Vinicius Lima
O Corinthians, ao longo de sua rica e gloriosa história, construiu sua identidade não apenas pelos títulos conquistados, mas principalmente pela forma como os conquistou. A essência corintiana está enraizada na garra, na dedicação e na entrega dentro de campo. Por isso, enquanto é compreensível que em uma competição de alto nível seja possível perder partidas, é inaceitável que isso aconteça sem luta, sem suor e sem alma.
A atuação do time no último jogo trouxe à tona uma preocupação latente: a falta de atitude de alguns jogadores. Apatia é algo que não condiz com o DNA corintiano. Ver atletas caminhando em campo, permitindo que adversários avancem com facilidade e driblem nosso meio de campo sem resistência é um golpe para qualquer torcedor que se orgulha do grito de 'Aqui é Corinthians'. A derrota, por si só, é dolorosa, mas o que fere verdadeiramente é a ausência de luta e dedicação.
Outro ponto que ficou evidente na partida foi a limitação tática do elenco em determinadas situações. O futebol moderno exige diversidade de estratégias e alternativas para diferentes momentos do jogo. Apesar da qualidade do toque de bola e do controle de posse, o chamado 'tic-tac' é efetivo apenas quando o time está em vantagem ou tem o controle emocional da partida. Quando está atrás no placar ou precisa mudar o ritmo do jogo, é necessário um elemento a mais: velocidade. A falta de jogadores com explosão e capacidade de aceleração torna o time previsível, facilitando a vida dos adversários.
É urgente reforçar o elenco com atletas que tragam essa dinâmica, que possam alterar o ritmo da partida e incomodar os goleiros adversários com finalizações perigosas e incisivas. O Corinthians precisa se reinventar durante os 90 minutos, explorando variações táticas que surpreendam o adversário e renovem o ânimo da equipe.
Assim, é fundamental que a comissão técnica e a diretoria tomem providências para corrigir os erros e reestruturar a postura da equipe. O Corinthians pode perder, sim, porque isso faz parte do esporte. Mas perder sem demonstrar alma é trair a essência do clube. A torcida jamais abandonou o time e espera o mesmo em contrapartida: que os jogadores nunca abandonem a luta.




