x
Jonas
Jonas

Jonas Lopes


25 anos, de Cotia

Torcedor do site número: 679.581

cadastrado desde 14/02/2019

Aqui é Corinthians

male

Acessos no Meu Timão

Último acesso em 09/02/2022

Atividade de Jonas Lopes no Meu Timão

Ranking do Fórum

Faltam 106 posts para o Jonas entrar no ranking do Fórum

Ver Ranking

Ranking de comentários

Faltam 197 comentários para o Jonas entrar no ranking

Ver Ranking

3 Comentários

100% de aprovação

94 Posts

78% de aprovação

67 Tópicos

26.765 Visualizações

1.784 Views por tópico

Última atividade no site em 09/02/2022 às 12h58

Jonas Lopes avalia 75.61% como positivo

Posts e comentários do Jonas

Última interação no site em 17/01/2022 às 15h01

  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Time Titular/Reserva ou Titular/Alternativo."

    há 2 anos

    Time Titular/Reserva ou Titular/Alternativo.

    Digo Titular/Alternativo porque cada peça de cada função pode ser alterada de jogo em jogo, dependendo das questões físicas ou de necessidade tática msm.
    Mantendo a estrutura que pelo jeito não vai sair, 4-1-4-1, meio campo titular menos móvel mas muito criativo pra propor jogo mesmo, reter a bola. Meio-campo 'reserva' ou alternativo mais móvel, menos criativo, havendo a mescla/modificação de jogo em jogo.
    - Gil fica como opção pra caso os reservas não joguem na zaga.
    - Gabriel e Xavier disputam posição pra quando Cantillo e Du não jogarem.
    - Mantuan mesmo de 9 não vai jogar do mesmo jeito que D.C, vai como falso 9, ou 9 de movimentação, afunilando ou abrindo o campo, pras pontas e pra dentro da área. D.C joga mais pivô, parede, pra jogos mais de posse de bola.
    - G.P tem jogado aberto pela direita, mas sinto que ele renderia bem mais como meia por dentro, fechando a linha de 3 do 4-3-3 que o Sylvinho faz. Vindo de trás com o campo aberto pra tabelar, infiltrar, dar passes, pode ser mais participativo e menos limitado em campo.
    - Giuliano pode vir a ser também o reserva imediato pra Paulinho, bem como o titular em jogos com características que necessitem mais rodagem de bola e combatividade, características que o Giuliano exerce bem.

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Dois volantes, com centroavante ou sem, e a falta de criatividade do Corinthians de Sylvinho."

    há 2 anos

    Dois volantes, com centroavante ou sem, e a falta de criatividade do Corinthians de Sylvinho.

    Não é novidade que o Corinthians está hoje em busca de contratar um camisa 9, que seja goleador nato, faça o povo e tal, mas, será que precisamos de um 9 fixo?
    Apesar de concordar que seria bom pensar em trazer um camisa 9 de ofício, hoje em termos de elenco, não precisamos de um, temos jogadores de linha de frente que se encaixam bem como atacantes e pontas ao mesmo tempo, e nesse sentido, temos jogadores pra jogar com uma dupla de ataque.
    Já não é novidade também que o Corinthians está trazendo aí o Paulinho, aumentando a longa fila de jogadores com mais de 30 anos do elenco, o que pode ser problemático pra uma sequência de jogos muito grandes, trazendo desgaste físico, o que necessitaria de rodagem de elenco e tal. Mas o que isso tem a ver com dois atacantes e os dois volantes no título da matéria? Bom, taticamente, temos aqui a chance perfeita pra atuar num esquema 4-4-2, sem desgastar os jogadores craques, e dando chance de rodagem de elenco, podendo criar composições táticas diferentes em diferentes tipos de jogos, com diferentes propostas.
    Para exemplificar mais, veja a lista de volantes atualizada:
    Du Queiroz
    Roni
    Gabriel
    Xavier
    Cantillo
    Paulinho

