dizer que o time deve jogar no 442,4141, não nos diz praticamente nada sobre como a equipe irá jogar em campo.

Creio que é mais produtivo debatermos como devem ser os movimentos que a equipe deve fazer no jogo. Se o Fagner deve atacar mais por fora, ou por dentro, ou se deve ficar mais recuado, ajudando a construir de trás; se o time deve fazer uma saída a 3 ou a 2; se o Renato Augusto deve jogar entre linhas ou mais recuado, baixando para receber a bola dos zagueiros; se o Róger Guedes deve jogar mais aberto ou mais centralizado, recuando mais ou atacando mais o espaço em profundidade; se a equipe deve apostar em um jogo mais vertical ou construído; se os jogadores devem jogar com mais aproximações, ou se devem esperar a bola em seus setores. Entre tantas outras nuances que o jogo apresenta.

Isso sim é um debate pautado na realidade e não uma discussão de números que não reflete naquilo que ocorre no jogo, que sempre será muito mais complexo que alguns algarismos.

Responder ao post do Diego

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Luis Ricardo

    Pode dar certo!

    Criado em 9 segundos por Luis Ricardo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corintiano Brabu

    Atualização de Palácios e Coronado direto do CT - Imagens

    Última resposta há 15 segundos por Luiz Fernando

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Zeca Bordoada

    Camisa nova não é para jogar bola!

    Última resposta há 29 segundos por Rafael Pinheiro Machado

    44respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Douglas Sabino

    Que tristeza

    Última resposta há 45 segundos por Mario Ricardino Csapo

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rogério Souza

    Experiência de Assistir um jogo no Estádio!

    Última resposta há 56 segundos por Fernando Costa

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luz

    Eu gostei da nova fonte dos nomes e números

    Última resposta há 1 minuto por FAMILIA NASCIMENTO 7

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de jumentolino Portugues

    O pardal português está cavando o lugar desse cara no time titular no lugar do Breno Bidon

    Última resposta há 2 minutos por Humbessem Nunes

    93respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jonathan ovitski

    Kayke o bagre que quer ganhar meio milhão sem provar nada

    Última resposta há 2 minutos por Gustavo de Oliveira da Silva

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Miguel Ferreira

    Torcedores organizados do Corinthians se impressionam com coragem de Garro

    Última resposta há 3 minutos por Dermival rodrigues silva

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo Henrique

    Vamos trazer o Corinthians para o povo

    Última resposta há 3 minutos por Cassio José Oittica de Andrade

    24respostas

    acessar o tópico