x

Post de Andre no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Muito boa sua analise. Penso da mesma forma.

em Bate-Papo da Torcida > 4-1-4-1, por que não tentar?

Em citação ao post:

Parabéns pelo tópico, é raro essa qualidade de argumentação e esse tipo de discussão aqui no fórum.

Mas uma coisa não ficou clara no tópico: porque tentar o 4-1-4-1? O que partir desse esquema vai potencializar no jogo do Corinthians?

O Tite usava essa formação pra compactar o time em relação à bola, marcar sempre agressivamente, gerar triangulações e infiltrações, mas me parece esse time peca em mobilidade e domínio das transições ofensivas e defensivas (apesar de eu apostar muito no Díaz e no Araos).

Nesse sentido, um problema a se pensar é que Boselli muda o perfil de centroavante do Corinthians. Caras como Guerrero e Love tinham mobilidade, trabalhavam fora da área e permitiam a infiltração dos meias. O Boselli participa pouco da construção das jogadas. Então a emulação daquele 4-1 complica um pouco.

Mais: acho que Araos não tem intensidade/velocidade pra ser o jogador de chegada que Paulinho/Elias eram. Esse papel era um dos pilares daquele esquema. Se ele for construir a partir da base, como Renato Augusto fazia, perderíamos em capacidade de infiltração, já que Jádson também não tem esse perfil.

Outro ponto a ser discutido: esse esquema já de plano excluiria os segundos volantes que não têm o perfil pra jogar na segunda linha (Douglas, Renê Jr. E Thiaguinho) e Araos não teria substituto (não acredito que Vital possa fazer essa função e Sornoza debilitaria o meio campo).

Por fim, pra entrar na brincadeira, tendo como base aquele 4-1-4-1 de 2015, eu tentaria o seguinte: Ralf (eventualmente Richard se ele conquistar o espaço); Romero, Jádson, Ramiro, Sornoza; Boselli.

Testaria Ramiro (que já foi segundo volante) no meio por entender que, por dominar as transições ofensivas/defensivas + intensidade, pode emular um papel de Paulinho/Elias.

Sornoza partindo da esquerda flutuando para o meio campo dialogar com Jádson (o mesmo papel que Jádson fazia em 2015, só que do outro lado).

Jádson criando na base da jogada (fez isso diversas vezes ano passado).

Romero pra compensar o Sornoza, mas também por ser chave nas transições e por sua ótima leitura de espaços contribuir demais nas compensações/infiltrações.

Responder ao post do Andre

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Rodrigo

    Bidon virou ponta?

    Última resposta há 9 segundos por Falcão

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    E pensar que Dorival queimou labyad por birra

    Última resposta há 13 segundos por Vitor Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Sim. O time do Diniz lembrou um pouco a Espanha. Vídeo

    Última resposta há 20 segundos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    A postura do Diniz ontem, tinha que ser padrão na Neo Química Arena

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Véi Mofado

    Ontem ficou nítido o ciclo yuri alberto

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de The Bruno

    Kaio César saiu melhor que a encomenda

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magno Amoreira

    André se vendeu

    Última resposta há 3 minutos por Pedro Egri

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Julia Posey

    Diniz treinou finalização com o Super Yuri por 1 mês

    Última resposta há 4 minutos por Carlos Belo

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Oliveira

    Pode aparecer um doido querendo injetar 10bi se não agradar os vitalicios e descartado na hora

    Criado há 4 minutos por Marcos Oliveira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcos Stojkovic

    Incrível o milagre que o Diniz fez com esse time

    Última resposta há 4 minutos por Antonio Giannini Junior

    27respostas

    acessar o tópico