Agnaldo Queiroz
BASTA DE CONIVÊNCIA E SILÊNCIO: QUEREMOS TRANSPARÊNCIA E PUNIÇÃO
Alguém consegue explicar como o Conselho Deliberativo do Corinthians teve a coragem de aprovar as contas das gestões recentes, mesmo diante de gastos pessoais escandalosos feitos no cartão corporativo do clube?
Estamos falando de relógios de luxo, roupas caras, despesas em supermercado e até hospital particular, tudo pago com o dinheiro do Corinthians. Foram mais de 200 gastos em 31 faturas, somando quase R$ 480 mil, com fortes indícios de apropriação indébita, lavagem de dinheiro e falsidade documental, segundo denúncia do Ministério Público.
👉 Isso não foi um deslize. Foi um esquema continuado, durante anos, com uso do cartão como se fosse pessoal.
👉 E o mais revoltante: essas contas foram apresentadas e aprovadas pelo Conselho, inclusive sob a presidência de Romeu Tuma Júnior, que tinha a obrigação de fiscalizar, mas preferiu fazer vista grossa.
❓ PERGUNTAS QUE PRECISAM SER RESPONDIDAS
O Conselho realmente analisou essas contas ou apenas “carimbou” a aprovação?
Qual é a responsabilidade dos conselheiros que fecharam os olhos para tudo isso?
Por que até agora não houve uma reação institucional forte para rever essas aprovações e responsabilizar quem foi conivente?
⚠️ A PONTA DO ICEBERG
Esse caso não é isolado. É apenas a ponta do iceberg. Por trás desse escândalo está uma sequência de gestões temerárias que levaram o Corinthians a uma dívida praticamente impagável, beirando os R$ 3 bilhões. Estamos caminhando para a falência, sufocados por contratos ruins, acordos obscuros e uma estrutura interna que falhou completamente no seu dever de fiscalização.
Não estamos falando só de Andrés Sanchez. Há também responsabilidades nas gestões de Mário Gobbi, Roberto de Andrade, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo, além de toda a cadeia de conselheiros e dirigentes que se omitiram — ou foram cúmplices — desse desastre.
🗣️ O RECADO DA TORCIDA
Nós, torcedores, estamos de saco cheio.
Chega de conchavos, de “vista grossa” e de ratos se escondendo atrás de cargos e conselhos.
Queremos a expulsão de todos os envolvidos — sem exceções. Chega de tratar o Corinthians como patrimônio pessoal de meia dúzia.
O Corinthians não pertence a eles.
PERTENCE À TORCIDA.
E a torcida tem todo o direito — e o dever — de cobrar transparência, justiça e punição exemplar.
Assinado:
Torcedores indignados com a destruição institucional do Sport Club Corinthians Paulista.


