x
36 jogadores, um torneio e o descaso que beira a palhaçada com o torcedor do Corinthians
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

36 jogadores, um torneio e o descaso que beira a palhaçada com o torcedor do Corinthians

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

11 mil visualizações 261 comentários Comunicar erro

36 jogadores, um torneio e o descaso que beira a palhaçada com o torcedor do Corinthians

Aliás, nem fotos atualizadas do elenco de 2020 o clube divulgou; por isso, uma da equipe do ano passado

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Há pouco mais de um ano, escrevi uma coluna que recebeu o título de "O estranho mundo do Sub-23 do Corinthians" e falei sobre as coisas que não faziam sentido na recém-criada categoria alvinegra. Hoje, tanto tempo depois, preciso tomar muito cuidado para não ser repetitiva.

E não porque eu não saiba escrever ou expor as minhas opiniões. Mas, sim porque nada mudou na categoria desde então. Na verdade, acredito que tenha só piorado.

Uma das reclamações que fiz no texto antigo foi a falta de informações sobre a categoria. Isso se mantém até hoje. Não existe um trabalho de comunicação por parte do Corinthians em cima do Sub-23. Não tem uma nota no site oficial sobre as contratações, sobre o elenco ou sobre os jogos-treinos realizados nos últimos meses.

No site oficial, aliás, na categoria Sub-23, tem uma nota recente, sobre a vitória do time na estreia do Brasileiro de Aspirantes, e depois uma nota de agosto de 2019. Sim, AGOSTO DE 2019. Nesse período, o grupo mudou quase inteiro, teve uma viagem ao Japão no começo do ano, a paralisação pela pandemia e o retorno aos trabalho.

Site do Corinthians tem mais de um ano entre notícias do Sub-23

Reprodução / Corinthians

Apenas uma comparação básica: nesse mesmo período, o Meu Timão publicou 156 matérias na página do Sub-23 do Corinthians aqui no site - que pode ser acessada aqui.

Como que o clube não noticiou nada disso? Esse descaso, como dito no título dessa coluna, beira a palhaçada com o torcedor do Corinthians. Todos sabem que o Sub-23 já é uma categoria contestada, que deixa a Fiel cheia de dúvidas. A falta de informação só piora isso.

A impressão que fica é que o clube esconde o que acontece na categoria. E esconde por qual motivo? Por que não divulgar as contratações? As renovações de contrato? A montagem do elenco? O que tem de tão errado que o clube precisa esconder isso tudo?

Como se tudo isso já não fosse motivo suficiente para o torcedor ficar revoltado, o clube parece não se importar também com os absurdos em relação ao número de jogadores. Nesta segunda-feira, o Meu Timão noticiou a contratação do zagueiro John Lessa, do Vitória. Nada contra o jogador, nunca vi jogar para falar algo. Mas John será o 36º nome do Sub-23 em 2020.

Sim, 36 jogadores fazem parte do grupo alvinegro. 36 salários pagos na categoria mais contestada do Corinthians. Importante ressaltar que desses 36, 13 foram contratações feitas para a temporada. 13 novos nomes.

Quer saber como pode ficar ainda pior?

O Corinthians optou por não disputar a Copa Paulista. A competição fez parte do calendário da equipe Sub-23 na temporada passada. Agora, o grupo irá disputar apenas o Brasileiro de Aspirantes. A primeira fase do torneio tem oito jogos. No ano passado, o Timão caiu fora na primeira fase. Isso quer dizer que, se o cenário se repetir, o Corinthians pode ter um elenco de 36 jogadores para disputar apenas OITO JOGOS OFICIAIS EM 2020.

O estranho mundo do Sub-23 do Corinthians está ficando cada dia mais estranho.

Para mim, aliás, a categoria é o reflexo de como a diretoria do Corinthians age em relação a tudo. Fazem o que bem entendem dentro do clube, gastam como querem o dinheiro e não se importam com o maior patrimônio do Timão: a Fiel.

