x

Post de Gustavo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O cara é palmares doente, mas até ele se rendeu ao Corinthians, e concordo com ele em tudo, afinal, aqui É CORINTHIANS!

em Bate-Papo da Torcida > Desde 1º de setembro de 1910, todos os dias são especiais...

Em resposta ao tópico:

É hoje. Será sempre.

Este texto escrevi há três anos. Vale ainda. Porque o Corinthians só ficou maior e melhor para os rivais. Para o corintiano, ele é o mesmo. Sempre foi. Ali é Corinthians.

Será sempre assim. Até depois do fim do mundo que é deles. De novo.

O Corinthians não precisa de data para celebrar. Só precisa de Corinthians.
Pode parecer mesquinho para os outros, onanista, até. Mas isso é Corinthians para quem de fato importa – o corintiano. Basta existir.
O fiel não precisa de jogo, de estádio, de adversário, de futebol, de campeonato, de gol, de vitória, de título.

O corintiano só precisa do Corinthians para ser feliz.

Só precisa de outro corintiano para fazer festa. Ele se encontra pela rua e confraterniza como se visse um Luisinho, um Marcelinho, um Neco, um Neto, um Rivellino, um Sócrates, um Wladimir, um Cláudio, um Biro-Biro, um Zé Maria, um Basílio, um Gilmar, um Brandão, vários Ronaldos. Um ídolo. Um corintiano. Que não precisa ser craque, pode até ser bagre. Desde que saiba que a camisa não é um símbolo. É tudo. É Corinthians.

Não é um bando de loucos. É um corintiano. Definição precisa e perfeita. Completa e complexa. Mas simples como um torcedor que ama o time como ama a família. Se não torce de fato mais pelos 11 que jogam por todos que pelos entes queridos. Afinal, é tudo do ente. É tudo doente. É tudo Timão.

O Corinthians não é a vida de um corintiano.
Antes de ser gente ele é Corinthians.
Por isso tanta gente é Corinthians. Num Brasil imenso e injusto socialmente, o campeão dos campeões paulistas é dos maiores fatores de inclusão, justiça e igualdade no país.

Não por acaso é nação dentro deste continente que foi dele em 2012, deste mundo que é dele desde então. Tem regras complicadas, tem razões malucas, tem paixões regradas. Tem de tudo e tem para todos no Parque São Jorge. Na casa por usucampeão Pacaembu. No Morumbi tantas vezes palco das festas. No Maracanã invadido em 1976, campeão mundial em 2000. No Japão reconquistado em 2012. Em Itaquera construída. Nas tantas praças brasileiras que viraram casas corintianas em títulos e troféus. Até mesmo nas dores que não murcharam amores. Até mesmo nas vergonhas nos gramados e nos sem-vergonhas das tribunas e tribunais, o Corinthians sempre soube ganhar como raros, e até soube perder como poucos. Mesmo perdendo a cabeça e perdendo o juízo. Mas jamais perdendo o coração.
Doutor, eu não me engano, mesmo que meu coração seja o oposto do corintiano, não há nada que bata tanto e por tantos como esse que se diz maloqueiro e sofredor, graças a Deus!

Esse prazer de eventualmente sofrer é exclusividade alvinegra. Esse amor não se explica. É um presente. É um dom. É uma doação, mesmo quando mais parece uma danação. É sina que não se explica, que fascina até quem não é, até quem não gosta. Não sei explicar o Corinthians. Nem os corintianos conseguem.
Mas nada disso é preciso. O que importa é que sempre haverá no estádio e em cada canto um fiel. Um estado de espírito alvinegro. Um torcedor que acredita sem ter por que; que torce sem ter por quem; que joga sem ter com quem.

Listar os títulos corintianos não é fácil. Mais difícil é compreender um torcedor que até se orgulha dos fracassos. Até na segunda dos infernos. Em 2008, vi gente acreditando como sempre desde 1910. Vi fiel não abandonando. Não parando. Acreditando. Corintianando.
Fiel pode até ser rebaixado – mas não se rebaixa. Raros sabem perder e ganhar como nenhum outro jamais venceu.
Ainda mais raros (embora muitos) nasceram sabendo que quem ama não perde. Podem até ter times melhores. Mas mais amados?
Nestes 103 anos, não conheço igual.
Até porque este domingo não é um dia especial.
Desde 1º. De setembro de 1910, todos os dias são especiais.
Todos são dias de Corinthians.

Responder ao post do Gustavo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Joao Bobao

    Os repórter brasileiro tão fznd o ancelotti de gato e sapato

    Última resposta há 20 segundos por Thiago Sccp

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Segundo Osmar Stabille o Corinthians em 5 anos será uma potência financeira, masqual o projeto dele?

    Última resposta há 30 segundos por Renan Borba

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Povo tá achando que estar na BOLSA é sinônimo de sucesso

    Última resposta há 31 segundos por PoP CoRn Disco CLuB disco

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mathiers

    Todos os estrangeiros da história do Corinthians

    Última resposta há 42 segundos por Mathiers

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Gehlen

    Se o Marcelo Paz sair

    Última resposta há 44 segundos por Guilherme Lopes Correa

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Ancelotti convocou o Ederson porque viu que o esquema dele não vai funcionar

    Última resposta há 44 segundos por Renan Borba

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ikaro

    Internacional mira Gui Negão; eu faria uma troca

    Última resposta há 1 minuto por Rafael de Andrade

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Diga não à safiel

    Última resposta há 2 minutos por PoP CoRn Disco CLuB disco

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    ENQUETE: Você e a favor da saída de Yuri nesse meio de ano?

    Última resposta há 2 minutos por Thiago Sccp

    16votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jorge Neto

    Matheuzinho tem bola para Seleção?

    Última resposta há 3 minutos por Renan Borba

    66respostas

    acessar o tópico