x

Post de FEL no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Qual é a sua sugestão?

em Bate-Papo da Torcida > SAFIEL: Tem que ser muito otimista pra acreditar que vai dar certo

Em resposta ao tópico:

Fala, Fiel!

O projeto SAFIEL, proposto por torcedores como uma alternativa à tradicional SAF, voltou a ser debatido entre a torcida. A ideia parece boa no papel: transformar o futebol do Corinthians em uma empresa, levantar dinheiro com a torcida e investidores, e usar essa grana pra pagar dívidas e melhorar a gestão do time.

Mas será que funciona na prática? (leia tudo antes de vir deixar seu elogio nos comentários)

O que é o SAFIEL?

O SAFIEL propõe criar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) com base popular. Ao invés de vender o controle do futebol para uma empresa estrangeira, o projeto quer que a torcida vire sócia. Como? Comprando cotas de R$ 50 até R$ 10 milhões.

Com isso, a meta seria arrecadar até R$ 1,5 bilhão. Esse dinheiro seria usado para pagar as dívidas do clube, especialmente a da Neo Química Arena, e para tornar o futebol do Corinthians financeiramente saudável.

Mas esse dinheiro vem de onde?

Essa é a primeira dúvida séria.

A proposta parte do princípio de que a torcida e alguns investidores “fiéis” vão colocar o dinheiro. Só que a realidade não é tão simples, como a vaquinha para a quitação da arena está demonstrando.

Vamos ser sinceros: tem que ser MUITO otimista pra acreditar que isso vai acontecer.

Fiz uma simulação usando a IA com números reais (o site não aceita tabela, então resumi aqui):

Considerei as receitas médias do futebol do Corinthians: bilheteria, patrocínio, TV, venda de jogadores. Projetei três cenários para os próximos 5 anos:

No cenário conservador (time mal, gestão fraca, pouco crescimento), o investidor perde mais de 60% do dinheiro investido.
No cenário intermediário (crescimento moderado, gestão razoável), o investidor praticamente empata. Fica 5 anos com o dinheiro parado pra ganhar quase nada.
No cenário otimista (gestão profissional, bom desempenho, valorização), o investidor pode até dobrar o que colocou.
Resumindo: só vale a pena do ponto de vista de investimento se tudo der MUITO certo. E a gente sabe que, no Corinthians, as coisas costumam ser bem mais difíceis.

Pontos positivos da ideia:

Permite que a torcida participe diretamente da reconstrução do clube.
Evita entregar tudo pra investidores estrangeiros, como aconteceu em outros clubes.
Pode trazer uma gestão mais profissional, se for bem organizada.

Problemas sérios:

Arrecadar R$ 1,5 bilhão com a torcida e investidores é improvável.
Exige mudança no estatuto do clube, e isso depende de jogo político e lá nem todo mundo quer o bem do Corinthians.
Sem garantias de transparência, a SAF pode cair nas mesmas práticas ruins de hoje, só com um nome bonito.
Pode causar divisão entre torcedores que podem investir e os que não podem.

Ou seja...

A SAFIEL é uma ideia inovadora, mas extremamente difícil de colocar em prática. Não basta boa vontade. É preciso dinheiro, governança, competência e uma torcida organizada e unida num nível que raramente vemos quando o assunto é política do clube.

Se nem conseguimos arrecadar dinheiro suficiente pra ajudar a pagar a Arena, como vamos levantar R$ 1,5 bilhão pra salvar o futebol?

Se você pensa em apoiar esse projeto, faça isso com os olhos abertos. Ele só dá certo com organização impecável, gestão profissional e apoio massivo. Sem isso, vira mais uma ideia boa que morre na praia.

O que você acha?

Responder ao post do FEL

Réplicas desse post

Foto do perfil de Chora_porco

Chora_porco 3.414 posts

@jm.corinthiano em 12/06/2025 às 05:38

Investimento de algum grupo estrangeiro que quite as dívidas, como foi feito no Bahia. Esquece essa história de torcida ajudar. Vivemos em um país falido.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Juan Sebastian veron

    Brasil já nas quartas por em enquanto só moleza

    Criado há 1 minuto por Juan Sebastian veron

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Alien X

    O Uruguai é o Palmeiras das seleções

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Zé Fiel da Quebrada

    Qual seleção da Copa do Mundo vocês gostariam de ver enfrentando o Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Gumercindo Aguiar

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 3 minutos por Fernando Zemetek

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Ailton Maschio Gomes

    Off: 6x0!

    Última resposta há 3 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Valverde

    Última resposta há 3 minutos por Leonardo De Paula

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians - Clean Sheets

    Última resposta há 5 minutos por Fernando Zemetek

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcelo Naka

    🚨Qual é o medo do Stabille? Assina a proposta não vinculante! 🚨

    Última resposta há 7 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Vozinha tem que agradecer o Muslera

    Última resposta há 7 minutos por ROSANA RSN

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Moretti

    Marcelo Bielsa é um Joel Santana Argentino

    Última resposta há 7 minutos por Gustavo Marichal

    13respostas

    acessar o tópico