O pior é que também nem adianta questionar os responsáveis. Cansamos de ver Andrés Sanchez fugir das respostas sobre o Sub-23 em entrevistas e dar argumentos que não convencem ninguém para a existência da categoria. No ano passado, por exemplo, quando Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, responsável pelo time sub-23, foi questionado sobre a presença de Fran Papaiordanou, filho de um conselheiro do clube, de 26 anos, a resposta foi a seguinte:

"O regime no Corinthians é presidencialista. O presidente Andrés Sanchez me pediu para dar uma chance do Fran treinar no Sub-23, eu até falei para ele que ficaria complicado para mim, um jogador acima da idade, mas ele mandou e eu acatei. Pelo que me passaram, ele não tem contrato", disse Jaça, em entrevista ao GloboEsporte.

Andrés, aliás, confirmou na mesma entrevista: "Nesse momento ele está usando a estrutura do clube para treinar, depois a gente vai ver o que vai acontecer. Foi um pedido especial meu. Lá vão ter jogadores acima de 23 e outros abaixo de 23".

Ou seja, se alguém lá dentro acha que é certo ter 36 jogadores em uma categoria que tem um campeonato para disputar em uma temporada inteira, isso vai acontecer. Não importa o que eu, você ou os mais de 40 milhões de torcedores do Corinthians pensem.

E a conta desse descaso?

A conta, torcedor, talvez a gente pague em uma Série B ou vivendo uma crise igual a do Cruzeiro.

Veja mais em: Corinthians Sub-23 e Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 898º

    Rafael 2009 comentários

    @rch05 em

    A única coisa que discordo do seu texto, Mayara, é que a Fiel tem 'dúvidas' sobre a categoria.

    Acho que todos temos apenas certezas sobre a real intenção desse catado de pernas de pau. Alguém está ganhando, e não é o Corinthians.

  • Foto do perfil de deco

    Ranking: 48º

    Deco 16610 comentários

    @deco20 em

    Boa, Mayara!

    Vou mandar a minha opinião/teoria: dos 36 jogadores do sub-23, deve existir uma espécie de loteamento, com alguns jogadores 'pertencendo' a algum diretor específico. Assim, eles conseguem tirar um % do salário de cada jogador contratado e fazer o complemento de renda dos caciques.

    Ex: deve ter uns 3 ou 4 cujo % do salário por fora vai para o Duílio, outros 3/4 para o Mané... Já para o Andrés deve ter uns 8/10 e até alguns do profissional. É como a taxinha toma forma.

    E assim os caras garantem uma remuneração digna de executivos de multinacional, com capacidade de gestão pior que dono de boteco (ainda acho que os botequeiros devem ser mais competentes!).

    Ou alguém acha que os caras assumem um cargo assim sem remuneração por amor ao clube?

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    261º. @pc.olimpia em

    Impressionante como nosso Presidente Andrés Sanchez brinca e desfaz da nossa inteligência, como o regime é Presidencialista ele se acha o bem bom do pedaço, autêntico ditador, como se fosse o proprietário de um clube centenário como é o Corinthians.

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 207º

    Daniel 5509 comentários

    260º. @tg429 em

    Se só final do brasileiro de 2020, continuarmos na Série A, já saímos no lucro.
    É extremamente difícil acreditar em algo melhor do que isso, por conta do atual plantel.
    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Josubritto

    Ranking: 2033º

    Josubritto 1037 comentários

    259º. @josubritto.britto em

    Uma.coisa e certa empressarios lucrando

  • Foto do perfil de Fábio

    Fábio 4 comentários

    258º. @fabio.oliveira15 em

    O Andrés se esquivou de algumas perguntas, mas acho que vale a insistencia no tema por parte dos repórteres, invlusive os repórteres aqui do MEU TIMÃO. Acho que existe um certo medinho da imprensa por temas polêmicos. Um exemplo recente: Fagner deu coletiva há pouco, porque não questionaram o pênalti infantil contra o Palmeiras e a indireta sobre a cartilha do Tiago Nunes?

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 33º

    Marcos 21365 comentários

    257º. @marcos.marinho3 em

    Detalhe a maioria dos jogadores de baixa qualidade, como equipe não ganha jogos.