x
Tabela do Brasileirão Feminino prejudica o Corinthians; CBF precisa ser cobrada
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Tabela do Brasileirão Feminino prejudica o Corinthians; CBF precisa ser cobrada

Coluna da Mayara Munhoz

Análise de Mayara Munhoz

3.1 mil visualizações 44 comentários Comunicar erro

Tabela do Brasileirão Feminino prejudica o Corinthians; CBF precisa ser cobrada

Corinthians é o atual campeão do Brasileirão Feminino

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians já demonstrou nas últimas temporadas que é o time a ser batido no futebol feminino brasileiro. Referência dentro e fora de campo, a equipe comandada por Arthur Elias é a atual campeã brasileira.

O objetivo, como não poderia ser diferente, é repetir o sucesso em 2021. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porém, parece ter outros planos para o Timão. Pelo menos é o que dá a entender a tabela da edição de 2021 do campeonato, que tem início no final de março, divulgada na semana passada.

O Corinthians fará cinco jogos contra equipes melhores colocadas no ano passado fora dos domínios do Parque São Jorge. Como a CBF não realizou um conselho técnico antes de divulgar a tabela, fica complicado não questionar os critérios escolhidos para isso.

Explico: a primeira fase do Brasileiro tem 15 rodadas e, por ser um número ímpar, o regulamento diz que os clubes que ficaram nas oito primeiras posições na edição anterior tem o direito de jogar um duelo a mais em casa.

Para 2021, os oito times são: Corinthians, Avaí/Kindermann, São Paulo, Palmeiras, Santos, Ferroviária, Internacional e Grêmio. Todos vão jogar oito jogos em casa e sete fora.

O ponto é: dos sete jogos que o Corinthians fará como visitante, cinco são contra um desses oito clubes. A tabela abaixo mostra detalhadamente o caminho do G8 citado acima na primeira fase do Brasileirão.

Clube Jogos em casa Jogos fora de casa
Corinthians 2 (Palmeiras e Grêmio) 5 (Ferroviária, Internacional, Santos, São Paulo e Kindermann)
Grêmio 1 (Santos) 6 (São Paulo, Kindermann, Palmeiras, Corinthians, Ferroviária e Internacional)
São Paulo 3 (Grêmio, Internacional e Corinthians) 4 (Kindermann, Ferroviária, Santos e Palmeiras)
Palmeiras 3 (Ferroviária, Grêmio e São Paulo) 4 (Kindermann, Corinthians, Santos e Internacional)
Ferroviária 4 (Corinthians, Kindermann, São Paulo e Grêmio) 3 (Palmeiras, Internacional e Santos)
Santos 4 (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Ferroviária) 3 (Internacional, Grêmio e Kindermann)
Kindermann 5 (Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Santos e Corinthians) 2 (Ferroviária e Internacional)
Internacional 6 (Santos, Corinthians, Ferroviária, Kindermann, Palmeiras e Grêmio) 1 (São Paulo)

Somente um clube tem o caminho pior que o do Timão (e, ao meu ver, também deveria questionar a tabela): o Grêmio. A equipe faz apenas um jogo dentro de casa contra o G8. O Internacional, por outro lado, fará apenas um jogo fora de seus domínio.

O Santos, por exemplo, fará os quatro clássicos regionais jogando em casa. O Corinthians, por sua vez, só enfrenta o Palmeiras e o Grêmio no Parque São Jorge.

Apesar da visibilidade que o futebol feminino ganhou nos últimos tempos, principalmente quando se trata de Corinthians, isso não pode passar em branco. A entidade máxima do futebol brasileiro não pode definir a tabela do principal torneio do país sem um conselho com os clubes e não pode entregar uma tabela com tanta disparidade entre os concorrentes.

O Corinthians precisa se manifestar sobre isso. O time é forte, conseguiu manter quase todo mundo do ano passado e segue sendo o melhor do país. Mas nem por isso precisa ter um caminho mais difícil para conseguir repetir o sucesso das últimas temporadas.

Nunca foi fácil, né?

Veja mais em: Corinthians feminino e Títulos do Corinthians Feminino.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?