Venha fazer parte da KTO
x
A cada coletiva, uma nova incoerência
Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

A cada coletiva, uma nova incoerência

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

3.4 mil visualizações 53 comentários Comunicar erro

A cada coletiva, uma nova incoerência

Fábio Carille no comando da última partida corinthiana na Arena

Foto: Reprodução/ GloboEsporte

Dos "benefícios" de trabalhar com o dia a dia do Corinthians, estar por dentro de tudo que é dito pelos personagens do clube é um dos que mais gosto. Em uma roda de torcedores, nunca estou desinformado sobre a repercussão da equipe após uma vitória, derrota, classificação ou eliminação.

Nos últimos dias, porém, eu preferia não ter de assistir às entrevistas de Fábio Carille. A cada coletiva, mais incoerências para a conta do comandante. Nesta quinta-feira, mais aspas questionáveis - sobretudo por tudo que ele já disse durante a temporada.

Faltam peças

Em novo jogo de poucas oportunidades criadas pelo setor ofensivo, Carille justificou a falta de chances criadas pela ausência de um reforço de peso para atuar ao lado do centroavante - Boselli, mais precisamente. Segundo a fala do comandante, o atual plantel não tem opções que "pisam na área e decidem jogos".

No futebol, porém, o básico é: trabalhar da melhor forma possível com o que se tem. Como creditar o deserto de ideias que é o Corinthians a falta de um único nome? Não é dever do treinador achar alternativas para tirar mais de quem já está no elenco?

A declaração, cabe ressaltar, veio após a equipe ser amplamente dominada pelo Athletico Paranaense com nove reservas e nomes questionados como Marcelo Cirino entre os titulares. Como Tiago Nunes consegue sem um Rodriguinho, um Roger Guedes ou um Gabigol? Isso sem citar a aula do modesto Del Valle na Arena...

Cadê o equilíbrio?

Se hoje Carille aponta as deficiências do seu elenco coletiva atrás de coletiva, meses atrás o discurso era diferente. Pouco depois de chegar ao Timão, o comandante agradeceu a diretoria pelo excelente mercado e disse ter o plantel mais equilibrado de todo seu tempo como técnico do clube.

Aqui, podemos ressaltar que, assim como Duílio Monteiro Alves reafirmou nesta quinta-feira, todos os atletas trazidos foram pedidos do próprio comandante. Ou seja, foi ele quem pediu Boselli, que, na sua versão, é preterido pela característica que não casa com a equipe; foi ele que pediu Régis, seu nome de confiança que ficou três meses sem jogar mesmo após uma boa intertemporada.

Carille também encheu Matheus Jesus de elogios e, atualmente, parece ter o colocado no fim da fila - Renê Júnior, que estava fora há mais de um ano, entrou no embate contra o Athletico Paranaense.

Falta, então, capacidade de extrair mais do elenco que ele mesmo montou. Se hoje falta gente em posição x ou y do esquema ideal, é porque a janela foi mal planejada - entendo que falta dinheiro, mas estamos falando de característica e não qualidade. Se o foco sempre foi um nome "estilo Rodriguinho", que trouxesse alguém com essa capacidade tática.


O Corinthians pode mais com o material humano que tem. Usar a falta de um ou dois jogadores como justificativa para a falta de títulos é aceitável, mas para a completa falta de ideias não. Um técnico de futebol precisa trabalhar da melhor forma possível com o que tem à disposição e não se apoiar no que não tem para render tão pouco.

Veja mais em: Fábio Carille.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Henrique

    Henrique 15 comentários

    @henrique.dilai em

    Uma hora a culpa é dos jovens, outra da diretoria, mas nunca dele... Tá ficando feio

  • Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 1452º

    Matheus 1415 comentários

    @matheus.chagas.santo em

    Carille é aquele estagiário recém promovido para ficar a frente de uma gigante multimacional, só sabia fazer o básico enquanto estagiário, agora, num cargo maior está perdidinho, falta experiência.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Josias

    Ranking: 59º

    Josias 14785 comentários

    53º. @josias.bach em

    Carille aprendeu tirar o dele da reta, ele e o Clayson sempre estarão isentos de culpa por maus jogos do Timão.

  • Foto do perfil de Lucas

    Ranking: 87º

    Lucas 9981 comentários

    52º. @lucat em

    O time tem boas opcoes. Quantos times tem um titular sub-20 de grande futuro na zaga? Quantos possuem doia goleiros ótimos? Matheus Jesus, Boselli, Gabriel e Ralf, Janderson... Por mais que o elenco não seja muito, tem algumas opcoes utitlizaveia para melhorar o jogo

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 44º

    Leandro 18454 comentários

    51º. @leandro.ferreira.da3 em

    Ele transfere a responsabilidade pra tentar justificar a sua incompetência. Quem quer se iludir, é livre pra isso. Mas a real é que não vamos a lugar algum com o Carille como técnico. Ele só um projeto do que aprendeu com Mano e Tite, que foi basicamente organizar o sistema defensivo. Deu certo em 2017 com vários jogadores remanescentes do time formado pelo Tite, mas do ano passado pra cá fica cada vez mais evidente que ele não sabe o que tá fazendo. Que ele Carille, não tem ideia nenhuma de jogo em mente. Só tenta reproduzir o que viu os outros fazerem. Indicou vários jogadores e não consegue encaixá-los dentro do único padrão que ele conhece: a retranca.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 39º

    Fernando 19854 comentários

    50º. @fernando.zemetek em

    Matou a pau Andrew.
    Concordo 200%!

  • Foto do perfil de Fabio

    Ranking: 240º

    Fabio 5146 comentários

    49º. @timoroxo em

    Carille parece ter perdido àquele jeito ponderado, equilibrado e sensato, a verdade que está difícil aguentar assistir o jeito que o Corinthians joga apesar da boa posição na tabela, essas declarações passam a impressão que o técnico está perdendo o comando dos atletas por isso tanta reclamação do elenco