x

Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024

Titulos conquistados pelo Corinthians - Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024
Corinthians se sagrou campeão da Copinha 2024 ao bater o Cruzeiro

O Corinthians conquistou a sua 11ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, no dia 25 de janeiro de 2024. A equipe, comandada pelo ex-jogador Danilo, levantou a taça após bater o Cruzeiro, na final, dentro da Neo Química Arena com mais de 40 mil pessoas.

O Timãozinho chegou desacreditado para o início da competição após não conseguir apresentar um bom desempenho nos torneios disputados em 2023. A equipe caiu no Grupo 10 da Copinha ao lado de Ji-Paraná, Bangu e Marília. Sua sede inicial, e também da maioria dos jogos, foi justamente Marília, no interior de São Paulo.

A taça foi conquistada de maneira invicta. Foram nove jogos disputados, com sete vitórias e dois empates - um aproveitamento de 85,19%. Além disso, os jogadores alvinegros anotaram 25 gols e sofreram apenas três. 

Relembre abaixo todos os detalhes da conquista do Corinthians na Copinha 2024.

Fase de grupos

O Corinthians, assim como todos os outros times, enfrentou seus três companheiros de grupo na primeira fase do torneio, a famosa fase de grupos. Todos os jogos foram realizados no Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão, em Marília, no interior de São Paulo. 

A estreia aconteceu no dia 3 de janeiro cntra o Ji-Paraná e não poderia ser melhor. A equipe goleou por 6 a 0, com gols de Léo Mana duas vezes, Pedrinho, duas vezes, Higor e Kayke.

Depois do começo avassalador, o segundo jogo contou com um placar mais apertado. O Corinthians venceu o Bangu por 1 a 0, com gol de João Pedro Tchoca, na reta final do primeiro tempo.  

Com a classificação praticamente garantida, Danilo foi para o terceiro e último jogo da fase de grupos com um time misto. A equipe enfrentou muitas dificuldades e ficou no 0 a 0 com o Marília, donos da casa. 

Mesmo assim, o Corinthians fechou a primeira fase na primeira colocação do Grupo 10, com sete pontos. O Marília ficou na segunda posição, com quatro pontos. 

Segunda fase

Na segunda fase, o Corinthians enfrentou o Guarani, também em Marília, para seguir avançando na competição. A equipe de Danilo conseguiu abrir vantagem no placar duas vezes, mas viu o adversário igualar. Os 90 minutos terminaram em 2 a 2 e a decisão foi para as penalidades.

Nas cobranças, todos os jogadores do Corinthians acertaram suas cobranças. Foram eles: Léo Mana, Breno Bidon, Thomas Lisboa, Bahia e João Pedro Tchoca. Felipe Longo, goleiro do Timão, defendeu uma das cobranças do Guarani e garantiu a classificação alvinegra. 

Terceira fase

Depois da classificação nas penalidades, o Corinthians pareceu ter ganhado força na competição. A equipe enfrentou o Atlético Goianiense na terceira fase e não encontrou dificuldades para garantir a classificação para as oitavas de final da Copinha.

O Corinthians venceu por 4 a 1 a equipe de Goiás, também em Marília, com gols de Arthur Sousa, Higor e Pedrinho, duas vezes. Do lado do Atlético-GO, Almeida descontou. A vitória garantiu a presença do Timão entre os 16 melhores da Copinha.

Oitavas de final

A boa sequência do Corinthians se manteve. A equipe de Danilo enfrentou o CRB, mais uma vez em Marília, no Abreuzão, pelas oitavas de final e massacrou o adversário. O Timão venceu por 6 a 0, mais uma goleada na competição, e garantiu sua vaga nas quartas de final.

Logo nos minutos iniciais o Corinthians conseguiu ir às redes, com Léo Mana convertendo penalidade. O primeiro feito abriu passagem para outros quatro que viriam ainda na etapa inicial.

Já na volta do intervalo, Danilo aproveitou para modificar sua equipe e poupar alguns titulares. Ainda assim, conseguiu marcar mais um gol, fechando a conta. Os artilheiros da noite foram: Léo Mana, Higor, Ryan, Pedrinho e Kayke. Houve também um gol contra.

Quartas de final

O Corinthians disputou a vaga na semifinal da Copinha com o América-MG, novamente em Marília, sede da equipe desde o início da competição. Em um jogo mais controlado que o das oitavas, o Timão venceu por um placar de 2 a 0

Ainda na primeira etapa, Breno Bidon abriu o placar com uma pancada de fora da área. Em seguida, o Timãozinho passou a comandar o rumo da partida e conseguiu ampliar o marcador no segundo tempo com Léo Mana convertendo pênalti sofrido por Arthur Sousa.

A classificação para a semifinal marcou a despedida do Timão de Marília. 

Semifinal

Na semifinal, o Corinthians enfrentou o Grêmio Novorizontino. O duelo foi disputado na Neo Química Arena e acabou com um placar de 3 a 0 para o Timão. O duelo ainda contou com um hat-trick de Arthur Sousa.

O primeiro tempo de modo geral não foi dos mais brilhantes. Ainda que o Corinthians tenha aberto o placar, sofreu com a marcação do Novorizontino. Depois, na volta do intervalo, Arthur Sousa conseguiu marcar mais duas vezes e garantir a vaga alvinegra na decisão.

O duelo foi disputado no dia 22 de janeiro, uma segunda-feira, às 21h30. Ainda assim, contou com bom público na Neo Química Arena. 34.417 pessoas pagaram para acompanhar a vitória alvinegra, o que gerou uma renda de R$ 1.046.364,00.

Final

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 foi disputada entre Corinthians e Cruzeiro. O duelo aconteceu na Neo Química Arena e terminou com vitória do Timão pelo placar mínimo - 1 a 0. 

Após um primeiro tempo com dificuldades, o elenco comandado por Danilo demorou a engrenar na partida. Felipe Longo interveio em lances cruciais na segunda etapa, e Kayke anotou um golaço de fora da área para explodir os 43.056 pagantes que marcaram presença na Neo Química Arena. O número garantiu uma renda de R$ 1.215.586,00 - a maior da história da Copinha.

Além de garantir seu 11º título, o Corinthians quebrou um jejum que perdurava desde 2017. A equipe segue sendo a que mais venceu a Copinha na história.

Comentários