Eduardo Roceto
Vivemos em um calendário brasileiro que é muito denso. Partidas difíceis quarta e domingo onde não se dá para contar com os melhores jogadores sempre. O que resulta em partidas com baixa qualidade muitas vezes. E uma das coisas que mais atrapalha hoje é o estadual. Então precisamos de uma forma de atenuar o calendário desse campeonato gradualmente e em um médio prazo estinguir o mesmo, e vou dar a minha ideia:
Eu nasci na cidade de Indaiatuba onde hoje está em festa pois o time da cidade está disputando pela primeira vez o Paulistão. É uma coisa linda de se ver. Mas, pelo formato hoje do calendário, existe um problema muito grande que muitos esquecem: a falta de jogos ao longo do ano para times como o Primavera.
Então por um lado temos times gigantescos com muitos jogos e do outro times minúsculos com quase nada. Então precisamos de coisas totalmente diferentes para estes times, e na minha opinião: CAMPEONATOS DIFERENTES.
Não pensei muito em todos os prós e contras disso, mas imaginem o seguinte:
Um Paulistão DE VERDADE: apenas Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Ida e volta todos contra todos. Quem tiver a melhor pontuação ganha. Apenas 6 jogos cada time.
Para os outros times do estado teríamos um campeonato que dura o ano inteiro. Podendo ter talvez até mais times.
O Primavera lutou para conseguir aumentar a capacidade do estádio para 10 mil pessoas e não tinha nem iluminação ano passado. E estamos falando do estadual mais forte do Brasil. É triste dizer, mas times como esse não podem jogar contra o Corinthians no futebol de hoje.
No Brasil precisamos, na minha opinião, valorizar mais os melhores clubes, e times de primeira linha geralmente estão muito acima de concorrentes estaduais, precisamos então separar os times.
Esta fórmula que dei ideia seria algo possivelmente atrativo para a federação paulista, e pra mim deveria ser uma transição para um futuro ideal: SEM ESTADUAIS.
O que acham?
