x
Corinthians ganha duas preocupações com nova escalação na estreia na Libertadores
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Corinthians ganha duas preocupações com nova escalação para estreia na Libertadores

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

9.5 mil visualizações 42 comentários Comunicar erro

Corinthians ganha duas preocupações com nova escalação para estreia na Libertadores

Fausto Vera terá novas atribuições jogando ao lado (ou à frente) de Roni nesse Corinthians versão Libertadores

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians terá duas novidades na escalação para o jogo de estreia na Libertadores, contra o Liverpool-URU, no Uruguai, em relação ao time titular do Campeonato Paulista. Ambas geram preocupação no torcedor por serem testes inéditos - o que vem pela frente depois dos últimos 25 dias de treinos?

Alteração #1 - Meio de campo, por opção de Fernando Lázaro

A ideia de tirar Adson do time para colocar Fausto Vera parece ter como objetivo tentar equilibrar melhor ataque e defesa.

Talvez o grande mérito do Corinthians no Campeonato Paulista em comparação à equipe dos últimos anos tenha sido a força ofensiva. A consequência negativa foi o time como um todo ainda não ter se encaixado defensivamente.

Quem sabe um time com Roni e Fausto juntos não teria dado espaço para o lateral do Ituano acertar aquele chutaço na gaveta de Cássio?

A preocupação fica com a forma como esse novo Corinthians vai atacar. Adson se movimentava de forma ímpar, abrindo espaços pra ele próprio e principalmente pra companheiros vindos de trás como Fagner, Fábio Santos, Renato Augusto e Giuliano e também bagunçando as defesas para felicidade de Róger Guedes e Yuri Alberto.

Sem o jovem, sobrará pra Renato ou Giuliano mudar de posição. A mudança prejudicará a criação do time? Por outro lado, Fausto no time aumenta a qualidade técnica do meio de campo. Qual será o papel ofensivo do meio-campista argentino nessa formação?

Alteração #2 - Zaga, por necessidade necessidade dupla

Sem Bruno Méndez (suspenso) e Caetano (machucado), quem volta à zaga do Corinthians é Balbuena, formando dupla com Gil.

A mudança preocupa primeiro porque o Corinthians já jogaria de toda forma sem o uruguaio, possivelmente o melhor zagueiro do time na temporada; e segundo porque ao longo das últimas três semanas foi treinado um time com Caetano como substituto, mantendo o equilíbrio entre um defensor mais pesado/experiente/de guardar posição e outro mais leve/novo/de saída de jogo.

O Liverpool é tido como um time jovem e rápido, com um jeito "inconsequente" de atacar. Uma dupla com as características de Gil e Balbuena será capaz de entregar o mesmo que Gil e Bruno Méndez (ou Caetano) entregaria?

Fica como alerta o baile que a defesa do Flamengo tomou do Aucas no Equador. Defensores lentos e sem ritmo de jogo foram engolidos por atacantes rápidos durante praticamente todo o segundo tempo.

E vocês?

Torcedores do Corinthians e eventualmente de outros times que tenham parado por aqui, quais as suas expectativas para esse novo Corinthians a partir do jogo desta quinta-feira, contra o Liverpool, pela Libertadores?

Derrotas de Palmeiras e Flamengo e empates de Athletico e Internacional mostram que serão poucos os fáceis desafios na competição. Nesse cenário, será que nos damos por satisfeito com um empate de 1 a 1 com gol de cabeça de Roni ou Fausto no minuto final? Entendedores entenderão...

Veja mais em: Fausto Vera, Roni, Adson, Renato Augusto, Giuliano, Caetano, Balbuena, Bruno Méndez, Gil, Escalação do Corinthians, Libertadores da América e Fernando Lázaro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?