    Contudo, este último já mais velho, pode alternar hora volancia, hora meio campo, e é aqui também a chave da mudança para o possível Corinthians de 2022.
    Teremos um ano bem longo, muitos campeonatos, muita coisa vai rolar, precisamos rodar jogadores, e pra facilitar essa rodagem de elenco, nada melhor que um esquema que favoreça essa rodagem, e Paulinho, R.A e Giuliano não vão poder jogar juntos sempre sem até tirar vaga de outros atletas, como os da base que podem ser muito úteis.
    Vendo nesse sentido, acho válido pensar no esquema com dois volantes e dois meias que podem voltar pra fechar as linhas, mas sendo os meias mais com funções ofensivas, e deixando dois atacantes livres na frente só pra fazer gols. Como na imagem abaixo:
    Com Guedes e Willian soltos pra se movimentar lá na frente, as funções de contenção defensiva, encurtar os espaços, morder o portador da bola ficariam a cargo dos volantes e meias, deixando Willian e R.G com pulmão pra correr muito em possíveis contrataques, e na fase ofensiva, em situação de Corinthians com posse de bola, deixa os 4 craques da frente mais livres pra se mexer em campo se ficar com medo de tomar bola nas costas porque vai estar Roni e Du Queiroz atrás na sobra.
    Na fase defensiva, a obrigação de marcar as costas dos laterais fica a cargo dos volantes, enquanto os meias só fecham os espaços no meio campo, obrigação não tão difícil assim de ser feita taticamente.
    Roni e Du assim são dois Volantes muito bons defensivamente, eles fecham muito bem os espaços, Du tem mais saída de bola que Roni, mas uma dobradinha entre os dois pode favorecer o futebol de Roni, deixando ele mais solto pra desenvolver esse outro lado futebolístico, tenho fé nessa dupla com grande potencial pra desenvolvimento, são dois jogadores com muita explosão física. Paulinho e R.A nem precisa falar muito, se completam em campo, um tem mais técnica com a bola no pé, outro tem mais agressividade sem a bola, apesar de ambos serem extremamente craques com e sem bola, podem orientar Roni e Du Queiroz dentro de campo.
    Willian e Guedes soltos, ficam somente com a função e brilhar lá na frente, seja indo pras pontas ou centralizando, eles ficam livres pra correr o campo ofensivo e meter gol pra cara***. O bom desse esquema na minha visão é que tanto R.A, quanto Paulinho tem boa chegada na área, podendo vir de trás pra chutar a gol ou cabecear a bola quando R.G e Willian abrirem pros lados do campo, mas também podendo afunilar e assim R.A e Paulinho podem ficar livres pra se movimentar pras laterais do campo ou deixar os Laterais virarem alas e atacarem o espaço, aí os volantes cobrem a subida dos laterais e R.A e Paulinho viram dois volantes de contenção no meio campo na fase ofensiva. Enfim, são muitas variáveis e muitas variações táticas possíveis, mas todas elas dentro do 4-4-2, alterando para o 4-2-3-1, ou para o 4-2-4, e também para o odiado 4-1-4-1 que o Sylvinho tanto gosta, e aqui vou finalizar com a crítica. Sylvinho tem opções pra rodar o elenco, percebam que eu nem falei de jogar num esquema retrancado com os reservas, usando Xavier e o odiado Gabriel na melhor função pra eles que é defendendo, com eles por dentro, e dois meias abertos, podendo vir a ser G.P como meia direita, e Adson ou Mantuan como meia esquerda. Ou seja, temos opcoes de variações táticas pela fartura de qualidade de peças dentro do elenco, podemos jogar retrancado, mais ofensivo, com menos volante, com mais volantes, no 4-1-4-1, no 4-4-2,4-1-3-2, até num 3-5-2, num 5-3-2 defensivo, não nos falta variações na estrutura tática mexendo nas peças, ou no próprio posicionamento dos atletas em campo. Mas precisamos rodar esse elenco, e principalmente, precisamos rodar as nossas opções táticas em campo, falta criatividade a comissão técnica do Corinthians pra poder rodar isso, temos peças pra fazer essas rodagens, falta criatividade demais.
    Obs: Giuliano não foi citado, mas ele viria a ser o segundo titular na formação da foto, tanto para o lugar de Paulinho, quanto para o lugar de R.A.

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Com a vinda dos reforços."

    há 2 anos

    Ou assim tb

    Ou assim também

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Com a vinda dos reforços."

    há 2 anos

    Ou assim

    Ou assim

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Com a vinda dos reforços."

    há 2 anos

    Com a vinda dos reforços.

    Ficaríamos assim?

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "O Talisca odeia jogar de 9"

    há 2 anos

    Tai

    Tai

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Sobre Sylvinho"

    há 2 anos

    Quem deveria estar recebendo paulada é a diretoria, não ele. A diretoria que o mantém ali, principalmente o grupo de Alessandro e Roberto de Andrade que tem ligação forte com os medalhões de muitos anos do elenco, como Cássio, Gabriel, Jô, F.S.

    A cobrança tem que ser neles, exigir deles que o Sylvinho saia, e não atacar a família do treinador, nem atacar o treinador também, quem está sendo 'burro' nessa história são nossos dirigentes que não querem se mover para o óbvio.

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Willian e R.A tem que ser os nossos meio-campistas pro ano que vem."

    há 2 anos

    Willian e R.A tem que ser os nossos meio-campistas para o ano que vem.

    Não importa se no 4-1-4-1, ou no 4-4-2, Willian e R.A tem que jogar com o campo de frente, com os dois bem próximos um do outro pra pensarem juntos e articulares as jogadas ofensivas do time juntos.
    Supondo um 4-1-4-1, com a vinda de um 9 que realmente possa jogar (Jô é banco e terceiro reserva, eu subiria o centroavante Felipe da base), seria:
    Goleiro (Não, não temos uma segurança mais nessa posição, Cássio caiu muito)
    Fagner
    J. Victor
    Raul (Gil apesar de não ser o maior problema dentre os mais veteranos, está muito mal)
    Piton (Até termos um L.E titular de nível)
    Du Queiroz
    R.A
    Willian
    Mosquito
    Guedes
    Centroavante (Que for contratado ou subir da base).

