x

Post de DANIEL no fórum "Off topic" do Meu Timão

Eu não costumo entrar nessas discussões, principalmente porque existe uma falta de respeito das opiniões contrárias por parte de uma pequena parcela de pessoas aqui no Fórum, mas bora lá, eu sou economista (UFS), mestre em economia (UFS) e agora recentemente comecei a dar aula de economia básica em uma faculdade no meu estado.

Respondendo a sua pergunta, estou aqui só dar uma resposta técnica: vou começar pelas vantagens, que é o aumento do bem-estar e da qualidade de vida, mais tempo de lazer e um aumento de produtividade (é isso que se mostra em alguns países que alteraram a jornada de trabalho), fala-se de uma possível redução de custos (ex: pagar menos passagens, redução da conta de água da empresa e etc), mas isso eu discordo e vou falar logo a frente.

Agora vamos falar de produtividade, a maioria dos países que se propuseram a mudar a jornada de trabalho tem um ponto em comum, a produtividade deles são as maiores do mundo, Holanda, Bélgica e Alemanha tem produtividades acima do normal, em respectivo cada trabalhador produz por hora USD 60,06; USD 60,98 e USD 57,36 dólares, mostrando um ponto em comum, os países que alteraram a sua jornada tem um gap de produtividade maior. Agora, falando de Brasil, sua produtividade é de 10,78 dólares/hora por trabalhador, mostrando uma necessidade de aumentar sua produtividade, isso é um retrato de como o país errou no seu período de desenvolvimento da sua base industrial, mesmo quando se compara com países como o méxico, que está se discutindo mudar a jornada de trabalho.

Agora, a desvantagens de se alterar a jornada de trabalho:

Para a empresa:

Dependendo do negócio, pode existir uma necessidade de contratação de mais pessoal, para que possa manter a empresa operando sem pausa. Podendo haver prejuízo financeiro para a empresa se isso for mal planejado. Por isso, o gestor terá uma vida mais difícil, pois este precisará avaliar o índice de produtividade das equipes e intervir quando houver algum problema de produção. Isso gera um custo maior para as empresas e não vai haver contrapartida para eles, por exemplo, redução de encargos e impostos.

Já para o colaborador, poderá haver redução salarial (menos aqueles que são obrigado por lei a pagar o salário mínimo), veja, se a redução da hora, vai fazer com que precise aumentar o número de colaboradores, a empresa vai ter um peso a mais pra pagar novos salários e encargos desses trabalhadores, isso mesmo com uma baixa produtividade como vimos lá em cima, das duas uma, ou haverá uma redução salarial ou um aumento dos preços dos produtos vendidos, logo, vai ser prejudicial de qualquer forma.

Na minha visão, o governo está propondo isso de maneira eleitoreira, sabe que o país não tem condições de mudar a jornada de trabalho agora, mas com medo de perder em 2026, com os índices ruins e projeções de aumento de inflação e juros se apoia nessa proposta pra angariar apoio da população. Agora, falar em maneiras pra aumentar a produtividade, aliviar a carga tributária tanto para a população e para as empresas eles não pesam. Porque a maneira de reduzir a jornada de trabalho de forma que não tenha os riscos ai acima, é só com o aumento de produtividade e baixa de tributos para que possa haver um gap entre a produtividade, onde se possa reduzir de maneira ordenada e não por uma canetada reduzindo mais dois dias sem pensar nos contras.

Espero poder ter ajudado.

em Off topic > Quais as desvantagens do fim da escala 6x1?

Em resposta ao tópico:

Sinceramente, não consigo entender porque não votaram pra acabar com isso

6x1 é viver pra trabalhar

Responder ao post do DANIEL

Réplicas desse post

Foto do perfil de Velho

Velho 1.529 posts

@rdelfino em 11/11/2024 às 12:33

Você é o PRIMEIRO que eu leio que usa argumentos, ao invés de só repetir e compartilhar as besteiras que falam nas redes sociais.

Só sair compartilhando demagogia rasa é muito fácil, o difícil é pensar à frente.

Parabéns pela análise. Pena que poucas pessoas vão ler ou entender.

Foto do perfil de Leonardo

Leonardo 505 posts

@leonardo.felipe19 em 11/11/2024 às 12:17

É engraçado né amigo, proposta eleitoreira eles querem, agora reduzir imposto sobre bens e serviços, principalmente os que afetam a base da sociedade, reduzir encargos trabalhistas tanto para o trabalhador quanto para o empregador, isso eles não querem, porque dai mexe no bolso deles.

Foto do perfil de Gabriel

Gabriel 83 posts

@gabriel-gomes12 em 11/11/2024 às 12:14

Poh, Joseca, o cara apresenta os prós e contras de uma possível mudança da escala de trabalho e você vem com esse discusinho genérico de QI 83? Lamentável.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Ikaro

    Time interessado em André Ramalho!

    Última resposta há 3 minutos por Daniel Soares

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Willian Aleixo

    Corinthians formando seu próprio Haaland?

    Última resposta há 5 minutos por Sigmund Voodoo

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Egri

    WESLEY saindo de graça do Al-Nassr

    Última resposta há 8 minutos por Eder Linhares

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Apesar da situação financeira do clube, e das merd@s que o Yuri Alberto andou falando, é legal ver...

    Última resposta há 10 minutos por JOKER 1jz

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jorge Neto

    Bidon, com 20 anos nos pênaltis contra o Cássio, fez isso aí

    Última resposta há 12 minutos por Daniel Soares

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kellyane Santos

    Pior que um Argentino...

    Última resposta há 14 minutos por Diego José Garlet

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Weber Medeiros

    Olha o que fizeram com a gente, no Corinthians até a notícia boa traz sensação ruim!

    Última resposta há 17 minutos por Elvis Pereira

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Matando a saudade de assistir jogos históricos

    Última resposta há 20 minutos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Erros do Var na Copa do Mundo -Apostas movimentarão R$ 330 bilhões kkkkkkkkkk

    Última resposta há 20 minutos por Dellingrs

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    0s 60 convocados de Ancelotti

    Última resposta há 24 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    9respostas

    acessar o tópico