x

Post de Lúcio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

E já vem de longe a mania de associar o corinthiano às mazelas humanas...

O ladrão é corinthiano. O descamisado, sem dentes na boca. O preto, o pobre. São as mais notórias representações do torcedor do Corínthians. A sociedade tende mesmo a excluir o indivíduo, recortando-o a partir das diferenças sociais.

Mas, para quem vai em estádio, pode perceber que a realidade hoje em dia é bem outra. A começar pelo preço do ingresso. Não é qualquer descamisado que pode pagar.

Mas o Corínthians é sim o grande protagonista social. Da classe A à classe Z. Entre heteros e homossexuais. Branco, preto, amarelo, vermelho. Rico, pobre, descamisado e engravatado. É fonte de difusão de comportamento entre os prós e os contras. Um fenômeno que ainda precisa ser estudado com profundidade.

“Corinthiano é vagabundo!” “Onde já se viu colocar 32 mil pessaos para assistir um treino? ” “Bando de desocupados!” Era sábado. Dia guardado pra descanso como diz a bíblia. E nasceu então o Corinthianísmo.

E o corinthiano segue acreditando em dias melhores. Sofrendo o diabo em cada esquina, em cada emprego, em cada boteco da vida afora onde a cachaça fica amarga demais para gente voltar a sorrir.

Mas com o passar do tempo, o torcedor corinthiano acabou por incorporar o rótulo de “sofredor” cantando e agradecendo a Deus por isso. A torcida descobriu que o sofrimento tem a astúcia de levar além. Apesar de que, outras torcidas, vêm sofrendo um pouco mais ultimamente...
Para o Corinthiano uma partida de futebol não começa apenas quando o juiz apita. O jogo começa na véspera, na noite mal dormida, no medo da derrota, na proposta de vitória, no valor incalculável de um simples empate. Nas rezas intermináveis, nos contatos supremos com os patuás, rosários, trevos, figas e sei lá o que mais. Amém, axé, oxalá.

E quando o time é o campeão, de fato e direito, lá vêm os especialistas de plantão tentar aniquilar a alegria: “Foi roubado! Estava impedido!” “O gol foi de mão!” “Apito amigo!”

Os erros, num campeonato longo, acabam se diluindo.

Somos assaltados diariamente, onde os ladrões, aqueles de terno e gravata, não só roubam nossas moedas, mas também a nossa dignidade.

O Time é a manchete que vende. Desde jornais impressos até essa “guerrilha” que se transformou as redes sociais, ele é a evidência.

Uma vez, o Site da UOL fez uma enquete, perguntando qual frase você gostaria que estampasse nas notas de Real no lugar da famosa “Deus Seja Louvado”. Advinhem qual frase foi a vencedora? O “Vai Corínthians” foi a escolhida, com uma margem de distância absurda em relação a segunda colocada.

É o mais odiado e o mais adorado. Não se vive sem ele.

Quando ganha, faz a alegria de milhões. Quando perde, os chamados “antis” fazem a farra. E que farra! Eles todos também, de certa forma, vivem de Corínthians.

E pensar que há exatos 10 anos atrás estávamos caindo pra segunda divisão...

Esse é o Corinthians e sua grandeza!

em Bate-Papo da Torcida > "É nóis!"

Responder ao post do Lúcio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Dellingrs

    Mbappe

    Última resposta há 23 segundos por Junior Dantas

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leonardo De Paula

    Fernando Diniz e as paradas para hidratação

    Última resposta há 1 minuto por Franco Rupto

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cesar Neves

    Baixas e ajustes ofensivos: tudo o que aconteceu no Corinthians em dez dias de intertemporada

    Criado há 4 horas por Cesar Neves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Bom dia 😍🥰

    Última resposta há 2 minutos por lucas mioto ferrari

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    Primeira vez que concordo com o Gustavo Gomez

    Última resposta há 3 minutos por Daniel Soares

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thais Soares

    Isso aqui é um tapa na cara da torcida parabéns aos envolvidos

    Criado há 34 minutos por Thais Soares

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Muita nebulosidade envolve o Corinthians

    Criado há 7 minutos por RC Timão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro Salvatore

    Fatal fans no Timão, qual problema?

    Última resposta há 6 minutos por RC Timão

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Pavanelo

    Eu fui um dos responsáveis pelos títulos da Libertadores e Mundial de 2012

    Última resposta há 9 minutos por ROSANA RSN

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Falcão

    Yuri vai destruir após a copa. O Yuri vai ser o nome do Bi da Libertadores

    Última resposta há 10 minutos por Marcos Silva

    11respostas

    acessar o tópico