x

Post de Stephane Guilhermino no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Cada vez mais me convenço que 2012 foi uma falha na Matrix

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians tem mais gols no Rio-São Paulo do que na Libertadores e...

Em resposta ao tópico:

O Corinthians foi eliminado, na última terça-feira, de mais uma competição continental: a Copa Sul-Americana. Mais do que a eliminação em si, o que tem causado maior angústia nos torcedores é a forma como ela aconteceu. Ainda assim, é impossível ignorar uma realidade incômoda: o clube segue enfrentando enormes dificuldades para se firmar em torneios internacionais.

Se por um lado, ostentamos com orgulho o título de clube brasileiro com mais conquistas no Mundial de Clubes da FIFA, por outro, estamos longe de apresentar o mesmo protagonismo nas competições organizadas pela Conmebol.

Durante muitos anos, o Torneio Rio-São Paulo foi uma das competições mais tradicionais do país, reunindo confrontos diretos entre as duas maiores escolas do futebol nacional. Com o tempo, passou por reformulações, mudanças de formato e chegou a contar com clubes de fora dos eixos Rio–São Paulo. Ao todo, foram 28 edições, das quais o Corinthians participou em 25 e conquistou o título cinco vezes.

Na Libertadores, o clube esteve presente em apenas 19 das 66 edições realizadas até hoje. Já na Sul-Americana, foram 10 participações.

Curiosamente, se somarmos as presenças nas duas principais competições continentais, o número supera com folga as participações no Torneio Rio-São Paulo. Então, por que o Corinthians não consegue ter o mesmo desempenho? Por que, mesmo com mais oportunidades, o clube não traduz essa presença em protagonismo?

Isso é algo que tem incomodado a torcida há anos e, depois de 2012, parecia que tinha sido exorcisado, mas não foi.

Abaixo eu deixo a tabela de gols do Corinthians por competições. Se você olhar bem e fizer uma conta básica de adição vai perceber que nem se somarmos os gols da Libertadores e da Sul-Americana, chegamos aos gols que o clube já marcou numa competições que nem existe mais e da qual partipou menos.

Gols do Corinthians por competição em toda história
Campeonato Gols Gols por jogo
Campeonato Paulista 5335 2.01
Campeonato Brasileiro 2235 1.33
Torneio Rio-São Paulo 371 1.76
Copa do Brasil 306 1.59
Libertadores da América 229 1.61
Amistosos 125 2.98
Copa Sudamericana 84 1.35
Varzeano 60 1.67
Mundial de Clubes 8 1.33
Recopa 4 2.00
Torneios internacionais 4 2.00
Torneios estaduais e interestaduais 2 0.67

Isso só mostra que o Corinthians vem num declínio interminável e que a situação está cada vez pior. Se outrora caíamos nas oitavas, quartas ou semi, agora sequer chegamos lá.

Algo precisa ser feito e não é só dentro de campo. A torcida precisa assumir o protagonismo das decisões desse clube ou tempos ainda mais sombrios nos esperam.

Responder ao post do Stephane Guilhermino

Réplicas desse post

Foto do perfil de Galego

Galego 991 posts

@galego.ninja em 29/05/2025 às 21:58

E nada irmão

Aquele time de 2012 ainda é melhor que seleção brasileira de Hoje

Pode ter certeza

Time competente

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 26 segundos por Mosqueteiro

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 55 segundos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    Off - Esse Julián Alvarez é um animal

    Criado há 2 minutos por Cr7 Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 4 minutos por Azazel Zel

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 4 minutos por Marcelo Carlos Boaroto Ferreira

    76votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Stewie Chinês

    Cristiano Ronaldo pode não ser maior (no geral) que o Messi, mas...

    Última resposta há 5 minutos por All Colatra

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar para quem ainda não entendeu a lógica do PSJ

    Última resposta há 6 minutos por caveira SCCP

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Conde de Montecristo

    "Investigado por embolsar dinheiro do Corinthians troca depoimento pela Copa do Mundo"

    Última resposta há 7 minutos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Girão

    Corinthians quebrou

    Última resposta há 7 minutos por All Colatra

    3respostas

    acessar o tópico