Adalberto Nogueira
Eu fui da Raça Rubro Negra por alguns anos e posso afirmar categoricamente que em 1995 a Gaviões da Fiel tremulava até bandeira e eu nunca vi nenhuma confusão. No mesmo ambiente tinha o pessoal da Dragões da Real e Máfia Azul. Isso em 1995, muito tempo atrás.
Se é pra dar um apoio, abrigo, acho muito legal! Agora, pra arrumar confusão, agredir outras pessoas, não tem o mínimo de cabimento!
Eu tenho certeza que se as torcidas organizadas parassem de brigar, muito mais gente seria sócio e elas cresceriam muito mais.
Torcida organizada pode ter escolinha de futebol, convênios com a Prefeitura e o Governo do Estado, dentre inúmeras iniciativas que só a beneficiaria. Hoje se notícia muito menos confronto que na década de 1990, mas também não se ouve falar de mais nada além de violência quando se cita organizadas.
em Bate-Papo da Torcida > Você sabe da onde vem o nome 'União Flarinthians'? Entenda..
Em resposta ao tópico:
A chamada 'união' existia entre as torcidas organizadas de Corinthians e Flamengo, a amizade teve início em meados de 1977 com o nascimento da Raça Rubro Negra (Organizada Flamenguista) que era bem chegada a Camisa 12 e mantinha um bom trânsito nos gaviões da Fiel, na época era comum ver Corinthiano na arquibancada do Flamengo quando jogava em SP, assim como era comum ver Flamenguista na arquibancada do Corinthians no RJ.
- Porque acabou essa amizade?
Nos anos 90 era muito comum as torcidas organizadas de SP ter um bom convívio, até tem uma foto onde membros de organizadas diferentes estão em cima de um ônibus, enfim, os gaviões em uma dessas viagens da torcida do Flamengo para SP, apresentou os flamenguistas para os São Paulinos e então veio o episódio que encerraria a amizade, em 1992 em um jogo da Copa SP entre Corinthians x São Paulo a torcida Independente jogou uma bomba na arquibancada do Corinthians, fazendo vítima o Corinthiano Rodrigo de Gasperi. Os gaviões foram 'cobrar' a torcida São Paulina e a torcida Flamenguista tomou as dores também, dando assim fim ao ciclo de amizade.
- Como está hoje?
Hoje os Flamenguistas, mais precisamente a Torcida Jovem é aliada da Independente.
Gaviões da Fiel tem amizade de anos com a torcida do Botafogo, Fúria Jovem.
Camisa 12 tem uma amizade com a torcida do Fluminense, Young Flu.
*O tópico não emite minha opinião, e sim explicando os fatos.