x
Róger Guedes é o camisa 10 do Corinthians desde que chegou
Gustavo Lima

Estudante de jornalismo de 20 anos. Desde agosto de 2020 cobrindo o dia a dia do Corinthians nas redes sociais do Meu Timão.

ver detalhes

Róger Guedes é o camisa 10 do Corinthians desde que chegou

Coluna do Gustavo Lima

Opinião de Gustavo Lima

11 mil visualizações 24 comentários Comunicar erro

Róger Guedes é o camisa 10 do Corinthians desde que chegou

Róger Guedes é o camisa 10 do Corinthians

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

O elenco do Corinthians, ano a ano, sempre teve algumas carências, e um exemplo bem claro e percebido pela torcida nesses últimos foi a falta de um lateral-direito reserva à altura do Fagner, tendo improvisado zagueiros e volantes na posição, mas a principal era o camisa 10, número eternizado no futebol mundial representando o craque do time, um jogador que sempre se sobressaía dos demais, que resolvia jogos difíceis e decisivos. Róger Guedes é esse jogador.

Guedes foi apresentado no Corinthians há quase um ano com a 123, número esse que surpreendeu a todos no mundo inteiro por ser inusitado. Claro, o clube lucrou muito com vendas de camisas com nome e número do atacante, mas em sua estreia, quase uma semana depois de sua apresentação, já decidiu seu primeiro jogo evitando a derrota do Timão para o Juventude marcando um golaço de falta aos 40 minutos do segundo tempo.

Róger Guedes exibiu sua camisa 123 no Corinthians

Róger Guedes foi anunciado com a camisa 123 no Corinthians

Felipe Szpak/Agência Corinthians

Dias depois de sua estreia, o atacante de 25 anos evitou outra derrota do clube do Parque São Jorge dando a assistência para o gol de Gabriel Pereira na partida contra o Atlético Goianiense. No mesmo mês, Róger Guedes teve uma atuação de gala no clássico contra o Palmeiras, marcando os dois gols na vitória do Timão por 2 a 1.

Mas o ano de 2021 do jogador não parou por aí. O então camisa 123 marcou o gol da vitória no último segundo de jogo, nos acréscimos, contra a Chapecoense. Quase duas semanas depois de marcar um tento emocionante, Guedes garantiu outro triunfo do Corinthians, dessa vez contra o Cuiabá, marcando um gol e dando uma assistência para um golaço de Renato Augusto.

2022 começou e o número do jogador mudou: agora ele usaria a camisa 9. A mudança pegou a torcida de surpresa e teve até brincadeira nas redes sociais do clube para anunciar a nova numeração. Logo nos primeiros jogos da temporada, já evitou um empate contra o Ituano dando uma assistência para o gol de Giuliano. Dez dias depois, participou diretamente dos três gols do Corinthians na vitória contra o São Bernardo marcando dois e chutando a bola na mão do zagueiro adversário no tento de pênalti marcado por Willian, o então camisa 10.

Róger Guedes agora usa a camisa 9

Róger Guedes começou 2022 com a camisa 9

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Quase um mês depois do jogo contra o São Bernardo, Róger Guedes garantiu mais uma vitória do Corinthians, dessa vez contra o Novorizontino, marcando o único gol da partida. Em abril, pelo Brasileirão, o então camisa 9 marcou seu primeiro hat-trick pelo Timão na vitória por 3 a 0 contra o Avaí. O atacante passou por uma seca de nove jogos antes de evitar outra derrota, fazendo um golaço de falta contra o Athletico Paranaense na Arena da Baixada.

Após a saída de Willian, Guedes herdou a camisa 10 do Corinthians. Com o novo número, em seu ato mais recente, evitou a derrota do Timão contra o Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil, marcando um gol aos 44 minutos do segundo tempo, com direito a comemoração à la Lionel Messi contra o Real Madrid, na La Liga 2016/17.

Róger Guedes comemora seu gol contra o Fluminense

Róger Guedes exibe sua camisa 10 no Maracanã lotado

Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

“É uma felicidade, é meu primeiro gol no Maracanã também, em uma semifinal diante do Fluminense. Então acho que é na hora mesmo, a gente faz coisas que nem lembra, esbravejei também, é uma emoção que enorme marcar o gol aqui”, falou o camisa 10 sobre sua comemoração.

Róger Guedes foi taxado como mimado, birrento, preguiçoso, individualista, chiliquento e ainda falaram que ele estaria insatisfeito com o treinador enquanto vinha decidindo vários jogos pelo Corinthians nesse período de um ano que está no clube. Ele e os jogadores sempre deixaram claro que não havia nenhum tipo de desentendimento do jogador com o técnico Vítor Pereira, mas alguns torcedores, jornalistas e comentaristas esportivos insistiam em debater esse assunto vazio.

Guedes foi o vice-artilheiro do Corinthians em 2021, com sete gols e é o artilheiro do clube em 2022, com 11 gols. O atacante aguentou as críticas e respondeu em campo. Ele sempre foi o camisa 10. Inclusive, o número era para ser dele, mas decidiu ceder ao Willian.

“Caiu bem (o número 10), como o Duílio havia falado já era para ser meu antes, mas como foi um pedido do Willian e eu acabei cedendo para ele”, revelou Guedes.

A camisa 10 do Corinthians está em boas mãos.

Veja os jogos que Róger Guedes decidiu pelo Corinthians

  • 07/09/2021 - Corinthians 1 x 1 Juventude - Brasileirão - Gol do Róger Guedes - +1 ponto
  • 12/09/2021 - Atlético-GO 1 x 1 Corinthians - Brasileirão - Assistência do Róger Guedes para o gol de Gabriel Pereira - +1 ponto
  • 25/09/2021 - Corinthians 2 x 1 Palmeiras - Brasileirão - 2 gols do Róger Guedes - +3 pontos
  • 01/11/2021 - Corinthians 1 x 0 Chapecoense - Brasileirão - Gol do Róger Guedes - +3 pontos
  • 13/11/2021 - Corinthians 3 x 2 Cuiabá - Brasileirão - Gol do Róger Guedes e assistência para o gol de Renato Augusto - +3 pontos
  • 06/02/2022 - Ituano 2 x 3 Corinthians - Paulistão - Assistência de Róger Guedes para o gol de Giuliano - +3 pontos
  • 16/02/2022 - Corinthians 3 x 0 São Bernardo - Paulistão - 2 gols do Róger Guedes + envolvido no lance do pênalti - +3 pontos
  • 20/03/2022 - Novorizontino 0 x 1 Corinthians - Paulistão - Gol do Róger Guedes - +3 pontos
  • 16/04/2022 - Corinthians 3 x 0 Avaí - Brasileirão - 3 gols do Róger Guedes - +3 pontos
  • 15/06/2022 - Athletico 1 x 1 Corinthians - Brasileirão - Gol do Róger Guedes - +1 ponto
  • 24/08/2022 - Fluminense 2 x 2 Corinthians - Copa do Brasil (ida da semifinal) - Gol do Róger Guedes - +1 ponto

Estatísticas

  • 11 jogos
  • 13 gols
  • 3 assistências
  • 1 pênalti "sofrido"
  • 25 pontos conquistados de 33 possíveis

Garantiu cinco vitórias e evitou seis derrotas.

Veja mais em: Róger Guedes.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Gustavo Lima

Por Gustavo Lima

Estudante de jornalismo. Desde agosto de 2020 cobrindo o dia a dia do Corinthians nas redes sociais do Meu Timão.

O que você achou do post do Gustavo Lima?