x

Post de Danilo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ninguém faz nada nesse time, nem os que ganham acima de milhão e você fala de um cara que só serve para se sacrificar para o time? Ninguém perde bola e faz o que ele faz, corre o quanto aguenta, se doa demais nas qualidades dele, ganha 500mil e você fala dele? Vai cobrar Memphis, Garro, Martines, Caca, Félix, Bidu, Ramalho, Gustavo, Carrilho, com esse time nem CR7 consegue fazer alguma coisa. O time está uma sic e pelo visto vai piorar mais ainda. Quando ele sair quero ver em quem vocês vão botar culpa, pq o time todo é ruim.

em Bate-Papo da Torcida > Os números não mentem: a superestimação de Romero no Corinthians...

Em resposta ao tópico:

Chegando em 2014, Romero deu início a sua primeira passagem com a camisa do Corinthians. O paraguaio demorou a engrenar e apenas em 2016 após desmanche do elenco campeão brasileiro de 2015 ele começou a ter mais oportunidades e se consolidou como jogador importante em 2017, sendo um dos pilares do time pela sua entrega tática, principalmente no apoio defensivo, que foi o setor de destaque do elenco campeão paulista e brasileiro. Sua primeira passagem sempre será reconhecida pelo torcedor com bons olhos, o “garotinho desespero” conquistou os torcedores pela sua entrega.

Em 2023 Romero volta ao clube gerando dúvidas, por conta de sua saída tumultuada em 2019, que segundo os dirigentes da época, Romero pedia renovação salarial em dólar, que não foi aceita e por conta disso passou meses treinando separado do elenco.

Este artigo traz um olhar sincero e com dados sobre o REAL DESEMPENHO de Romero em sua segunda passagem pelo Timão, mostrando que a sensação criada de que ele é um jogador decisivo é uma grande invenção e exagero de boa parte da torcida.

A grande motivação deste texto é a irritação ao perceber duras críticas que alguns jogadores como Yuri Alberto, Memphis e até mesmo Cássio sofreram enquanto Romero passa ileso muitas das vezes pela narrativa que ele salvou o Corinthians do rebaixamento, por exemplo.

1 - Romero não salvou o Corinthians do rebaixamento.

Essa visão distorcida se baseia nos últimos 6 jogos do Brasileirão 2023, nos quais Romero marcou 6 gols, uma excelente média do atacante, mas não foi necessariamente o que salvou o Corinthians. O Corinthians terminou o campeonato com 50 pontos, caso não houvessem os gols do paraguaio nesses 6 jogos, o Corinthians terminaria a competição com 45 pontos, também fora do Z4.

Outros fatores decisivos: a chegada de Mano Menezes, desempenho dos rivais diretos (como Bahia, Vasco e Cruzeiro), além de oscilações dos próprios adversários. A narrativa de “salvação individual” reduz a complexidade da manutenção na Série A. Portanto, se Romero é tão valorizado por conta desses 6 gols em 6 jogos, Yuri Alberto deveria ter uma estátua em Itaquera, no Brasileiro de 2024 o atacante foi o artilheiro da competição com 15 gols, fundamental na arrancada de 9 vitórias consecutivas.

2 - Romero é pífio em clássicos.

Romero é mais lembrado por provocações do que por desempenho em campo contra os rivais: chamar o Santos de time pequeno ou dar embaixadinhas contra o Palmeiras, por exemplo. Mas os números não mentem:

Romero x Palmeiras: 21 jogos / 1 gol!
Romero x São Paulo: 17 jogos / 4 gols
Romero x Santos: 16 jogos / 4 gols
Total: 54 clássicos / 9 gols → média de 0,16 gol por jogo


Comparando com outros atletas:

Danilo (meia): 63 clássicos / 12 gols → média de 0,19
Elias (volante): 34 clássicos / 7 gols → média de 0,21

Ou seja, Romero tem média inferior até mesmo a meias e volantes históricos. E nem entramos na comparação com atacantes como Jô, Yuri Alberto, Nilmar, Gil, entre outros (para não ser injusto... Rsrs).

3 - Romero não é decisivo.

Apenas relembrando os últimos mata mata jogados pelo Corinthians é visível o baixo poder de decisão do atleta:

- Copa do Brasil 2025: 1 jogo / 0 gols
- Campeonato Paulista mata-mata 2025: 4 jogos / 1 gol (contra o Mirassol nas quartas 2x0)
- Libertadores 2025: 4 jogos / 0 gols
- Sul-Americana 2024: 4 jogos / 1 gol (contra o Fortaleza nas quartas 3x0)
- Copa do Brasil 2024: 10 jogos / 3 gols
- 2 gols contra o Cianorte (3x0 - terceira fase)
- 1 gol contra o Juventude (3x1 - quartas)

Nenhum dos gols marcou uma classificação direta. Pelo contrário, Romero teve atuações apagadas e chegou a desperdiçar gols decisivos, como contra o Racing, na Sul-Americana de 2024, em Itaquera.
E para finalizar: em 8 jogos de finais, o atacante marcou apenas um gol, contra a Ponte Preta — em uma final praticamente decidida após o 3x0 no jogo de ida.

Com esses dados fica claro o quão superestimada a segunda passagem do jogador pelo Corinthians, parte da torcida se agarra as entrevistas pós derrotas que ele dá, mas o que realmente parece que é apenas para se mostrar a torcida como um “guerreirinho” que dá a cara a tapa. Outros se convencem por um apresentador de TV defender com unhas e dentes enquanto faz matérias diárias contra o Memphis, que possui grandes números até o momento com essa camisa.

O Romero não é o grande problema do Corinthians, existem muitos na frente dele, mas essa tentativa forçada de transformá-lo em ídolo apenas mostra o nível de apequenamento que o clube vem enfrentando nos últimos anos.

Todos os dados estatísticos foram retirados do Tranfermarket: https://www.transfermarkt.com.br/angel-romero/leistungsdatendetails/spieler/262262/verein/199 Ángel Romero - Dados detalhados de desempenho | Transfermarkt transfermarkt.com.br

Responder ao post do Danilo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Edson

    Esse suzuki e um monstro de goleiro

    Última resposta há 7 segundos por Zebedeus .

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Romano

    Esse jogo irá para os Pênaltis...

    Criado há 7 minutos por Carlos Romano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Monte Chellii

    Alisson não é melhor nem que o Hugo Souza

    Última resposta há 27 segundos por GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Billy timao

    Rapaz que camisa linda do Japão

    Última resposta há 1 minuto por Arthur Kurai

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Louco do Bando

    Isso é reflexo do anti-patriotismo que assola o Brasil nesses últimos tempos...

    Última resposta há 2 minutos por Zebedeus .

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Fernando Aparecido Pereira

    Sou clubista mas não dá...

    Última resposta há 2 minutos por Regis Algusto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jefferson Galdino

    Douglas Santos

    Criado há 5 minutos por Jefferson Galdino

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Feenando de Oliveira

    Paqueta correu? Kkkk contra o haiti se fez de leão agora? Kkkk

    Criado há 31 minutos por Feenando de Oliveira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    O Japão ativou modo Carille e tá se lascando

    Última resposta há 3 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Imagina se fosse o Corinthians ou qualquer outro clube grande jogando igual a seleção..

    Criado há 4 minutos por GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    0respostas

    acessar o tópico