Eduardo Costa
Ambos tentam preservar o protagonismo dos torcedores, mas seguem caminhos diferentes:
Em comum
. Controle ligado aos torcedores
O Bayern pertence majoritariamente aos seus associados por meio do clube FC Bayern München e.V, enquanto a SAFiel propõe que o torcedor seja acionista e participe das decisões por meio de voto. Em ambos os casos, a ideia central é evitar um 'dono único' controlando o clube.
2. Governança profissional
Os dois modelos defendem administração profissional, com executivos contratados por competência e metas, e não por interesses políticos ou eleitorais.
3. Transparência e fiscalização
Tanto o Bayern quanto a SAFiel enfatizam conselhos de supervisão e mecanismos formais de prestação de contas.
4. Visão de longo prazo
Os dois modelos buscam estabilidade financeira e planejamento plurianual, reduzindo decisões de curto prazo motivadas por eleições ou pressões políticas.
Pontos divergentes :
Safiel : Torcedores compram ações e votam | SAF | Prevê participação de investidores institucionais | Voto, Ligado à posse de ações, com limitações previstas
Bayern : Torcedores tornam-se sócios do clube | Associação de membros + empresa operacional | Adidas, Audi e Allianz possuem participações minoritárias | Voto, Ligado à condição de associado do clube
em Bate-Papo da Torcida > Sobre a Safiel
Em resposta ao tópico:
Eles pretendem utilizar o mesmo modelo de SAF do Bayern, certo?
Se for isso pra mim é uma baita mudança, principalmente se sair do modelo associativo.
Apesar dessa dúvida já assinei