x

Post de Arthur no fórum "Notícias" do Meu Timão

Como esperado, as mudanças na Libertadores e Copa Sul-Americana também atingiram o calendário do futebol brasileiro. Nesta quinta-feira, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, explicou as alterações propostas pela Conmebol e quais os impactos no Brasil. O principal deles recai sobre a Copa do Brasil e o Brasileirão. A promessa é que, a partir de 2017, clubes que disputem as oitavas de final do torneio também possam estar na competição continental. E mais. Caso seja confirmada as vagas a mais na Libertadores - que seriam para a fase prévia -, o Brasileirão pode ter um G-5 ainda neste ano.

– É muito importante ressaltar que não há possibilidade de convite. A vaga virá da principal competição do país. Se houver vaga para o Brasil, naturalmente essa vaga viria do Campeonato Brasileiro. E seria para a fase prévia, sim – declarou Manoel.

As quatro vagas a mais na Libertadores virão dos 11 filiados da Conmebol. Segundo o diretor de competições da CBF, a final única para a Libertadores ainda divide opiniões e é a alteração proposta pela Conmebol mais incerta. No plano da entidade sul-americana, ela seria disputada no dia 25 de novembro do ano que vem. Manoel Flores também confirmou que, a partir do ano que vem, os clubes brasileiros poderão disputar Sul-Americana e Copa do Brasil ao mesmo tempo.

– A Copa do Brasil passa, independente do que ocorre na Libertadores, ela passa por discussão de renovação contratual. Uma reclamação constante era que um clube teria que optar por Sul-Americana ou Copa do Brasil. Isso deixa de existir. A Copa do Brasil será adequada dentro do que estamos trabalhando. A Copa do Brasil é competição consolidada. Muito atraente para a gente e fazemos questão de não mexer na estrutura dela. Nossa ideia é que clubes possam disputar Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores.

As decisões sobre a nova distribuição das vagas e confirmação da final única serão feitas apenas na reunião do Comitê Executivo da Conmebol no próximo domingo, em Bogotá. O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, estará no encontro. Reinaldo é também diretor de coordenações da CBF e membro do comitê da entidade sul-americana. Apesar de ainda não ser oficial, as vagas a mais na Libertadores são dadas como certas. O torneio passaria a ter 42 clubes. O Brasil teria um sexto representante na competição, que viria do Brasileirão. E a vaga iria para a fase prévia.

GE

em Notícias > Mudanças a vista: Clubes jogarão Sul-Americana e Copa do Brasil, e...

Responder ao post do Arthur

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Tem algum 'Corinthians' aí perto de você?

    Última resposta há 32 segundos por Rogério Felippe Gilioli

    47respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Arruda

    Em quais estádios vocês já foram ver o Coringão?

    Última resposta há 3 minutos por Rogério Felippe Gilioli

    114respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    Corinthians pelo mundo afora

    Última resposta há 4 minutos por Rogério Felippe Gilioli

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Martins

    Craque do fórum Alex Arce é reserva do Pitta

    Última resposta há 19 minutos por Rocky

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de marselo

    Fernando Diniz vai fazer esse elenco ficar maduro e sério

    Última resposta há 20 minutos por Marco Antônio

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Joseph Stalislawsky

    Haiti

    Última resposta há 23 minutos por All Black Corinthians

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    "Paquetá faz o Brasil andar"

    Última resposta há 24 minutos por Raphael Rodrigues de Souza

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de André Guerrero

    Trocaram uma dívida pela outra

    Última resposta há 26 minutos por Raphael Rodrigues de Souza

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    A vida é estranha

    Última resposta há 28 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Expulsão por tampar a boca é no mínimo bizarra

    Última resposta há 29 minutos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico