Venha fazer parte da KTO
x
Os pontos que o Corinthians fizer nesta semana definem o restante do Brasileiro
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Os pontos que o Corinthians fizer nesta semana definem o restante do Brasileiro; bora calcular

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

8.5 mil visualizações 70 comentários Comunicar erro

Os pontos que o Corinthians fizer nesta semana definem o restante do Brasileiro; bora calcular

Mano Menezes na beira do gramado do Maracanã comandando o Corinthians contra o Fluminense

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians entra em campo neste domingo para encarar o América-MG, dentro de casa, e inicia uma sequência de sete dias que vão definir o restante do Brasileiro do Corinthians. Vou procurar embasar aqui o que deve acontecer com o torneio no Timão a partir da quantidade desses pontos que forem adicionados à soma alvinegra.

Lembrando que, depois do duelo com os mineiros, na Neo Química Arena, os comandados de Mano Menezes visitam o Cuiabá, na Arena Pantanal, e fecham o período recebendo o Santos, no outro domingo, também em Itaquera.

0-3 pontos - vira favorito a cair

É isso mesmo. Se o Corinthians somar no máximo três desses nove pontos vira favorito indiscutível a ser rebaixado. Seria trágico e obrigaria o clube a buscar mais dez pontos ou como visitante ou num aproveitamento ótimo em casa (teria de fazer 10 dos 12 pontos restantes). Além disso, o elenco entraria muito pressionado principalmente nos duelos diretos, contra Vasco e Bahia, sem a confiança necessária para pontuar. Mas, calma, não imagino que isso vá acontecer.

4-5 pontos - fica em situação igual

Caso vença apenas um dos adversários e pontue contra pelo menos um dos outros, Corinthians vai apenas estender a atual situação na tabela. Provavelmente se manterá fora da zona de rebaixamento, mas ainda dependendo do resultado de cada rodada para saber se dorme dentrou ou fora da área de descenso à Série B.

6-7 pontos - fica praticamente livre

Somar duas vitórias e talvez pontuar em um terceiro jogo, de preferência ganhando ambos os duelos em casa, seria uma chave de tranquilidade para o Corinthians. Fecharia o próximo domingo com 38 ou 39 pontos em 30 rodadas, com mais quatro jogos em casa, confiante e em um momento de virada de chave da equipe. Um novo resultado positivo já mudaria até a conversa.

9 pontos - sonha com coisas maiores

Três vitórias nos próximos três jogos erradicam as chances do Corinthians cair. Obviamente não matematicamente, mas viraria uma porcentagem ínfima. Não é absurdo imaginar que os confrontos seguintes como mandantes, contra Athletico e Atlético-MG, se tornassem duelos diretos por vagas na Sul-Americana ou uma rebarba da Libertadores. Seria o fim do pesadelo de 2023 e o início do sonho com um 2024 melhor.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?