x
Com R&T desde 2018, Corinthians somou menos pontos que rivais paulistas e Flamengo
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Com R&T desde 2018, Corinthians somou menos pontos que rivais paulistas e Flamengo no Brasileirão

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

1.1 mil visualizações 25 comentários Comunicar erro

Com R&T desde 2018, Corinthians somou menos pontos que rivais paulistas e Flamengo no Brasileirão

Andrés Sanchez (ex-presidente) e Duilio Monteiro Alves (ex-diretor de futebol e atual mandatário).

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Quando Andres Sanchez venceu a eleição para voltar à presidência do Corinthians, ao final de 2017, disse em entrevista que voltava "mais maduro, mais consciente, mais preparado, ciente da exigência que faz o corinthiano".

Com três anos de mandatos desastrosos, não somente tirou o Corinthians do protagonismo das principais competições nacionais e internacionais, como também ampliou a dívida do clube em mais de R$ 300 milhões e fez, como sucessor, um presidente que acumula vexames, termina o mandato sem título e com um pífio abatimento da dívida, bem longe do necessário e do esperado.

Já sabemos bem que a famosa R&T de nada tem sobre renovação e transparência, além de claramente faltar competência para condução daquele que deveria ser (e tem potencial para tal) o maior clube da América do Sul e um dos maiores do mundo. Mesmo assim, busca, com o candidato da vez, seguir no poder, como se fosse a melhor solução para os problemas causados por si mesmo.

Dentre tantas coisas que assustam desde que Sanchez voltou, um levantamento chama a atenção nestes últimos anos: desde o Brasileirão 2018 até a última rodada já disputada pelo Brasileirão 2023 (26ª), o Corinthians somou menos pontos que todos os seus rivais estaduais, inclusive o Santos, que vive tempo de vacas magras também há alguns anos, e ficou bem longe dos pontos somados pelo Flamengo.

Até aqui, contadas todas as 38 rodadas de cada um dos Campeonatos Brasileiros de 2018 a 2022 e as 26 rodadas já disputadas em 2023, o Timão acumulou 304 pontos, contra 305 do Santos, 329 do São Paulo e 403 do Palmeiras. Se comparados apenas com o rival sem mundial, o Corinthians jamais ficou em sua frente nos últimos 5 anos e sua melhor pontuação (65 pontos em 2022) é apenas um pouco superior à pior do rival (58 pontos em 2020, ano em que abriu mão da competição para ganhar a Copa do Brasil e a Libertadores).

Já em relação ao Flamengo, cujo poder financeiro mais se equipara com o potencial ao qual o Corinthians pode chegar, o Timão somou, até aqui, 106 pontos a menos, e em apenas uma ocasião ficou na frente do rival (exatamente 2022, pela diferença de três pontos, em ano que os cariocas também focaram em vencer a Copa do Brasil e a Libertadores).

Como se não bastasse, o Timão é o time que menos pontuou, dentre os cinco, em uma mesma edição (44 pontos em 2018) e faz, atualmente, a sua pior campanha na era dos pontos corridos, com 31 pontos em 26 jogos, abaixo até mesmo do ano em que foi rebaixado à segunda divisão (quando a esta altura somava 33 pontos).

2018 2019 2020 2021 2022 2023 (até 26ª rodada) TOTAL
Corinthians 44 56 51 57 65 31 304
Palmeiras 80 74 58 66 81 44 403
São Paulo 63 63 66 48 54 35 329
Santos 50 74 54 50 47 30 305
Flamengo 72 90 71 71 62 44 410

Para se ter uma ideia, mesmo que Flamengo ou Palmeiras descartassem a totalidade de pontos de sua melhor campanha nesse período, 90 em 2019 e 81 em 2022, respectivamente, o Corinthians ainda assim teria menos pontos que ambos.

Ou seja, a impressão de que o Corinthians foi taxado a time insignificante no principal campeonato nacional é realidade. De maior campeão da história dos pontos corridos (título que ostenta até hoje) e tricampeão na década passada, o Timão é agora um clube que brigou para não cair em mais ocasiões do que esteve no G4 do Brasileirão nos últimos anos.

E mesmo assim, há pelo menos sete chapinhas que optam por apoiar a situação e a possível volta de Sanchez ao comando do futebol do clube.

Interesse, cegueira ou incompetência ainda maior da oposição?

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77911 comentários

    @luiz.fernando.balest em

    Fora R&T...

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 168º

    Alexandre 6285 comentários

    @xandon em

    Venho falando a tempos que Andrés Sanchez é um grande mentiroso do futebol, muitos classifica ele como um grande gestor, e ele acredita nisso!

    É em cima disso, que ele acha ser o único que tem capacidade de mudar o Corinthians de patamar, pra mim é e sempre foi fraco para o futebol, porém é de uma inteligência para enganar muitos a ponto de achar ele um grande gestor.

    Andrés tem sua técnica sua carta na manga que ele sabe usar muito bem que é ser Polêmico, fala um monte de groselha, é repetitivo no quando é perguntado de tal clube que está com a situação financeira equilibrada (Um dia a conta vai chegar) mas se esquece que a conta chegou para nós!

    Cuida muito da vida dos rivais e esquece da nossa, ou seja, é um sujeito inteligente, fala justamente aquilo que a mídia quer escutar!

    Sua marca registrada é ser Polêmico!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luiz

    Luiz 25 comentários

    25º. @fernando58 em

    Essa turma da R&T tem uma coisa que sabem fazer bem, enganar e sumir com dinheiro do clube, pois pra deixar uma dívida de mais de R$1,8 bilhão não é pra qualquer um, não pagaram impostos, empresários, jogadores, etc. Se aqui fosse um país sério, essa corja estaria presa e respondendo processos, mas como é Brasil, nada irá acontecer.

  • Foto do perfil de Daniel

    Daniel 185 comentários

    24º. @dj.balla em

    Essa dupla e Demais gestores de 2008 a 2023, deveriam ir preso nunca mais voltar ao Corinthians.

  • Foto do perfil de anisio

    Ranking: 1296º

    Anisio 1534 comentários

    23º. @amoamolim em

    Mas a dívida, estava na primeira posição já passava de 1 bilhão, clube e estádio.

    Hoje 1 bilhão e 700 milhões e continua na primeira posição.

  • Foto do perfil de Cleber

    Ranking: 8156º

    Cleber 221 comentários

    22º. @cleber.xavier.da.sil em

    Olha aí os irmãos metralha acabou com Corinthians saf urgente

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 168º

    Alexandre 6285 comentários

    21º. @xandon em

    Esses sujeitos renovação $ transparência sabe ser cara de pau, os números mostra como cada um deles é péssimos, e mesmo assim quer porque quer continuar no comando do clube!

    Isso que é amor pelo o clube não é mesmo?