x

Post de Matheus no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Os jogos para quem tiver curiosidade:

Partidas do Torneio:

19 de Junho de 1955
Flamengo 1 x 0 Benfica
Palmeiras 2 x 2 Peñarol

22 de Junho de 1955
Palmeiras 1 x 2 Corinthians; Gols de Cláudio e Luizinho
América-RJ 1 x 0 Flamengo

26 de Junho de 1955
Corinthians 3 x 0 Flamengo; Gols de Rafael, Nelsinho e Simão
Benfica 2 x 0 Peñarol

29 de Junho de 1955
Palmeiras 1 x 2 Benfica
América-RJ 4 x 1 Peñarol

02 de Julho de 1955
Flamengo 5 x 3 Palmeiras

03 de Julho de 1955
América-RJ 4 x 1 Benfica
Corinthians 2 x 2 Peñarol; Gols de Simão e Nelsinho

06 de Julho de 1955
Corinthians 3 x 1 América-RJ; Gols de Baltazar, Luizinho e Paulo

09 de Julho de 1955
América-RJ 2 x 2 Palmeiras

10 de Julho de 1955
Flamengo 2 x 1 Peñarol
Corinthians 2 x 1 Benfica

em Bate-Papo da Torcida > Títulos Esquecidos #2 -Torneio Internacional Charles Miller - 1955

Em resposta ao tópico:

O primeiro Post: https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/398460/titulos-esquecidos-copa-bandeirantes-1994 Títulos Títulos 'esquecidos': Copa Bandeirantes 1994 A Copa do Brasil de 1995 foi um dos t?tulos mais importantes conquistados pelo Corinthians nos anos 90, por?m o que muitos n?o sabem ? que, para participar... meutimao.com.br meutimao.com.br

Nos anos 50, não havia mundial de Clubes, nem Libertadores, nem qualquer outro torneio internacional que temos hoje, mas de vez em quando alguém organizava um torneio amistoso e convidava times de outros países (Normalmente da América do Sul e Europa), no Brasil ocorreu várias, podemos citar a famosa Copa Rio de 51, conquistada pelo Palmeiras a copa rio de 52 conquistada pelo Fluminense, o Torneio Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer de 53 conquistado pelo Vasco e o Torneio Internacional Charles Miller de 55 conquistado pelo Corinthians.

A Taça Charles Miller, era um torneio amistoso que reunia apenas o “trio de ferro” da capital paulista. Porém em 1955, a CBD assumiu a organização do torneio e convidou outras equipes: além de Palmeiras e Corinthians, jogaram Flamengo e América do Rio de Janeiro, o uruguaio Peñarol e o lusitano Benfica. As partidas aconteceram no Pacaembu e no Maracanã.

Naquele ano, o Corinthians havia conquistado o título do IV Centenário, mas o desempenho no Rio-São Paulo foi sofrível: apenas 1 vitória em 9 jogos. O Charles Miller era, portanto, a chance da equipe se reestruturar.

A estreia aconteceu no dia 22 de junho contra o Palmeiras. Naquele jogo foi inaugurado o moderno sistema de iluminação do Pacaembu.

O Palmeiras, que já havia jogado contra o Peñarol, no dia 19, abriu o placar logo aos 21 minutos do primeiro tempo, com Ivan. O Corinthians chegou ao empate 12 minutos depois, com Cláudio, de pênalti. E aos 37 do mesmo primeiro tempo, Luizinho virou o jogo.

O próximo desafio foi contra o Flamengo, também no Pacaembu. Porém, ao contrário do primeiro embate, o Timão não encarou maiores dificuldades e, com gols de Rafael, Nelsinho e Simão, superou o rival por 3 a 0.

Na semana seguinte, o primeiro jogo contra um time estrangeiro: o forte Peñarol, que seria o primeiro campeão da Libertadores 5 anos depois. A partida foi muito disputada, e terminou em 2 a 2. Para o Corinthians, marcaram Paulo e Nelsinho.

A próxima partida seria contra o América do Rio de Janeiro, que até então tinha 100% de aproveitamento e o melhor ataque da competição, com 9 gols. Mas o Corinthians, com gols de Baltazar, Luizinho e Paulo, venceu o rival por 3 a 1 e assumiu a ponta do hexagonal, faltava apenas um jogo contra o poderoso Benfica.

Palmeiras e América-RJ empataram na noite anterior, e o Corinthians entrou em campo no dia 10 contra o Benfica precisando apenas empatar para garantir o título. E o troféu veio com Cláudio, autor dos dois gols na vitória por 2 a 1.

Corinthians, campeão!

Foto do time campeão

A equipe que disputou a partida final (Não necessariamente os jogadores na foto): Gilmar; Homero e Alan; Idário, Julião e Roberto (Goiano); Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael (Paulo) e Nelsinho.

Tabela Final Do torneio.

Taça Do torneio.

Fontes:

https://www.todopoderosotimao.com/p_titulos/charles_55.php https://www.todopoderosotimao.com/p_titulos/charles_55.php todopoderosotimao.com

http://corinthianshistoria.blogspot.com.br/2014/03/torneio-internacional-charles-miller.html CORINTHIANS HISTÓRIA: Torneio Internacional Charles Miller 1955 CORINTHIANS HISTÓRIA: Torneio Internacional Charles Miller 1955 corinthianshistoria.blogspot.com.br

Vídeo do Arquivo Record sobre o torneio:
http://esportes.r7.com/esporte-fantastico/videos/arquivo-fantastico-relembra-o-torneio-charles-muller-de-1955-16102015 Arquivo Fantástico relembra o Torneio Charles Müller de 1955 - Esportes - R7 Esporte Fantástico Arquivo Fantástico relembra o Torneio Charles Müller de 1955 - Esportes - R7 Esporte Fantástico Nos anos 50 do século passado, era comum a CBD, hoje CBF, organizar torneios internacionais de futebol no Brasil, como o Torneio Charle... esportes.r7.com

Responder ao post do Matheus

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 51 segundos por Laudelino Macedo

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Argentina : como pode?

    Última resposta há 4 minutos por Zebedeus .

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jordan Marques

    Seleção de Portugal

    Última resposta há 6 minutos por Francisco Nascimento Junior

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Leandro Iarrocheski

    James Rodrigues

    Última resposta há 7 minutos por Laudelino Macedo

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Última resposta há 11 minutos por Zebedeus .

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anão Ramalho

    Portugal, Alemanha e Espanã

    Última resposta há 14 minutos por Francisco Nascimento Junior

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Johnnie Walker

    Não acha que estes narradores de jogos as vezes exageram um pouco na emoção?

    Última resposta há 14 minutos por Zebedeus .

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Araujo

    Gol anulado da colombia

    Criado há 30 minutos por Pedro Araujo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 28 minutos por Laudelino Macedo

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe RX

    Não existi comparar Cristiano com Messi

    Última resposta há 39 minutos por Francisco Nascimento Junior

    31respostas

    acessar o tópico