x

Post de Thiago no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Cara, nunca use o título 'de todos os tempos' se sua lista for um recorte do que você viu.

'Todos os tempos' seria desde a fundação até hoje.

em Bate-Papo da Torcida > Meu top 10 dos maiores ídolos do Corinthians

Em resposta ao tópico:

meu top 10 dos maiores ídolos

Elaborei meu TOP 10 dos maiores ídolos do Corinthians de todos os tempos. Alguns pude ter a honra de ver jogar e acompanhar de perto. Outros só de ouvir falar mesmo, pela história que construíram no clube.

Levei em consideração a importância dos títulos conquistados, longevidade e representatividade dentro de campo para época em que cada um jogou.

Então, vamos lá:

1 - Cássio: goleiro com defesas históricas, decisivas para títulos importantes, Libertadores e Mundial de clubes 2012, principalmente. Com uma atuação histórica no Japão na final contra o Chelsea, sendo o melhor jogador da competição. Ainda está em atividade, mas continua ajudando o time em momentos decisivos. É o goleiro com mais jogos e pênaltis defendidos. Certamente quando se aposentar irá receber muitas honrarias como o maior ídolo do clube em toda sua história.

2 - Marcelinho Carioca: um dos maiores ídolos recentes, conhecido como Pé de Anjo. Para mim o maior batedor de faltas de todos os tempos. Com gols e passes decisivos, foi muito importante nos títulos da Copa do Brasil 95 e dos campeonatos brasileiros de 98,99 e mundial de clubes 2000.

3 - Rivellino: c onsiderado o jogador mais capacitado tecnicamente no primeiro século de história do Corinthians, sua bomba com a perna esquerda, apelidada de 'Patada Atômica' durante a Copa do Mundo de 70, e o drible curto, herança do futebol de salão, ajudaram a transforma-lo numa espécie de príncipe do futebol brasileiro nos tempos que Pelé reinava. Rivellino, inclusive, foi apelidado pelo jornalista Antônimo Guzman como o 'Reizinho do Parque'.

4 - Sócrates: c onhecido como Dr. Sócrates. Habilidoso e ícone do 'Corinthianismo', foi fundamental na conquista do Campeonato Paulista em 1983. Também teve papel importante lutando por causas sociais fora de campo. Com o manto alvinegro, foi campeão paulista em três oportunidades: 1979,1982 e 1983. Um ano após seu último título, em 1984, acabou vendido para a Fiorentina, da Itália.

5 - Neto: meio-campista com forte presença no ataque, Neto brilhou no Corinthians no campeonato brasileiro de 1990, levando o clube a conquistar o primeiro título dessa competição e sendo um dos principais jogadores da equipe campeã. Neto marcou nove dos 23 gols alvinegros no torneio, sendo cinco deles de falta, e foi peça importante, principalmente, na reta final do torneio. Neto era ótimo lançador, tinha bons chutes, principalmente com a perna esquerda, e foi um dos melhores cobradores de falta do país.

6 - Cláudio: Cláudio Christóvam de Pinho, mais conhecido apenas como Cláudio ou 'o gerente'. Além dos seus 305 gols, foi peça fundamental nos 12 anos em que defendeu o Corinthians, ganhando títulos, marcando gols, dando passes e sendo líder dentro e fora da equipe. Sua liderança inclusive era vista naquele time que ainda tinha Luizinho, Baltazar, Carbone entre outros, e que é considerada uma das melhores linhas de ataque do futebol brasileiro.

7 - Emerson Sheik: ganhou status de lenda entre os torcedores do Corinthians devido às suas atuações e gols cruciais durante suas duas passagens pelo clube. Ele jogou pela primeira vez pelo Corinthians de 2011 a 2014, período em que foi peça-chave no time que conquistou a Copa Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes da FIFA no mesmo ano. Ele marcou nas duas finais, tornando-se uma figura fundamental nas conquistas históricas do Corinthians.

8 - Danilo : ídolo da torcida e símbolo de frieza no futebol. Com futebol extremamente técnico, o meia conseguiu, por muitas vezes, ser decisivo em campo. Apesar de ter sido um jogador de pouca velocidade, ele compensava esse aspecto com sua qualidade e inteligência em campo. Canhoto, sua capacidade de decisão fez o atleta ser comparado com o meio-campista francês Zidane, sendo chamado, portanto de ZiDanilo. Foi uma das peças fundamentais para a conquista da Libertadores e Mundial de clubes em 2012.

9 - Tevez: o atacante argentino Carlos Tevez teve uma passagem marcante pelo Corinthians em 2005, ajudando o clube a conquistar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Apesar de pouca identificação com o clube atualmente, se tornou ídolo da torcida formando uma das maiores duplas de ataque do futebol brasileiro ao lado de Nilmar. Demostrando muita raça e dedicação pelo time, logo caiu nas graças da fiel.

10 - Ronaldo Nazário: o 'Fenômeno', pra mim é o melhor jogador do futebol brasileiro pós Pelé, e um dos maiores de todos os tempos. Ronaldo jogou no Corinthians entre 2009 e 2011, conquistando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil com o clube. Superou muitas lesões e deu a volta por cima no Timão, mesmo acima do peso e quando muitos já não acreditavam mais em seu futebol. Existe um Corinthians ANTES e um APÓS Ronaldo. Ajudou o clube a conquistar muitas coisas fora de campo, principalmente CT e estádio.

Esse é o meu TOP 10. Alguns vão discordar mas gostaria de saber a opinião de vocês. E aí, Fiel, gostaram? Fariam alguma troca?

Responder ao post do Thiago

Réplicas desse post

Foto do perfil de Antonio

Antonio 689 posts

@antonio-morales3 em 25/07/2023 às 16:41

Verdade, ele coloca Cláudio, mas viu jogar? O certo é os que vi jogar, você pode citar Wladimir, Gamarra, é complicado, todos temos justificativa para aquele ou outro jogador, mas é gostoso relembrar esses jogadores, é saudoso

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Adrian Simon

    Hoje é o fim da zica [EU ACREDITO]

    Última resposta há 7 segundos por Ignorance is bliss

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago Ferreira

    É difícil jogar no esquema tático que nos levou ao topo do mundo?

    Última resposta há 15 segundos por Adriano Gomes da Silva

    144respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Wagner Lopes

    Na Marca da Cal - 6

    Criado em 51 minutos por Wagner Lopes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcos

    Não é pussivi, não pode ser Real

    Última resposta há 26 segundos por Monkey D. luffy

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Giovani almeida

    De acordo com o Nicola

    Última resposta há 29 segundos por davido OLIVEIRA

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gringo Da fiel

    Vocês duvidam que o falador e sua diretoria de m… não deve nem estar analisando treinadores?

    Última resposta há 30 segundos por Marcelo Bechi

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Ricardo

    Boicote

    Última resposta há 32 segundos por Monkey D. luffy

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost

    Lateral esquerdo Sub - 20

    Última resposta há 36 segundos por Lucas Seltzer

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Batista Vitalício

    Mulantonio burreira tá doidinho pra voltar pra Cuiabá

    Última resposta há 37 segundos por Mulantônio Burreira

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de renan ferreira da silva

    Presidente do Cuiabá rasgou o verbo sem dó!

    Última resposta há 39 segundos por Carlos Luis

    14respostas

    acessar o tópico