    Mas isso é o time baseado na ideia do Sylvinho de que não se joga sem centroavante, já que a comissão técnica não enxerga outra variação tática base.

    Já numa formação ideal eu diria, vale a pena pensar numa formação sem 9, potencializando ainda mais o time em termos ofensivos, e eu explico:
    4-4-2
    Goleiro
    Fagner
    J. Victor
    Raul
    Piton
    Du Queiroz
    Roni
    R.A
    Willian
    Mosquito
    Guedes

    Num esquema sem 9, jogaríamos com dois Volantes Marcadores, que perseguem o adversário com a bola, diminuindo a obrigação defensiva de Willian e R.A, e mesmo que jogando com linhas baixas, a necessidade de cobrir os laterais por exemplo ficaria a encargo dos volantes, enquanto Willian e R.A fechariam o meio com o campo de frente, e os atacantes ficariam mais pra pressionar os meio campistas, tendo menos obrigações defensivas, e podendo se preocupar mais em atacar.
    A formação básica ficaria como na foto, com Willian e R.A com liberdade pra se movimentar, podendo atacar pra fora, ou ir pra dentro também, pisando na área pra finalizar ou tabelar. Com o campo de frente, eles podem potencializar muito o time em questão de criação, e dar mais liberdade também pros atacantes jogarem mais soltos e marcarem mais gols, sem obrigação de correr tanto o campo, chegando no terço final com fôlego pra matar jogadas.
    Algumas coisas não citei, como Paulinho e Giuliano jogariam nesse sistema, e a conclusão é que poderíamos ter outro time titular, onde eles joguem, ou então se encaixem mais no esquema com um 9, onde eles podem controlar melhor com marcação e girando a bola. Nesse segundo time titular, jogaríamos com:
    Goleiro
    Fagner
    J. Victor
    Raul
    Piton
    Du Queiroz
    Giuliano
    Paulinho
    Guedes
    Mosquito
    Centroavante

    Teríamos nesse segundo time, um meio campo mais forte e de mais intensidade na marcação, com o 9 se movimentando mais pra ajudar a armar o jogo.

    Os reservas naturais pra outras posições, como os pontas viriam ser Adson, G.P, Mantuan. Da pra rotacionar muito com as peças que temos e que virão, na do Mosquito pode ir Willian por exemplo, ou G.P, na do Guedes pode ir Adson ou Mantuan, na do 9 pode ir Mantuan ou Felipe da base, enfim, temos opções bem interessantes.

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Mudanças em algumas peças pra 2022."

    há 2 anos

    Mudanças em algumas peças pra 2022.

    Ano que vem, com ou sem Sylvinho, precisamos mudar algumas coisas dentro das 4 linhas para o time titular. Visando essas mudanças, pensei esse time:
    Willian e R.A por dentro, podendo abrir ou centralizar, vindo de frente para o gol, fazendo ultrapassagens e tal.
    Du e Roni ficam mais pra cobrir os laterais e fechar o meio quando os meias subirem pra atacar.

    Dito tudo isso, começa as principais mudanças:
    Primeiro, PRECISAMOS diminuir a média de idade do time, tirando alguns jogadores da titularidade, F. Santos, Gil, Cássio tem que ter um pouco de banco pra melhorarem, especialmente Gil e Cássio, já que F.S não é mais jogador pra titularidade, hoje, é reserva para quando o titular machuca. Cássio está muito mal a um tempo, não tem tanta culpa do gol hoje, mas no geral está um goleiro com tempo de bola lento, pouca mobilidade, precisa de um banco pra se recondicionar e voltar voando. Gil, apesar de não comprometer, vejo no Raul qualidades e características que são mais fortes, velocidade, qualidade com bola no pé são algumas delas.
    Mudanças feitas, Willian vindo de frente para o gol com velocidade pode tabelar melhor com os atacantes, sendo esse um sistema que favorece jogar mais recuado, permitindo que Willian e R.A corram menos, e atacando cheguem na área com mais potência, R.A e Mosquito ficam mais potentes porque tem menos obrigação de marcar lateral, que fica a encargo de Du e Roni, única funções seriam apenas fechar o meio, com a inteligência de ambos, fica tranquilo de fazer essa função.
    Obs: Com a vinda de Paulinho e tendo Giuliano, formaria um segundo time sem R.A e Willian, mas com Giuliano e Paulinho no meio, jogando num 4-1-4-1 com um 9, com apenas Du no meio e Paulinho voltando mais pra armar jogo, e ajudar Du a fechar os espaços.

    detalhes do post
  • Jonas

    Jonas postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "O Jô não pode jogar?"

    há 2 anos

    É irritante ver um 9 em campo que não se movimenta, não gera opção de passe, não faz pivô, não faz nada. O cara fica escondido atrás da marcação e não faz absolutamente nada, o cara não tocou na bola no segundo tempo. E o pior é que isso atrasa uma saída de bola por exemplo, que você precisa sair com lançamentos para o 9 fazer o pivô e não dá, o Cássio não se ajuda também, mas o Jô, MDS.

    detalhes do post
`