x

Post de Ricardo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Se no passado ter os melhores jogadores não era garantia de título, imaginem no futebol de hoje.

No impressionante mundo do futebol sempre houve vários fatores que construíam um campeão. E o futebol evoluiu tanto que esses fatores se multiplicaram e muito.

Não vou enumerá-los por duas razões: eu não saberia citar todos e a nação corintiana perderia o interesse no texto.

Vou citar aqueles que nossa equipe possui. E que a imprensa esportiva, por não ter evoluido no mesmo ritmo do esporte, não consegue enxergar.

Vou começar pelo principal. E nem sei que nome dar. Identidade, ou padrão de jogo, ou padrão tático, ou filosofia, ou equilibrio. Eu até ousaria a chamar de padrão Corinthians de jogo. Vai além dos olhos, é algo conquistado pela manutenção de treinador, de comissão técnica. Algo que se conquista a médio e longo prazo. Onde não importa quem sai, aquele que chega se adapta a filosofia do clube e não o contrário. Algo que guardada às devidas proporções, o Barcelona possui. Seu padrão Barcelona de ser, da base ao profissional. E enquanto estamos longe do Barcelona, nossos rivais estão longe de nós, muito longe.

Outro fator é o elenco, e será que a imprensa conhece o nosso. Comparando com os 19 adversários atuais, quantas equipes tem um goleiro no nosso nível (tanto Cássio quanto Walter), dois laterais no nível de Fagner e Uendel. Até aí incontestável. Pedro H. E Balbuena têm muito o que provar, mas futebol é momento, e como se encaixaram rápido. E Bruno Henrique, que logo pode voltar a ser massacrado, mas que vive fase espetacular como primeiro volante, assim como quando tomou o lugar do Ralf antes da lesão de 2015. Marquinhos Gabriel joga muito (logo vai balançar mais as redes) e Romero, que sempre estará na eminência de ir para o banco. O mínimo que posso dizer dele é que assim como Walter, Fagner, Pedro H, Balbuena, Uendel, BH e Marquinhos, vive excelente fase. O que? 8 titulares em ótima fase?

E quais outros fatores temos de um campeão? O melhor CT do Brasil? O melhor departamento médico? De fisioterapia? De análise estatística? O maior público? A torcida que mais empurra? O gramado mais moderno?

Quem dá imprensa já enxergou o desempenho na Arena? Quem analisou que 4 ou 5 equipes do planeta têm desempenho semelhante? Quem parou pra pensar que essas 4 ou 5 equipes sobram em seus países contra equipes muito inferiores? Que jogar o campeonato mais equilibrado do mundo torna esse feito ainda mais gigante. Essa nossa sintonia equipe/arena/torcida é incomparável no planeta.

Nos falta sim fatores de um campeão. Mais aí cada um tem a sua opinião. Daria pra dizer que Marquinhos na esquerda e Romero na direita está ajustado. Para Cristóvão Giovanni e Guilherme disputa posição. Talvez quando um dos dois merecerem titularidade absoluta sendo tão efetivos e participativos quantos Romero e Marquinhos. Talvez quando Elias (em alto nível) tomar a vaga e Rodriguinho, talvez quando a diretoria contratar um 9 de alto nível, forte, brigador e matador. Talvez se somarmos isso a entrosamento e conjunto, quem sabe a imprensa nos coloque apenas como um dos candidatos.

Só que aí nação, vai ser tarde demais pra eles que ignoram nossos outros fatores, quando nos enxergarem como iguais, é porque já estaremos muito a frente, é só restará e eles, engolirem mais uma grande festa da melhor torcida, do melhor clube, do mais tradicional país do futebol.

em Bate-Papo da Torcida > Ah, o que a imprensa não vê

Responder ao post do Ricardo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Amon Kanawate

    3 mandatos

    Última resposta há 28 segundos por Carlos Augusto

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de DULIO IMBROXÁVEL

    Mas tem quem pergunta: O que ele fez de errado?

    Última resposta há 1 minuto por Antonio Nesio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    André Ramalho já jogou com Haaland antes de defender o Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Amado

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Silva

    Saf por período de 10 anos

    Última resposta há 3 minutos por Sthéfano Vieira Mello

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Moleque está pronto para brilhar na Seleção

    Última resposta há 4 minutos por Magno Amoreira

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthian Casuals

    Segundo o Vesgoni isso foi feito em um dia de serviço (Neo Química Arena)

    Última resposta há 5 minutos por agnaldo guerra

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fernando Zemetek

    Corinthians 250+

    Última resposta há 8 minutos por Amadeu Geraldo Colombo

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nelio Coutinho Filho

    Sub-20 perdeu para o Juventude. Pasmem!

    Última resposta há 9 minutos por VIÚVA VP

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caramelo Coringão

    Esses juízes procuram sarna para se coçar

    Última resposta há 13 minutos por Johnny Herrera

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ALBERTO YURI

    Yuri disse aos clubes europeus que esta disponível no mercado

    Última resposta há 15 minutos por Robson Gualda

    8respostas

    acessar o tópico