x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nos últimos meses, muito se falou sobre uma proposta bilionária apresentada ao Corinthians pelo candidato à presidência André Castro. A oferta veio com a promessa de US$ 1 bilhão em investimentos, divididos em dois aportes de US$ 500 milhões cada. Mas quando olhamos com calma, a história deixa mais dúvidas do que certezas.

---

O anúncio: cifras gigantescas

Segundo Castro, a parceria seria feita com a GSP Holding, uma empresa que se apresenta como um “banco de fomento” com atuação em diversos setores, como agronegócio, meio ambiente, mineração e construção. A promessa parecia resolver todos os problemas financeiros do Corinthians de uma só vez.

---

Quem é a GSP Holding?

De acordo com seu próprio site, a GSP seria uma instituição sólida e diversificada, voltada para negócios sustentáveis e com grande capacidade de investimento. No discurso, ela aparece como uma gigante com alcance internacional.

Mas os registros oficiais contam uma outra história.

---

O que os documentos revelam

Quando se busca informações formais sobre a GSP Holding, alguns pontos chamam a atenção:

A empresa não aparece registrada no Banco Central como instituição financeira, apesar de se apresentar como banco de fomento.

Sua classificação é de fomento mercantil (factoring) — bem diferente de um banco.

O capital social declarado está muito distante do valor prometido ao Corinthians.

Em resumo: ela não tem, oficialmente, condições de colocar R$ 5,5 bilhões em um clube de futebol.

---

Problemas na gestão

Além da inconsistência nos registros, o CEO da GSP Holding, Carlos César Arruda, também levanta desconfiança. Ele responde a processos na Justiça, inclusive por falta de pagamento de aluguel em Alphaville. Não parece o histórico de um executivo capaz de liderar um aporte bilionário.

---

A contradição

A proposta se apoia em um contraste gritante entre o que foi prometido e o que é comprovado:

Promessa: banco de fomento com US$ 1 bilhão.

Realidade: factoring com capital limitado.

Promessa: solidez financeira.

Realidade: CEO com problemas judiciais.

---

Conclusão: risco de cilada

A proposta de André Castro e da GSP Holding é atraente no papel, mas extremamente arriscada na prática. O Corinthians já sofreu no passado com aventuras financeiras, como no caso da MSI em 2004, e precisa aprender com a história.

💡 O alerta é simples: nem tudo que reluz é ouro.

Promessas mágicas podem acabar virando pesadelos para o clube e sua torcida.

E aí Fiel, acham uma boa ou furada?

Ver resultado
Participar

em Bate-Papo da Torcida > Nem tudo que reluz é ouro: o caso GSP Holding e o Corinthians

Responder ao post do Daniel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Filipe Martins

    André os cara aqui critica pelos erros, o Memphis anda e veneram

    Última resposta há 1 minuto por Filipe Martins

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    Jogaço da Colômbia até o momento

    Última resposta há 2 minutos por Headbanger Fiel

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Natan da Fonseca Lisboa

    SAFiel em live no YouTube

    Última resposta há 2 minutos por TONINHO .

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 5 minutos por Phil Corintiano

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    Corinthians agora virou puteiro

    Última resposta há 7 minutos por Frederico Henriques

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 8 minutos por Mosqueteiro

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Kkkk Que goleiro

    Última resposta há 12 minutos por Zebedeus .

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 14 minutos por Márcio José Rodrigues

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MRMUSIC

    Um lance do Corinthians me faz pensar todos os dias no futebol

    Criado há 16 minutos por MRMUSIC

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Patrocínio da fatal é nível que estamos hoje

    Última resposta há 18 minutos por Joseph Schwalk Dias

    8respostas

    acessar o tópico