x

Post de Sammy no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

ADMITAMOS, A TORCIDA CORINTIANA É O EXEMPLO MAIS PRÓXIMO DE TORCIDA IDEALTHIAGO SIEVERS, 14 MAI 2015 > ESPORTE

Os alvi-negros paulistanos unem a paixão do sulamericano com a maturidade do europeu – e isso ficou provado após a vergonhosa eliminação diante do Guarani.

a

Temos que dar o braço a torcer

Se há algo que me satisfaz nessa vida é ver um corintiano chorando. Se há algo que me deixa tranquilo, é ver um corintiano inquieto. Se há algo que me agrada, é ver um corintiano infeliz com o time.

Como bom palmeirense criado nos costumes da rivalidade, é assim também com os são paulinos e – vá lá – com os santistas. Mas com corintiano é diferente.

E isso não acontece apenas comigo. Tanto que foi criado o termo “anti” para se referir a todos os torcedores do Brasil que não são corintianos e adoram secar o time do povo. Às vezes tanto quanto torcer para o seu próprio clube.

E, acredite, digo isso com propriedade.

  • Essa constatação, contudo, apenas aponta uma dura realidade para nós, antis: a torcida corintiana é diferente de qualquer outra.

Por tempos tentei negar esse fato. Mas ontem esse cenário ficou tão gritante que seria uma ofensa à minha inteligência manter a recusa.

A torcida corintiana é, no mundo todo, o exemplo mais próximo da torcida ideal. Neles encontramos a paixão do sulamericano e a dignidade do europeu, equação que resulta no verdadeiro ato de torcer, expressado pelo suporte, pelo apoio incondicional.

E gritar o nome do time batendo no peito após uma eliminação vergonhosa como a de ontem estar sacramentada é expressão inconfundível de paixão incondicional. Ou seja, não se torce apenas quando ganha.

Ao ver essa cena um misto de admiração e inveja palpitou em meu coração alvi-verde.

Claro, não me esqueço de episódios condenáveis da Fiel torcida (genericamente falando, e não me referindo à organizada), como foi o ocorrido após a eliminação para o River Plate em 2006 também pela Libertadores. Ou, mais recentemente, quando alguns torcedores invadiram o treino do time com ares de destruição no ano passado.

corinthians-torcida-2-el-hombre

Admito que, apesar da tristeza e dos resultados lamentáveis, observar essa “humanidade” da torcida corintiana me alivia – afinal, tá vendo, eles não são tão diferentes.

Mas, sim, são.

De forma geral, o apoio mesmo nas horas difíceis é uma característica dos corintianos. No dia seguinte à eliminação para o Palmeiras lembro de ter visto mais camisas corintianas pelas ruas do que palmeirenses ou santistas. Quando o time foi rebaixado para a Série B, mesmo diante de toda a decepção a torcida acolheu a situação.

Há uma unidade, uma madureza, um sentimento no torcer alvi-negro que coloca o objeto amado acima dos resultados ou de qualquer outra coisa.

E essa singularidade corintiana gera alguns bordões que representam a essência da torcida. Exemplos?

Aqui tem um bando de louco. Louco por ti Corinthians

Jogai por nós, Corinthians.

Aqui é, Curintia!

Nação corintiana.

Existe uma unidade muito forte nos curintia! Eles compreenderam a essência do torcer de uma forma que nós ainda não compreendemos.

Então rendamo-nos à grandeza da torcida corintiana – e tentemos aprender algo.

Os odiamos tanto simplesmente porque gostaríamos que nossa torcida fosse tão fiel quanto.

Pronto, falei.

corinthians-torcida-el-hombre

em Bate-Papo da Torcida > Palmeirense Pagando Pau para nossa torcida

Responder ao post do Sammy

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Que d+ Corinthians

    Vessoni: Felipe Augusto centroavante vendido por 20mi euros

    Última resposta há 49 segundos por Joseph Schwalk Dias

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cesar Neves

    Sem espaço? Os jogadores que menos atuaram pelo Corinthians

    Criado há 7 minutos por Cesar Neves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Messi mais uma vez provando ser melhor que CR7

    Última resposta há 13 minutos por Stewie Chinês

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Ruas, campinho de terra, terrenos baldio eram a melhor fabrica de jogadores

    Última resposta há 17 minutos por Carlos Luis

    66respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    E essa garantia?

    Criado há 5 horas por Acabaram com o Corinthians!!!

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Farei essa loucura, me julguem!

    Última resposta há 18 minutos por Thiago Sccp

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Eu estou rindo demais

    Última resposta há 19 minutos por Thiago Sccp

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gabriel Almeida Bastos

    O ídolo dos caras tem quase 40 anos e tá enfiando 3 gols logo na primeira rodada

    Última resposta há 26 minutos por JOKER 1jz

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Alex

    Lingard

    Última resposta há 29 minutos por Daniel Santos Fernandes

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: O que fará Memphis Depay após a Copa do Mundo?

    Última resposta há 30 minutos por Coqueluxe

    332votos

    acessar o tópico