Porém a conta mais realista seria ver quantos seguidores o time tem no Instagram que é a principal rede social. É GRÁTIS, segue quem quer.
Mas quando se trata de doação/vaquinha/seja já qual for o nome, duvido muito movimentar mais que 1 ou 2% dessa galera. (o que daria uns 100 a 200 mil pessoas, e que curiosamente é o número médio geral do Fiel Torcedor)
Mas mesmo que não consiga o valor total, conseguindo 50% ou mais do valor da quitação já seria incrível.
Muito se fala do tamanho da torcida do Corinthians, e como seria fácil a torcida quitar a dívida da Neo Química Arena. A gaviões lançou um projeto em que a diretoria não tem como mexer na arrecadação, mas esse não é o pior problema da campanha: a situação econômica do país e a falta de confiança na diretoria do Timão para administrar o clube mesmo sem essa dívida, são. Ao noticiar a campanha aqui no Meu Timão, era clara a divisão de opiniões dos torcedores mesmo dentro de um site focado no Corinthians. Então quais são as possibilidades do financiamento dos torcedores?
100% de adesão dos torcedores: Esse cenário é impossível, mas com 30 milhões de torcedores a conta ficaria muito leve. R$706.000.000,00 ÷ 30.000.000 = R$23,53
50% de adesão: Irreal, principalmente no momento conturbado da diretoria e da economia do país. R$706mi ÷ 15mi = R$47,06
20% de adesão: Ainda distante da realidade. Boa parte da torcida corintiana não tem acesso ao estádio. É pouco provável que tantos torcedores tirariam do próprio bolso pra pagar algo que nunca terão acesso. R$706mi ÷ 6mi = R$117,66
10% de adesão: Me parece mais palpável, apesar de achar que na hora do 'vamo-vê' muitos dos que falaram que ajudariam acabariam sumindo. O parcelamento começa a fazer sentido. R$706mi ÷ 3mi = R$235,33 ou 5x R$50,00
5% de adesão: Pra mim, parece o melhor cenário mais realista. 1,5mi de torcedores contribuindo. Mas o valor já ficaria mais pesado. R$706mi ÷ 1,5mi = R$470,66 ou 10x R$50,00
1% de adesão: Pior cenário, mas realista. 300.000 torcedores colaborando. O problema aqui é o valor. A maioria não colaboraria com o valor necessário. R$706mi ÷ 300k = R$2.353,33 ou 24x R$100,00
Ao meu ver, é possível. Mas a diretoria teria que entrar na jogada pra fazer a participação ficar mais atraente: sorteio de tour, camisetas, bolas, pontuação no FT e outros brindes que custariam pouco ao clube, mas trariam a sensação de recompensa ao torcedor. Um carnê de contribuição também se faz necessário, uma vez que o valor pode ficar alto pra alcançar o objetivo.
E vocês, o que acham? Concordam com os cenários realistas que apontei? Acho que estou pessimista ou otimista? É viável?