x

Post de César no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

A atitude dos jogadores ontem ao final do jogo indo abraçar o Cuca foi uma afirmação do arraigado conservadorismo que persiste no futebol: aquele que reforça o machismo e chega a flertar – como vimos em comentários nas redes sociais - com a misoginia.

Quando o capitão Cássio levou os demais jogadores para o abraço fraternal e conciliador, ele se afastou das mulheres que também jogam futebol no clube, e que tiveram a coragem de se posicionarem, e também das torcedoras corinthianas que ajudam a alimentar a paixão pelo Corinthians.

A caminhada até o abraço masculino coletivo que durou alguns segundos, teve uma outra relação com o tempo, uma relação reversa que voltou ao menos trinta anos, quando a consciência social de proteção à mulher não tinha os holofotes e a representação que têm hoje.

O episódio encerrado ontem depois de apenas 1 semana me leva a outras considerações.

O futebol, mais do que não se separar do ambiente global em que está inserido, acaba por reforçar alguns aspectos mais negativos da sociedade.

O bolsonarismo escancarou mazelas humanas que imaginávamos ultrapassadas. O futebol, um pedaço representativo do retrato da sociedade, arrasta com ele as realidades que vão sendo construídas. O Corinthians, historicamente, se apresentou ao mundo do futebol como o clube que era a representação das parcelas mais populares e oprimidas da sociedade e ao longo dos seus 113 anos, clube e torcida participaram de campanhas de cidadania e de política progressista e democrática como nenhuma outra instituição do futebol brasileiro. Isso não significa que a formação da torcida corinthiana seguiu uma tendência ideológica definida. É um clube de muita gente. Mas não entender minimamente a história do Corinthians é se furtar de entender a sua essência. As redes sociais, lembrando de Umberto Eco, dão voz a um número enorme de pessoas que não faziam mal a ninguém, só aos ouvidos compartilhados das mesas de bares. Agora, essas vozes se espalham como nunca e nelas descobrimos - nós corinthianos – que vibramos por um gol ou uma vitória com uma gente estranha, que não abraçaríamos como fazíamos aleatoriamente alguns anos atrás nos estádios.

Para o bem ou para o mal, essas coisas ficaram mais escancaradas. É a realidade que temos.

Esse grupo que dirige o Corinthians há tanto tempo, não entende a essência do Corinthians e a cada dia eles escancaram esse não entendimento.

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians, a essência nem sempre entendida

Responder ao post do César

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Joao Bobao

    Eu realmente acho que chega só uns 250k para o Pedro Raul

    Última resposta há 9 segundos por Rafael CH

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Girão

    Gaviões estão caladinhos porque?

    Última resposta há 11 segundos por Maradona da Fiel

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Victor Gabriel

    3 bilhões em dividas, quatro transfer bans. Ainda existe salvação?

    Última resposta há 22 segundos por Geovani Silverio

    60respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Mais uma péssima notícia Veja!

    Última resposta há 36 segundos por Eduardo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Augusto

    Clube com mais transfer bans no mundo é o Demirspor da Turquia, são 33

    Última resposta há 44 segundos por Thiago Augusto

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ghost Corinthiano

    Corinthians enviou um e-mail para o Midtjylland

    Última resposta há 2 minutos por Tiago Mautone

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius Arantes de Jesus e silva

    Estou vendo a hora disso acontecer...

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de The Ombudsman

    E se…(duvido), mas, É SE …

    Última resposta há 4 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Se o Yuri é de primeira plateleira aqui no Brasil então contrate outro desse valor de salários

    Última resposta há 5 minutos por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Márcio

    Teremos um novo Memphis pós renovação?

    Última resposta há 5 minutos por Marcelo Silva

    98respostas

    acessar o tópico